terça-feira, 22 de novembro de 2016

Índice de Massa Corpórea

Segundo os PCNs (1997) O ensino de saúde tem sido um desafio para a escola, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. Para que isso aconteça de fato é  preciso que aconteçam,  no dia-a-dia da escola, atividades práticas com o total envolvimento dos alunos, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes.
A turma do 5º ano B, tendo como  professor Ilder, está trabalhando o PROJETO : SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA,  fazendo um estudo sobre o IMC (Índice de Massa Corpórea) que é reconhecido pela OMS como a principal referência para classificação das diferentes faixas de peso. Explicando  para os alunos que esse não deve ser o único parâmetro para definir os riscos relacionados à obesidade. Outros fatores, como circunferência abdominal e taxa de colesterol, também são muito importantes. Foi realizada o cálculo o IMC dos alunos em sala de aula,  depois  foi feito uma discussão sobre os resultados, quais eram adequados ou não. A turma assistiu vídeos sobre a temática; os alunos foram  organizados  em grupos e orientados para realizar uma demonstração em cartazes e produção de texto do que entenderam do estudo.
Fotos da  Atividade














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