1-
Justificativa
A educação
eficaz é aquela em favorece a formação de cidadãos críticos e bem informados,
que tenham habilidades e competências diversas para agir de forma eficiente em
defesa da vida. Por isso, a Escola deve criar estratégias que possam envolver
toda sociedade nas questões que tratam da saúde e qualidade de vida.
Segundo
os PCNs (1997) a educação para a Saúde cumprirá seus objetivos ao conscientizar
os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da
compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas
práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde ao seu alcance.
Com esta
preocupação a Equipe Pedagógica da Escola Estadual Professor Bevenuto
Filho elaborou este projeto visando promover
ações que ultrapassem os muros da escola, interagindo com toda comunidade, priorizando o
conhecimento sobre a preservação da saúde, o bem estar físico, mental e social
dentro do espaço onde os alunos estão
inseridos. Nosso objetivo é tornar nosso aluno um cidadão
sensível, solidário e consciente da importância da vida saudável.
2-
Objetivos do Projeto
• Desenvolver a competência de leitura e escrita;
• Conhecer formas de preservação da saúde, do bem estar físico, mental e social;
• Melhorar o desempenho escolar.
• Criar cartazes e faixas com frases e desenhos sobre os cuidados com os alimentos;
• Criar cardápios diversificados;
• Construir livros de receitas;
• Participar de discussões, observações, pesquisas e vivências sobre a importância da mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida;
• Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da mudança
de hábitos alimentares primando pela alimentação saudável;
• Reconhecer a saúde como bem estar físico, mental e social;
• Melhorar a auto estima.
• Desenvolver a competência de leitura e escrita;
• Conhecer formas de preservação da saúde, do bem estar físico, mental e social;
• Melhorar o desempenho escolar.
• Criar cartazes e faixas com frases e desenhos sobre os cuidados com os alimentos;
• Criar cardápios diversificados;
• Construir livros de receitas;
• Participar de discussões, observações, pesquisas e vivências sobre a importância da mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida;
• Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da mudança
de hábitos alimentares primando pela alimentação saudável;
• Reconhecer a saúde como bem estar físico, mental e social;
• Melhorar a auto estima.
3-
Público
beneficiado diretamente: 190 alunos do Ensino Fundamental I
4-
Anos atendidos: 1º,2º,3º,4º e
5º anos.
5-
Período de
Realização: 4º
bimestre de 2016
6-
Metodologia
•Pesquisa
bibliográfica sobre alimentos encontrados nas regiões, classificando-os quanto
à origem e grupos alimentícios.
• Pesquisa de campo em sua localidade de
vivência levantamento sobre a nutrição nas diversas fases da vida, criando uma
tabela demonstrativa.
• Elaboração de cardápio, apresentação,
explicação e discussão do cardápio, por eles elaborado.
•
Análise crítica do filme “Super Size” – A dieta do Palhaço. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W4m28PVklHA
•
Criação de um livro de receitas (bolos, salgados e doces), chás medicinais,
tipos de temperos e vários tipos de sucos.
•
Atividade multidisciplinar (esporte e lazer) nas aulas de Educação Física;
Atividade Culinária; Palestra Bem Estar.
•
Leitura e interpretação de indicadores de saúde apresentados na forma de
tabelas e gráficos.
•
Pesquisa de indicadores de saúde e criação de tabelas e gráficos dos
indicadores;
•
Análise de determinantes e condicionantes de uma vida saudável (alimentação,
moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte,
lazer etc.), com base em textos e/ou ilustrações.
7-
Recursos
Utilizados
•
Recursos tecnológicos; • Utensílios domésticos: liquidificador, forno, fogão,
medidores, balança, copos, pratos, talheres, jarras, papel toalha, canecas; •
Alimentos: verduras, legumes, frutas, cereais, chás, pães integrais, leite,
sucos; • Material de limpeza; • Material de higiene (touca, máscara e luvas); •
Cartolinas, E.V.A., tesouras, colas, fitas adesivas, canetas hidrocor; •
Jornais, revistas, folhetos.
8-
Avaliação
Será
avaliado o compromisso e participação do corpo docente e discente na realização
de todas as atividades do projeto, será
verificado se todos os objetivos foram alcançados principalmente os que dizem
respeito a cidadania e leitura de mundo dos alunos e, se os mesmo, passaram a priorizar
a saúde como bem estar físico, mental e social.
9- Referências
BRASIL. 1996. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm
BRASIL. MEC. Parâmetros
Curriculares Nacionais : Meio Ambiente, Saúde. Vol. 9. Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília : 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf
SUGESTÕES DE CONTEÚDOS
E ATIVIDADES SOBRE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
LINGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos sobre saúde e qualidade de vida;
- Elaboração de redações, cordéis e poesias com essa temática,
- Debates e apresentação de vídeos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor que os alunos façam uma redação com essa temática. Ou, então, dividir a sala e pedir que cada grupo elabore um programa de rádio que pode abordar: noticias e informações sobre problemas de saúde e acidentes de trânsito por causa de bebida. Pedir aos alunos que façam uma redação e uma apresentação que fale sobre hábitos alimentares inadequados que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, obesidade, desnutrição, anemias, doenças bucais (como cárie e doença periodontal), e ainda agravar quadros de hipertensão arterial.
MATEMÁTICA
- Organizar gráficos com números de acidentes de trânsito e consumo de álcool;
- Identificar os alimentos disponíveis na comunidade e seu valor nutricional;
- Calcular a quantidade de calorias na refeição (café da manhã, almoço etc.);
- Fazer cálculos do IMC (Índice de Massa Corpórea) e do IAC (Índice de Adiposidade Corpórea).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: organizar uma visita ao estabelecimento de saúde para que os estudantes vejam a quantidade de pessoas vítimas de acidentes domésticos (queimaduras, choques elétricos etc.) ou por acidentes de trânsito. O professor pode também desenvolver uma atividade com a participação de um Policial Militar para tratar sobre normas básicas de segurança no manejo de instrumentos, no trânsito e na prática de atividades físicas. Após isso, o professor pode trabalhar os dados usando gráficos, tabelas e cálculos diversos.
CIÊNCIAS
- Doenças associadas à Poluição (ar, água, solo etc.).
- Higiene dos alimentos (produção, transporte, conservação, preparo e consumo);
- Doenças associadas à ingestão de água imprópria para o consumo humano;
- Procedimentos de tratamento doméstico da água.
- Plantas e animais perigosos ao Homem;
- Produção de remédios;
- Produção de vacinas e soros;
- Males do consumo excessivo de remédios;
- Males do consumo de drogas;
- Risco do consumo de álcool e cigarro durante a gravidez;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS;
- Doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial e câncer;
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Preparar uma apresentação que compare os brinquedos modernos (Videogame, computador etc.) e os jogos e brincadeiras populares (amarelinha, pular corda, jogar peteca etc.), fazendo uma relação entre sedentarismo, obesidade e outros problemas. Convidar um profissional para falar sobre o trabalho de coleta de lixo da cidade, e posteriormente fazer uma visita ao Aterro Sanitário e à Cooperativa de reciclagem de latinhas e papelão. Organizar uma avaliação nutricional do cardápio da merenda escolar. O professor pode convidar alguns profissionais de Acupuntura e Yoga para realizar dinâmicas que mostram o uso de práticas orientais consideradas alternativas no tratamento de doenças. Realizar uma atividade de exploração da “Caderneta de Vacinação” de crianças, mulheres gestantes e adultos. Vale ressaltar que os estudantes do Ensino Fundamental devem estar vacinados contra a Hepatite B.
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Adoção de postura física adequada na sala de aula e na prática de esportes;
- Doping nos esportes nacionais e internacionais;
- Prejuízos do uso de anabolizantes;
- Prejuízos do sedentarismo para a vida dos alunos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor aos alunos pesquisas com entrevistas e aplicação de questionários em academias e clubes para identificar a dieta, a suplementação alimentar e a prática de esportes. Outra sugestão é organizar um passeio ciclístico, ou uma blitz educativa com distribuição de panfletos.
LINGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos sobre saúde e qualidade de vida;
- Elaboração de redações, cordéis e poesias com essa temática,
- Debates e apresentação de vídeos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor que os alunos façam uma redação com essa temática. Ou, então, dividir a sala e pedir que cada grupo elabore um programa de rádio que pode abordar: noticias e informações sobre problemas de saúde e acidentes de trânsito por causa de bebida. Pedir aos alunos que façam uma redação e uma apresentação que fale sobre hábitos alimentares inadequados que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, obesidade, desnutrição, anemias, doenças bucais (como cárie e doença periodontal), e ainda agravar quadros de hipertensão arterial.
MATEMÁTICA
- Organizar gráficos com números de acidentes de trânsito e consumo de álcool;
- Identificar os alimentos disponíveis na comunidade e seu valor nutricional;
- Calcular a quantidade de calorias na refeição (café da manhã, almoço etc.);
- Fazer cálculos do IMC (Índice de Massa Corpórea) e do IAC (Índice de Adiposidade Corpórea).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: organizar uma visita ao estabelecimento de saúde para que os estudantes vejam a quantidade de pessoas vítimas de acidentes domésticos (queimaduras, choques elétricos etc.) ou por acidentes de trânsito. O professor pode também desenvolver uma atividade com a participação de um Policial Militar para tratar sobre normas básicas de segurança no manejo de instrumentos, no trânsito e na prática de atividades físicas. Após isso, o professor pode trabalhar os dados usando gráficos, tabelas e cálculos diversos.
CIÊNCIAS
- Doenças associadas à Poluição (ar, água, solo etc.).
- Higiene dos alimentos (produção, transporte, conservação, preparo e consumo);
- Doenças associadas à ingestão de água imprópria para o consumo humano;
- Procedimentos de tratamento doméstico da água.
- Plantas e animais perigosos ao Homem;
- Produção de remédios;
- Produção de vacinas e soros;
- Males do consumo excessivo de remédios;
- Males do consumo de drogas;
- Risco do consumo de álcool e cigarro durante a gravidez;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS;
- Doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial e câncer;
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Preparar uma apresentação que compare os brinquedos modernos (Videogame, computador etc.) e os jogos e brincadeiras populares (amarelinha, pular corda, jogar peteca etc.), fazendo uma relação entre sedentarismo, obesidade e outros problemas. Convidar um profissional para falar sobre o trabalho de coleta de lixo da cidade, e posteriormente fazer uma visita ao Aterro Sanitário e à Cooperativa de reciclagem de latinhas e papelão. Organizar uma avaliação nutricional do cardápio da merenda escolar. O professor pode convidar alguns profissionais de Acupuntura e Yoga para realizar dinâmicas que mostram o uso de práticas orientais consideradas alternativas no tratamento de doenças. Realizar uma atividade de exploração da “Caderneta de Vacinação” de crianças, mulheres gestantes e adultos. Vale ressaltar que os estudantes do Ensino Fundamental devem estar vacinados contra a Hepatite B.
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Adoção de postura física adequada na sala de aula e na prática de esportes;
- Doping nos esportes nacionais e internacionais;
- Prejuízos do uso de anabolizantes;
- Prejuízos do sedentarismo para a vida dos alunos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor aos alunos pesquisas com entrevistas e aplicação de questionários em academias e clubes para identificar a dieta, a suplementação alimentar e a prática de esportes. Outra sugestão é organizar um passeio ciclístico, ou uma blitz educativa com distribuição de panfletos.
HISTÓRIA
- História da produção de medicamentos;
- Epidemias e pandemias na história da humanidade;
- Doenças nas civilizações antigas (gregos, romanos, babilônios, egípcios etc.);
- Doenças associadas à falta de higiene no trato com alimentos: intoxicações, verminoses, diarreias e desidratação; medidas simples de prevenção e tratamento;
- História da Medicina no Brasil.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Dividir a sala em grupos e pedir aos alunos para pesquisarem doenças que foram erradicadas, e como se chegou a essa erradicação. O professor pode organizar também uma visita ao posto de saúde local para conhecer os tipos de atendimentos oferecidos à comunidade, ou à APAE ou Asilo para tratar na prática da solidariedade diante dos problemas e necessidades de saúde dos demais, por meio de atitudes de ajuda e proteção a pessoas portadoras de deficiências e a doentes. Organizar uma dinâmica para avaliar a saúde bucal, passando dicas e conselhos sobre escovação, uso do fio dental e tratamentos ortodônticos.
GEOGRAFIA
- Relação entre doença e cultura;
- Medicina ocidental x medicina oriental ;
- Tipos de doenças em relação ao gênero, faixa etária e raças;
- Doenças e condições socioeconômicas;
- Doenças ocupacionais;
- Patentes de medicamentos e biopirataria;
- O trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Propor que os alunos façam vídeos com o uso de celulares e maquinas fotográficas digitais denunciando poluição, acumulo de lixo em lugares improprio. Essa atividade pode ser feita em grupo ou individualmente, e cada aluno pode registrar sua experiência familiar, na sua comunidade, em visita a uma instituição publica, Igreja etc. Além disso, o professor pode organizar uma visita à “Companhia de Saneamento” para falar sobre o tratamento de água e esgoto da cidade. O professor pode organizar uma campanha de limpeza e recuperação de áreas próximas da escola para combater doenças, como a dengue e o calazar.
- História da produção de medicamentos;
- Epidemias e pandemias na história da humanidade;
- Doenças nas civilizações antigas (gregos, romanos, babilônios, egípcios etc.);
- Doenças associadas à falta de higiene no trato com alimentos: intoxicações, verminoses, diarreias e desidratação; medidas simples de prevenção e tratamento;
- História da Medicina no Brasil.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Dividir a sala em grupos e pedir aos alunos para pesquisarem doenças que foram erradicadas, e como se chegou a essa erradicação. O professor pode organizar também uma visita ao posto de saúde local para conhecer os tipos de atendimentos oferecidos à comunidade, ou à APAE ou Asilo para tratar na prática da solidariedade diante dos problemas e necessidades de saúde dos demais, por meio de atitudes de ajuda e proteção a pessoas portadoras de deficiências e a doentes. Organizar uma dinâmica para avaliar a saúde bucal, passando dicas e conselhos sobre escovação, uso do fio dental e tratamentos ortodônticos.
GEOGRAFIA
- Relação entre doença e cultura;
- Medicina ocidental x medicina oriental ;
- Tipos de doenças em relação ao gênero, faixa etária e raças;
- Doenças e condições socioeconômicas;
- Doenças ocupacionais;
- Patentes de medicamentos e biopirataria;
- O trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Propor que os alunos façam vídeos com o uso de celulares e maquinas fotográficas digitais denunciando poluição, acumulo de lixo em lugares improprio. Essa atividade pode ser feita em grupo ou individualmente, e cada aluno pode registrar sua experiência familiar, na sua comunidade, em visita a uma instituição publica, Igreja etc. Além disso, o professor pode organizar uma visita à “Companhia de Saneamento” para falar sobre o tratamento de água e esgoto da cidade. O professor pode organizar uma campanha de limpeza e recuperação de áreas próximas da escola para combater doenças, como a dengue e o calazar.
ENSINO RELIGIOSO
- a visão das religiões sobre as doenças;
- o papel das igrejas no apoio aos usuários de álcool e drogas.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Pedir aos alunos que façam uma apresentação para demonstrar como os problemas auditivos e oftalmológicos podem afetar o aprendizado. Esse trabalho pode contar com casos reais ou fictícios. Se algum estudante apresentar alguma suspeita de alteração na capacidade visual ou auditiva, deve ser encaminhado à unidade Saúde da Família. O objetivo é garantir aos estudantes que necessitem, o mais cedo possível, o acesso ao uso de óculos ou de aparelhos de audição.
- a visão das religiões sobre as doenças;
- o papel das igrejas no apoio aos usuários de álcool e drogas.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Pedir aos alunos que façam uma apresentação para demonstrar como os problemas auditivos e oftalmológicos podem afetar o aprendizado. Esse trabalho pode contar com casos reais ou fictícios. Se algum estudante apresentar alguma suspeita de alteração na capacidade visual ou auditiva, deve ser encaminhado à unidade Saúde da Família. O objetivo é garantir aos estudantes que necessitem, o mais cedo possível, o acesso ao uso de óculos ou de aparelhos de audição.
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