sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PROJETO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR


JUSTIFICATIVA



           A Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, localiza-se em Santo Antônio do Potengi, considerado o maior distrito do município de São Gonçalo do Amarante, na grande Natal, situado à Rua Wilame Câmara de Brito,   oferece o Ensino Fundamental I do 1º  ao 5º ano.
           Nos últimos anos a escola vem apresentando um aumento na nota do IDEB -Índice de desenvolvimento da Educação Básica – do 5º ano, sendo em 2009-3.1; 2011-3.5; 2013-4.2. Ressaltamos que em 2013 a escola atingiu a meta estabelecida para 2015.
           Sabe-se que um dos principais problemas na Educação no momento atual, é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Compreender a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.
            Visando superar este problema foi elaborado este projeto com o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante o período restante deste ano letivo. O nosso grande desafio é formar leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida.
Conforme Soares (2003, p.21) “...não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente...”. É ideal que o indivíduo saiba ler e escrever no contexto das práticas sociais – ler num sentido mais amplo, não somente decodificar, mas compreender e interpretar o mundo a sua volta. Atividades como essa oficina, desenvolvem a criticidade do aluno e permite que estes ampliem suas capacidades de leitura e interpretação do texto e o fora-do-texto.
Neste contexto, a escola pretende organizar os conteúdos dos componentes curriculares de forma integrada, tomando por base os dados que mostram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com resultados críticos, e constatando que a leitura é um caminho para reverter esse quadro, busca-se através deste projeto integrado, propiciar atividades mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, de fácil compreensão, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos.
                 Podemos destacar aqui o trabalho com Projetos como uma grande força, assim como é uma atividade integradora, produz uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem em diferentes áreas, seja emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva.
   Tendo em vista que,
“O projeto pedagógico é, (...) a concretização da autonomia da escola através do trabalho coletivo. Trabalhar coletivamente exige uma mudança da mentalidade que supere o individualismo peculiar à nossa cultura ocidental e tão arraigado no currículo estritamente disciplinar, com seu conhecimento fragmentado. O trabalho coletivo que nós propomos visa superar o individualismo...” (KLEIMAN, 1999, p.43)

Porém para que isto aconteça   toda escola deve ser igualmente protagonista e abrir caminhos para a construção de um  currículo integrado,  que precisa ser integrada inclusive com  à comunidade extra-escolar. Na verdade há que se abraçar isto como forma de pedagogia. Onde a interdisciplinaridade e a contextualização vão surgindo sem muito mistério nem tanta dificuldade, ao contrário, como consequência normal e natural, que leva inegavelmente ao trabalho, à aprendizagem, às soluções e ao que o aluno mais reclama: ao prazer!
           Com isso espera-se que a escola tenha uma visão curricular integrada, que enfatize a abordagem interdisciplinar do conhecimento e priorize discussões de temas transversais, que seja comprometida em criar nos seus alunos o gosto pela leitura,  fazer, questionar, e participar como sujeitos protagonistas da sua vida (extra) escolar, além de dar espaço para que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências individuais, visando que estes indivíduos atuem no mundo social de maneira crítica, colocando em prática os pressupostos teóricos previstos pela Lei Diretrizes e Base da Educação-LDB (Lei Nº 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Fundamental-PCN.



OBJETIVO GERAL

Produzir uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem em diferentes áreas, seja emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva, através de projetos integrados.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
·                     Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano.
·                     Fomentar a prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.
·                     Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais.
·                     Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
·                     Formar leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida.


PÚBLICO ALVO

Alunos do 5º ano








 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

A escola empregará metodologias e estratégias para a formação do indivíduo como, por exemplo, estímulo à leitura, utilização de filmes e documentários para a construção do conhecimento, promoção de gincanas culturais, incentivo ao trabalho de pesquisa, passeios Culturais, desenvolvimento de projetos que desenvolva nos alunos, não somente conhecimentos cognitivos e leitura decodificadora, mas que o preparem para ler, também, o mundo a sua volta. O ser humano, ainda que não perceba, está rodeado da leitura e “Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver.” (CAGLIARI, 2004, p.149)

Estratégias Didáticas:
·                     Seleção de obras, revistas, textos, etc.
·                     Rodas de leituras.
·                     Poesias, jograis, parodias, e cordel.
·                     Peças teatrais.
·                     Pesquisas de temas variados (meio ambiente, drogas...)
·                     Uso de músicas, cantigas de rodas, brincadeiras, etc.
·                     Oficinas de poesias.
·                     Gincana de matemática
·                     Divulgação de autores dos livros trabalhados.
·                     Dramatização de histórias infanto-juvenil.
·                     Reescritas de fábulas.
·                     Criação de histórias apoiadas em imagens.
·                     Criação de histórias em quadrinhos.
·                     Uso de vídeos.



AVALIAÇÃO
                     Será feita através da análise dos trabalhos produzidos, de atitudes de socialização, da participação, de apresentações orais e escritas, dramatizações, confecções de jograis, cartazes, murais, histórias em quadrinhos etc.

CRONOGRAMA
ATIVIDADES
MAI
JUN
JUL
AGOS
SET
OUT
NOV
DEZ
Elaboração do projeto
X







Execução do projeto

X
X
X
X
X
X
X
Avaliação do Projeto

X
X
X
X
X
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X
Estudos e planejamento
X
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X
X
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X

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
 DE 13 AS 17 HORAS

SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
 1º
LINGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA
CIÊNCIAS HUMANAS
LINGUA PORTUGUESA
INTERVALO
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA
CIÊNCIAS HUMANAS
LINGUA PORTUGUESA
CIÊNCIAS HUMANAS
                                                                                 
BIBLIOGRAFIA
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística.. – 10.ed. – São Paulo – SP: editora Scipione, 2004.

KLEIMAN, Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola/ Ângela B. Kleiman, Silvia E. Moraes. – Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999, - (Coleção Ideias sobre Linguagem).


SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 

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