sábado, 10 de setembro de 2016

PROJETO : SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA




1-      Justificativa

A educação eficaz é aquela em favorece a formação de cidadãos críticos e bem informados, que tenham habilidades e competências diversas para agir de forma eficiente em defesa da vida. Por isso, a Escola deve criar estratégias que possam envolver toda sociedade nas questões que tratam da saúde e qualidade de vida.
Segundo os PCNs (1997) a educação para a Saúde cumprirá seus objetivos ao conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde ao seu alcance.
Com esta  preocupação a Equipe Pedagógica da Escola Estadual Professor Bevenuto Filho elaborou  este projeto visando promover ações que ultrapassem os muros da escola, interagindo  com toda comunidade, priorizando o conhecimento sobre a preservação da saúde, o bem estar físico, mental e social dentro do espaço onde os  alunos estão inseridos. Nosso objetivo é tornar nosso aluno  um cidadão  sensível, solidário e consciente da importância da vida saudável.

2-       Objetivos do Projeto 

• Desenvolver a competência de leitura e escrita;
• Conhecer formas de  preservação da saúde, do bem estar físico, mental e social;
• Melhorar o desempenho escolar.
• Criar cartazes e faixas com frases e desenhos sobre os cuidados com os alimentos;
• Criar cardápios diversificados;
• Construir  livros de receitas;
• Participar de discussões, observações, pesquisas e vivências sobre a importância da mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida;
• Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da mudança
de hábitos alimentares primando pela alimentação saudável;
• Reconhecer a saúde como bem estar físico, mental e social;
• Melhorar  a auto estima.

3-      Público beneficiado diretamente: 190 alunos do Ensino Fundamental I

4-      Anos atendidos: 1º,2º,3º,4º e 5º anos.

5-      Período de Realização: 4º bimestre de 2016

6-      Metodologia

•Pesquisa bibliográfica sobre alimentos encontrados nas regiões, classificando-os quanto à origem e grupos alimentícios.
 • Pesquisa de campo em sua localidade de vivência levantamento sobre a nutrição nas diversas fases da vida, criando uma tabela demonstrativa.
 • Elaboração de cardápio, apresentação, explicação e discussão do cardápio, por eles elaborado.
• Análise crítica do filme “Super Size” – A dieta do Palhaço. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W4m28PVklHA
• Criação de um livro de receitas (bolos, salgados e doces), chás medicinais, tipos de temperos e vários tipos de sucos.
• Atividade multidisciplinar (esporte e lazer) nas aulas de Educação Física; Atividade Culinária; Palestra Bem Estar.
• Leitura e interpretação de indicadores de saúde apresentados na forma de tabelas e gráficos.
• Pesquisa de indicadores de saúde e criação de tabelas e gráficos dos indicadores;
• Análise de determinantes e condicionantes de uma vida saudável (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.), com base em textos e/ou ilustrações.

7-      Recursos Utilizados
• Recursos tecnológicos; • Utensílios domésticos: liquidificador, forno, fogão, medidores, balança, copos, pratos, talheres, jarras, papel toalha, canecas; • Alimentos: verduras, legumes, frutas, cereais, chás, pães integrais, leite, sucos; • Material de limpeza; • Material de higiene (touca, máscara e luvas); • Cartolinas, E.V.A., tesouras, colas, fitas adesivas, canetas hidrocor; • Jornais, revistas, folhetos.

8-      Avaliação
Será avaliado o compromisso e participação do corpo docente e discente na realização de todas as  atividades do projeto, será verificado se todos os objetivos foram alcançados principalmente os que dizem respeito a cidadania e leitura de mundo dos alunos e, se os mesmo, passaram a priorizar a saúde como bem estar físico, mental e social.

9-      Referências

BRASIL. 1996. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF). Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais : Meio Ambiente, Saúde. Vol. 9. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 1997.         Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf     


SUGESTÕES DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES SOBRE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA                              
LINGUA PORTUGUESA              
- Leitura de textos sobre saúde e qualidade de vida;
- Elaboração de redações, cordéis e poesias com essa temática,           
- Debates e apresentação de vídeos.             
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor que os alunos façam uma redação com essa temática. Ou, então, dividir a sala e pedir que cada grupo elabore um programa de rádio que pode abordar: noticias e informações sobre problemas de saúde e acidentes de trânsito por causa de bebida. Pedir aos alunos que façam uma redação e uma apresentação que fale sobre hábitos alimentares inadequados que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, obesidade, desnutrição, anemias, doenças bucais (como cárie e doença periodontal), e ainda agravar quadros de hipertensão arterial.          

MATEMÁTICA
- Organizar gráficos com números de acidentes de trânsito e consumo de álcool;                            
- Identificar os alimentos disponíveis na comunidade e seu valor nutricional;  
- Calcular a quantidade de calorias na refeição (café da manhã, almoço etc.);
- Fazer cálculos do IMC (Índice de Massa Corpórea) e do IAC (Índice de Adiposidade Corpórea).            
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: organizar uma visita ao estabelecimento de saúde para que os estudantes vejam a quantidade de pessoas vítimas de acidentes domésticos (queimaduras, choques elétricos etc.) ou por acidentes de trânsito. O professor pode também desenvolver uma atividade com a participação de um Policial Militar para tratar sobre normas básicas de segurança no manejo de instrumentos, no trânsito e na prática de atividades físicas. Após isso, o professor pode trabalhar os dados usando gráficos, tabelas e cálculos diversos.               

CIÊNCIAS          
- Doenças associadas à Poluição (ar, água, solo etc.).              
- Higiene dos alimentos (produção, transporte, conservação, preparo e consumo);         
- Doenças associadas à ingestão de água imprópria para o consumo humano;
- Procedimentos de tratamento doméstico da água. 
- Plantas e animais perigosos ao Homem;   
- Produção de remédios;  
- Produção de vacinas e soros;       
- Males do consumo excessivo de remédios;              
- Males do consumo de drogas;     
- Risco do consumo de álcool e cigarro durante a gravidez;   
- Doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS;             
- Doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial e câncer;                       
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Preparar uma apresentação que compare os brinquedos modernos (Videogame, computador etc.) e os jogos e brincadeiras populares (amarelinha, pular corda, jogar peteca etc.), fazendo uma relação entre sedentarismo, obesidade e outros problemas. Convidar um profissional para falar sobre o trabalho de coleta de lixo da cidade, e posteriormente fazer uma visita ao Aterro Sanitário e à Cooperativa de reciclagem de latinhas e papelão. Organizar uma avaliação nutricional do cardápio da merenda escolar. O professor  pode convidar alguns profissionais de Acupuntura e Yoga para realizar dinâmicas que mostram o uso de práticas orientais consideradas alternativas no tratamento de doenças.              Realizar uma atividade de exploração da “Caderneta de Vacinação” de crianças, mulheres gestantes e adultos. Vale ressaltar que os estudantes do Ensino Fundamental devem estar vacinados contra a Hepatite B.           

EDUCAÇÃO FÍSICA      
- Adoção de postura física adequada na sala de aula e na prática de esportes;
- Doping nos esportes nacionais e internacionais;      
- Prejuízos do uso de anabolizantes;            
- Prejuízos do sedentarismo para a vida dos alunos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor aos alunos pesquisas com entrevistas e aplicação de questionários em academias e clubes para identificar a dieta, a suplementação alimentar e a prática de esportes. Outra sugestão é organizar um passeio ciclístico, ou uma blitz educativa com distribuição de panfletos.



HISTÓRIA         
- História da produção de medicamentos;  
- Epidemias e pandemias na história da humanidade;            
- Doenças nas civilizações antigas (gregos, romanos, babilônios, egípcios etc.);
- Doenças associadas à falta de higiene no trato com alimentos: intoxicações, verminoses, diarreias e desidratação; medidas simples de prevenção e tratamento; 
- História da Medicina no Brasil.   
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Dividir a sala em grupos e pedir aos alunos para pesquisarem doenças que foram erradicadas, e como se chegou a essa erradicação. O professor pode organizar também uma visita ao posto de saúde local para conhecer os tipos de atendimentos oferecidos à comunidade, ou à APAE ou Asilo para tratar na prática da solidariedade diante dos problemas e necessidades de saúde dos demais, por meio de atitudes de ajuda e proteção a pessoas portadoras de deficiências e a doentes. Organizar uma dinâmica para avaliar a saúde bucal, passando dicas e conselhos sobre escovação, uso do fio dental e tratamentos ortodônticos.     

GEOGRAFIA    
- Relação entre doença e cultura;  
- Medicina ocidental x medicina oriental      ;
- Tipos de doenças em relação ao gênero, faixa etária e raças;             
- Doenças e condições socioeconômicas;    
- Doenças ocupacionais;  
- Patentes de medicamentos e biopirataria;
- O trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS).         
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Propor que os alunos façam vídeos com o uso de celulares e maquinas fotográficas digitais denunciando poluição, acumulo de lixo em lugares improprio. Essa atividade pode ser feita em grupo ou individualmente, e cada aluno pode registrar sua experiência familiar, na sua comunidade, em visita a uma instituição publica, Igreja etc. Além disso, o professor pode organizar uma visita à “Companhia de Saneamento” para falar sobre o tratamento de água e esgoto da cidade. O professor pode organizar uma campanha de limpeza e recuperação de áreas próximas da escola para combater doenças, como a dengue e o calazar.

ENSINO RELIGIOSO    
- a visão das religiões sobre as doenças;      
- o papel das igrejas no apoio aos usuários de álcool e drogas.              
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Pedir aos alunos que façam uma apresentação para demonstrar como os problemas auditivos e oftalmológicos podem afetar o aprendizado. Esse trabalho pode contar com casos reais ou fictícios. Se algum estudante apresentar alguma suspeita de alteração na capacidade visual ou auditiva, deve ser encaminhado à unidade Saúde da Família. O objetivo é garantir aos estudantes que necessitem, o mais cedo possível, o acesso ao uso de óculos ou de aparelhos de audição.        


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