sábado, 30 de abril de 2016

II Jornada Pedagógica 2016


A II Jornada Pedagógica 2016 da Escola Estadual Professor Bevenuto Filho aconteceu no dia 30 de abril, e contou com a participação dos professores, coordenadores e diretores da escola, a Jornada teve como objetivo sugerir, orientar e discutir, o desenvolvimento das atividades referente ao Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) que darão sustentação ao trabalho dos professores durante o ano letivo de 2016, e que promoverão a melhoria do processo ensino aprendizagem em sala de aula.
O Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) é uma oportunidade que os educadores (professores e equipe pedagógica), da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte terão para desenvolver projetos inovadores, a partir das suas necessidades e realidades, no intuito de ajudar a minimizar os problemas de aprendizagens enfrentados pela escola, além de possibilitar a melhoria e fortalecimento da participação docente e discente e a redução da evasão escolar. O PIP contará com uma linha de financiamento que oferecerá apoio financeiro à execução Projeto, concebidos a partir da reflexão sobre uma problemática identificada na realidade escolar que possa estar vinculada ao currículo e aos campos de desenvolvimento. A Escola  irá desenvolver o projeto  durante o ano de 2016,  com quatro  turmas  (4ªA, 4ºB,  e 5ºA e 5ºB) do Ensino Fundamental.
Os trabalhos da programação da Jornada Pedagógica foram conduzidos pela Coordenadora Pedagógica, e os professores participaram ativamente, a mesma contou com diversas atividades, assim distribuída:
- Leitura de Texto Reflexivo “Valorize o que você tem”;
- Leitura e discussão dos recortes dos textos: “A Inovação Pedagógica na Escola do Século XXI” e “Inovação, Mudança e Cultura Docente”;
- Formação de grupos para aprofundamento da discussão e produção de uma  lista com os fatores que, no momento, estão dificultando a implantação/implementação de metodologias inovadoras na escola e na sua sala de aula;
- Apresentação da lista com os fatores que estão dificultando e uma sugestão de ação para resolver ou minimizar a dificuldade;
- Discussão sobre o Plano de Ação para identificar necessidades e propor adequações, a fim de garantir a interdisciplinaridade que contemplem a inovação pedagógica;
-Apresentação das propostas de adequações no Plano de Ação.
Com a realização destas atividades a escola pretende consolidar um trabalho que seja capaz de proporcionar o alinhamento das atividades do plano de ação do PIP.
.
Fotos da Jornada Pedagógica
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário