quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Plano do 1º ano do Ensino Fundamental

1º BIMESTRE   - IDENTIDADE: MEU NOME, MEU CORPO, MINHAS ESCOLHAS.

Linguagem oral e escrita
 Objetivos
· Conhecer e dramatizar a história da escrita;
· Representar através de desenho a história da escrita;
· Identificar e escrever o próprio nome.
· Identificar e nomear os colegas, os amigos fora da escola, os nomes das crianças da turma.
· Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade.
· Reconhecer as letras que compõe o seu nome;
· Comparar seu nome com o nome dos colegas para identificação das letras que são comuns;
· Reconhecer palavras que tem a mesma letra inicial do seu nome;
· Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes;
· Registrar o próprio nome;
· Usar as letras do alfabeto na tentativa de identificação da direção da escrita;
· Escrever o nome e identificá-lo em contexto diversificados;
· Reconhecer o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
· Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
· Ouvir e recontar histórias na sequência dos acontecimentos;
· Fazer questionamentos sobre a história lida;
· Ler e identificar as sílabas existentes nas palavras;

Conteúdos
· História da Escrita;
· Alfabeto;
· Letra Maiúscula/minúscula;
· Junções: ao, ai, ia, ui, uau, au, eu, ei, oi;
· Meu nome;
· Nome dos meus amigos;
· Nome dos meus brinquedos preferidos;
· Nome das coisas que eu gosto e do que não gosto;
· Nome da professora;
· Minha turma tem um nome;
· Nome e sobrenome;
· Nomes próprios e comuns;
· Alfabeto maiúsculo e minúsculo
· Diferenciar letras, números e desenhos
· Gêneros textuais

Linguagem Matemática
Objetivos· Identificar direções/sentidos diferentes;
· Reconhecer os diferentes símbolos, fazer a leitura e compreensão dos mesmos;
· Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolva as ideias de
juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração;
· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e noções
espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
· Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações
matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
· Fazer a leitura e a escrita de qualquer número da sequência trabalhada reconhecer a posição
de elementos dentro de dessa sequência, ordená-los do maior para o menor e vice-versa;
· Desenvolver a capacidade de agir na vida diária, aplicando os conhecimentos
desenvolvidos.
· Conhecer e dramatizar a história dos números;
· Construir o significado do número natural a partir da contextualização social;
· Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço;
· Ordenar, seriar, pessoas ou objetos de acordo com algum critério estabelecido (altura,
tamanho, cor, espessura), e assim explorando os conceitos de grandeza e posição;
· Identificar e escrever a sequência numérica dos números naturais, explorando a ideia de
números vizinhos;
Vivenciar em situações do cotidiano, a ideia de quantidade, identificando e associando cada uma
ao seu respectivo símbolo numérico;
Conteúdos
· Comparação de tamanho: (maior / menor / mesmo
· Noções de posição: (frente / atrás / entre / em cima, embaixo / ao lado / perto / longe /
direita esquerda / mesmo sentido e sentido contrário).
· Semelhanças e diferenças
· Classificações
· Símbolos e códigos
· Os sinais (+ e =) símbolos matemáticos
· Seqüências lógicas
· História dos números;
· Números até 9
· Correspondência um a um
· Registro de quantidades.
· Quantidades e gráfico
· Ideias dos números de 1 a 9
· Representação dos números de 1 a 9
· Números do 11 ao 20
· A ideia do zero (0)
· Antecessor e sucessor (de 0 e 9)
· Noções de tempo: (ontem, hoje, amanhã)
· Ordem crescente e ordem decrescente
· Números Ordinais (1° ao 10°)
· Calendário; Dias da semana
Construção do numero e de suas relações – algarismo, quantidade, sequencia;

Natureza e Sociedade

Objetivos
· Observar o espaço aonde vive;
· Coletar dados por meio de entrevista, por meio de observação direta ou de leitura de
imagens que representem situações do cotidiano;
· Registrar dados por meio de diferentes linguagens;
· Expor oralmente as ideias;
· Respeitar as diferenças na história pessoal dos colegas e de crianças que viveram em outros
tempos e espaços;
· Valorizar a escola onde estuda;
· Conhecer as dependências da escola e a função de cada funcionário;
· Relacionar atividades para cada período do dia;
· Identificar e nomear as partes do nosso corpo;
· Perceber seu próprio corpo, seu processo de crescimento e seu desenvolvimento;
· Adotar bons hábitos, posturas e atitudes corporais;
· Reconhecer o período em que estuda;
· Vivenciar as brincadeiras, articulando suas vivencias, possibilitando contato com regras;
· Explorar diversos objetos e jogos, vivenciando atitudes de respeito e relação com os outros;
· Sensibilizar as crianças quanto a necessidade de preservação do manancial, do não
desperdício da água pra que não falte água no planeta;
· Conhecer como se aproveita a água dos rios;
· Valorizar a água e o ar como recursos indispensáveis à vida;
· Perceber os efeitos da escassez de água para os seres vivos;
· Conscientizar os alunos dos seus direitos e deveres
· Listar os direitos e deveres dos alunos.

Conteúdos
· Que criança sou eu?
· Toda criança tem um nome e sobrenome
· As crianças têm amigos
· Cada criança tem seu jeito
· Vamos falar de medo?
· O aniversário
· Meu dia-a-dia.
· Minhas atividades diárias
· Noção de tempo
· Conceitos manhã, tarde e noite.
· Nossa escola
· Nossa classe
· As aulas e as dependências da escola
· Nosso corpo
· Do que você gosta de brincar?
· O que você gosta de comer? Alimentação
· Fortes emoções
· Expressões fisionômicas
· Datas comemorativas; Páscoa/Carnaval
· Água
· Direitos e Deveres


2º BIMESTREEU E OS QUE RODEIAM

Linguagem oral e escrita
Objetivos Realizar a leitura de imagens e rótulos de uso cotidiano;
 Participar e interagir no momento da leitura de textos de diferentes gêneros como: contos, notícias de jornais, informativos, revistas, quadrinhas, parlendas, placas, rótulos, bula,
etc.;
Escrever palavras à vista de cenas e gravuras, conforme sua hipótese de escrita.
Reconhecer e grafar as letras trabalhadas do alfabeto.
Identificar os sons das letras apresentadas.
Ampliar a construção de uma consciência fonológica (relação fonema-grafema).
Reconhecer os sons iniciais e/ou finais das palavras.
Perceber a função social da escrita;
Escrever e ler as junções com as vogais;
Conteúdos
· Alfabeto;
· Som inicial e final;
· Escrita espontânea;
· Práticas de leitura e escrita;
· Situações do uso da leitura e da escrita;
· Uso da linguagem oral;
· Nomes próprios e comuns;
· Formar palavras com o alfabeto móvel;
· Interpretação oral de textos;
· Semelhanças e diferenças entre palavras quanto ao numero de sílabas; Separação de
Sílabas;
· Palavras quanto ao som inicial e final das palavras;
· Descrição de objetos, cenas e situações;
· Produção coletiva de textos;
· Gêneros Textuais;

Linguagem Matemática

Objetivos
 Identificar e reconhecer tamanhos, formas e espessuras;
Compreender as formas geométricas existente em objetos e observar
semelhanças e diferenças;
 Relacionar e classificar as formas geométricas planas;
 Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;
 Reconhecer e interpretar massa, altura, idades dos alunos através de
gráficos.
 Recitar oralmente a sequência numérica até 39;
 Proporcionar o aluno a realizar seriação e classificação;
Comparar número e quantidade;
 Interpretar e registrar o calendário mensal;
Desenvolver o raciocínio probabilístico (estimativas);
 Induzir o aluno a resolver situações-problema que envolvam ideias das operações de adição, subtração em situações cotidianas;
Identificar números, sucessor e antecessor compreendendo a sequência numérica;
Identificar propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc;
Conteúdos
 Figuras geométricas
Sólidos geométricos
 Figuras planas
 Figuras geométricas e simetria.
 O número dez (10)
 Dezena
 Os números de 10 a 12
 Dúzia e meia dúzia
 Os números de 13 a 19
 Os números de 20 a 29
 Os números até 39
 Quantificação, contagem, resolução de problemas;
 Registro de quantidades;
 Classificar objetos conforme suas características;
 Relação entre numero e quantidade;


Natureza e Sociedade

Objetivos
Reconhecer as transformações ocorridas na estrutura familiar ao longo do tempo;
Conhecer os membros que pertence a sua família;
Compreender a relação e o papel social que cada um tem dentro da família;
Reconhecer-se como parte integrante do ambiente;
Identificar as necessidades básicas (moradia, saúde, vestuário, alimentação) do ser humano
em geral e compreender que todo homem tem direito a usufruir desses benefícios;
 Identificar os diferentes tipos de moradia;
 Perceber ambientes naturais e ambientes construídos;
 Reconhecer a importância da preservação e da manutenção do ambiente em que vive;
 Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vive;
 Conhecer alguns tipos de solo, com composição e características específicas;
 Valorizar a importância do solo para a sociedade e a sua preservação;
Perceber a importância do solo para a vida de diversos seres vivos
Compreender qual a função da planta na purificação do ar;
Compreender a importância do ar para os seres vivos;
Conscientizar a criança da importância de reutilizar as garrafas pet;
Compreender a importância da reciclagem para o bem do meio ambiente;
Informar a comunidade sobre a importância dos cuidados que devemos ter com o lixo, sobre a coleta seletiva e as vantagens com a reciclagem de alguns materiais.
Incentivar a coleta seletiva do lixo dentro da escola.
Conteúdos
 Família;
A minha casa;
 Diferentes tipos de moradia;
 Outros tipos de moradia;
 As moradias por fora;
 As moradias por dentro;
 A minha rua;
 Diferentes tipos de rua;
 Meio Ambiente: solo e ar;
 Datas comemorativas; Mães/Copa/Festa Junina

3º BIMESTRE – TRADIÇÕES E COSTUMES
Linguagem oral e escrita
Objetivos
 Recontar histórias;
 Descrever personagens, cenários e objetos;
 Imitar personagens, animais e ações com pantomima(gestos);
 Dramatizar histórias, brinquedos e acontecimentos;
 Representar emoções: alegria, dor, tristeza, nos diálogos criados.
 Realizar a escolha de livros para apreciação de gravuras e identificação do texto;
 Participar de situações nas quais as crianças leiam, ainda que não o façam de forma
convencional;
Conteúdos
 Alfabeto;
 Silabas;
 Construções textuais;
 Leitura e reconto de histórias;
 Gênero textual: adivinhas/ parlendas/lendas/ trava-língua/ cantigas de roda/ poemas/ bilhete/
livros/ receitas/ letras de músicas/ pesquisas retiradas da internet/ rótulos;
 Leitura de história, escolhendo livros para ler, manusear e apreciar sozinho(a) ou
acompanhado(a),despertando o gosto pela leitura.



Linguagem Matemática
Objetivos
 Conhecer a história do dinheiro;
 Identificar valores de moedas e cédulas brasileiros;
 Estimar valores do sistema monetário;
 Realizar cálculos e resolver problemas que envolvam valores de notas e moedas brasileiras;
 Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolva as ideias de
juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração;
 Recitar oralmente a sequência numérica até 69;
 Comparar número e quantidade;
Conteúdos
 Nosso dinheiro: cédulas e moedas.
 Uso consciente do dinheiro.
 As ideias de juntar e acrescentar.
 Representação da adição.
 Estratégias de adição.
 Situações-problema envolvendo adição.
 As ideias de subtração: tirar e comparar.
 Representação da subtração.
 Estratégias da subtração.
 Quanto a mais? Quanto a menos?
 Situações-problema.
 Os números até 69

Natureza e Sociedade
Objetivos
 Reproduzir e ler jogos verbais: trava-línguas, parlendas, quadrinhas, canções, adivinhas e
poemas;
 Dramatizar histórias e lendas;
 Conhecer a história o município;
 Reconhecer-se como parte do município;
 Reconhecer a importância dos sinais de trânsito e sua função;
 Classificar os meios de transporte;
 Identificar a função dos meios de transporte;
 Reconhecer os diversos meios de comunicação, a forma de utilizá-los e sua evolução;
Conteúdos
 Folclore;
 Lendas;
 Jogos e Brincadeiras;
 Aniversário do município;
 Trânsito;
 Meios de Transporte;
 Transportes terrestres;
 Transportes aquáticos;
 Transportes aéreos
 Meios de comunicação;
 Dengue
 Datas comemorativas:
 Pais/Estudante/Município/Independência...

4º BIMESTRE  – SERES VIVOS

Linguagem oral e escrita 
Conteúdos
 Escrita de frases;
 Produção de textos;
 Masculino/feminino/artigo
 Palavras/Sílabas/Sílabas complexas
 Escrita Espontânea;
 Interpretação de texto;
 Singular/Plural
 Pontuação
Objetivos
 Reconhecer o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
 Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
 Ouvir e recontar histórias na sequência dos acontecimentos;
 Fazer questionamentos sobre a história lida;
 Ler e identificar as sílabas existentes nas palavras;
 Reconhecer previamente os recursos linguísticos abordados: singular e plural, masculino e
feminino, aumentativo e diminutivo;
 Formar palavras e separá-las em sílabas;
 Produzir escritas espontâneas de palavras;
 Criar e escrever frases;
 Produzir textos coletivos;
 Identificar personagens, ideia central e parágrafos;
 Diferenciar palavras do gênero feminino e masculino;
 Desenvolver o gosto pela leitura.
 Participar dos projetos desenvolvidos pela a escola.
 Diferenciar palavras no singular e plural;
 Passar as palavras do singular para o plural;
 Conhecer os sinais de pontuação;
 Identificar os sinais de pontuação em frases e pequenos textos;

Linguagem Matemática
Objetivos Fazer comparação e medidas de comprimento (pequeno, médio, grande, mais alto, mais
baixo, da mesma altura, maior que, menor que, do mesmo tamanho, grosso, fino).
 Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida (comprimento, massa,
capacidade);
 Escrever os numerais e utiliza-los em jogos, exercícios e na leitura dos números
envolvendo o cotidiano;
 Usar da contagem oral dos números nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças
reconheçam sua necessidade;
 Explicar e/ou representar a posição de pessoas e objetos, empregando vocabulário
pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças
considerarem necessária essa ação.
 Registrar e justificar suas produções em situações-problemas e em jogos;
 Recitar oralmente a sequência numérica até 99;
 Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;
 Comparar número e quantidade;
Conteúdos
 Medidas e instrumentos de medidas
 Medida de comprimento
 Medida de massa
 Medida de capacidade
 Medida de tempo
 As dezenas inteiras
 Os números até 99


Natureza e Sociedade
Objetivos
 Identificar e nomear as partes de uma planta;
 Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais, plantas e
com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse;
 Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza;
 Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
 Identificar as fases da vida do ser humano, dos animais e plantas (crescem, nascem,
reproduzem-se e morrem) e reconhecer que o ciclo vital é característica comum a todos os
seres vivos;
 Conhecer  algumas espécies da fauna e da flora brasileiras e mundiais;
 Conhecer os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação
e cultivo.
 Estabelecer de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, características
e suas necessidades vitais.
 Valorizar  atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio
ambiente;
 Identificar semelhanças e diferenças no corpo e no comportamento do ser humano e de
outros animais;
 Identificar as diferentes relações que os seres vivos mantêm entre si e com o meio
ambiente em que vivem para garantir a sobrevivência da espécie;
 Identificar diferenças básicas entre os ambientes aquático e terrestre, bem como entre os
seres vivos que os habitam;
Conteúdos
 Flora (Plantas);
 Animais (Fauna); Classificação
 Características e necessidades vitais de diferentes espécies de seres vivos;
 Datas comemorativas;Dia das crianças/Bandeira/Professor/Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário