sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Praça e monumento do Galo Branco

É de suma importância que os alunos conheçam os aspectos gerais sobre o lugar onde vivem para assim valorizarem sua terra. Tomando esta ideia por base, elaboramos o Projeto:"Somos parte desta terra muito amada, sou do berço da cultura popular" que através de um trabalho direcionado,  utilizando  de metodologia criativa, procura levar os alunos a descobrirem o seu município.   Uma das atividades realizada durante o projeto foi uma visita a Praça e o Monumento do Galo Branco em Santo Antonio do Potengi.

A Praça e o monumento do Galo Branco foram inaugurados no dia 04 de junho de 2016, como uma homenagem ao folclore potiguar e aos artesãos de São Gonçalo do Amarante, na figura dos criadores do Galo Branco Antônio Soares e Dona Neném Felipe. O monumento do Galo Branco tem 12 metros de altura, foi executada pelo artista plástico Índio.A peça artesanal do  Galo Branco foi criada no início do século XX pelo ceramista Antônio Soares, nascido em Santo Antônio do Potengi. Inicialmente possuía a função utilitária para esfriar água potável, uma espécie de “bilha” ou “quartinha”, mas foi da artesã  Maria das Neves Felipe (D. Neném), dando continuidade ao trabalho do seu mestre, a contribuição de tornar o Galo Branco uma peça decorativa com flores e cores, no formato atual.


O Galo Branco tornou-se símbolo da cultura de São Gonçalo do Amarante/RN, a partir do Decreto nº 453, de 14 de dezembro de 2012, assinado pelo prefeito municipal Jaime Calado Pereira dos Santos.  Já a escolha do Galo Branco como Símbolo do Folclore do Rio Grande do Norte ocorreu no ano de 1996, pela Comissão Norte-rio-grandense do Folclore, legitimando uma alusão do então Prefeito de Natal Djalma Maranhão que justificou, nos anos 60, como uma representação festiva e lúdica. Outra demonstração de reconhecimento aconteceu em 1975 quando o Galo Branco foi tema do cartaz do III Festival do Folclore Brasileiro por sugestão de Câmara Cascudo, Deífilo Gurgel e outros folcloristas.
Fotos da Praça e do Monumento do Galo Branco

1º ano A








Nenhum comentário:

Postar um comentário