A Escola
adota a Metodologia de trabalho com projetos visando alcançar um processo mais
abrangente, plural e que atenda as diversidades de cultura, comportamento, e
características próprias de cada aluno de uma sala de aula ou de uma classe, seguindo
as teorias de Piaget e Vigotsky que defenderam a aprendizagem
baseada na interação com o ambiente, os objetos do cotidiano, a cultura
socio-histórica e principalmente com outros indivíduos.
A metodologia do trabalho
com Projetos valoriza a participação do educando e do educador no processo
ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento
de cada Projeto, permitindo uma reflexão sobre a realidade social, orientando os
Projetos para uma reflexão sobre as condições de vida da comunidade
que o grupo faz parte, analisando-as em relação a um contexto sócio-político
maior e elaborando propostas de intervenção que visem a transformação social
(Freire, 1997).
A educação através de Projetos
permite uma aprendizagem por meio da participação ativa dos educandos,
vivenciando as situações-problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes
diante dos fatos. Ao educador compete resgatar as experiências do educando,
auxiliá-lo na identificação de problemas, nas reflexões sobre eles e na concretização
dessas reflexões em ações.
A aprendizagem passa então a
ser vista como um processo complexo e global, onde teoria e prática não estão
dissociados, onde o conhecimento da realidade e a intervenção nela tornam-se
faces de uma mesma moeda. A aprendizagem é desencadeada a partir de um problema
que surge e que conduz à investigação, à busca de informações, à construção de
novos conceitos, à seleção de procedimentos adequados.
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