sexta-feira, 3 de março de 2017

PROJETO: OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA




APRESENTAÇÃO

O projeto “Os quatro elementos da natureza”, foi elaborado pela Escola e será desenvolvido durante o ano de 2017, tendo como público alvo alunos do Ensino fundamental do 1º ao 5º ano. A Escola pretende trabalhar em coerência com os princípios da educação ambiental, apontando a “necessidade de reconstrução da relação homem-natureza, a fim de derrubar definitivamente a crença do homem como senhor da natureza e alheio a ela e ampliando o conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa” (PCNs Ciências Naturais, 1997).


JUSTIFICATIVA

Atualmente, há em todos os segmentos de nossa sociedade a preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública, por que a cada dia que passa temos visto que nosso planeta está ameaçado pela poluição, e o pior de tudo isso, nós, seres humanos, somos os responsáveis por esse grande mal. O homem, de forma inconsequente, tem provocado diariamente a destruição de seu habitat natural, o que tem colocado em risco a sua própria existência nesse planeta. Através das novas técnicas de industrialização do aumento populacional e da febre de consumo que impera no mundo, onde cada pessoa busca incansavelmente satisfazer seus desejos e necessidades, estamos transformando cada vez mais recursos naturais em bens de consumo.
A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
(PCNs Meio Ambiente, 1997).

A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. Ao trabalhar os quatro elementos da natureza de forma contextualizada e dinâmica as crianças construirão saberes que ultrapassam o senso-comum e construirão atitudes ecológicas pautadas em conceitos significativos.


OBJETIVOS
  • Explicar noções básicas de ecologia com uma linguagem apropriada de acordo com a idade;
  • Despertar nos alunos valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
  • Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
  • Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
  • Sensibilizar as crianças sobre a importância do cuidado adequado da terra e dos alimentos que ela produz à saúde humana e também dos rios, dos animais e das espécies que ali se estabelecem.
CONTEÚDOS

1º bimestre: Água;
2º bimestre: Fogo
3º bimestre: Terra
4º bimestre: Ar


METODOLOGIA

       A cada bimestre será trabalhado um elemento da natureza, o professor deverá  colocar em seu planejamento semanal atividades sobre o projeto, usando estratégias como:
  •  Trabalho individual e em grupos; 
  •  Apresentação de Seminários;
  •  Aula de Campo; 
  •   Observação e investigação de processos artesanais ou industriais
  • Formulação de perguntas e suposições sobre os processos de transformação de materiais em objetos;
  •  Pesquisas: busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta;
  • Interpretação de imagens e textos selecionados;
  • Organização, interpretação e registro de informações por intermédio de desenhos, quadros, esquemas, listas, tabelas e pequenos textos;
  • Experiências científicas;
  • Confecção de Maquetes, cartazes e mural.
No final de cada bimestre será realizado uma exposição dos trabalhos desenvolvidos, como forma de valorização do processo de construção do conhecimento do aluno.

AVALIAÇÃO

Avaliação será processual, será observado se o projeto está atingindo plenamente os objetivos propostos. Através da auto avaliação de sua prática pedagógica e do desempenho dos educandos, observando as produções dos alunos e seu envolvimento nos temas propostos.
O processo de avaliação será contínuo, através de observações e registros do professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes, são o norte para que estes sujeitos possam agir como (trans)formadores. Será avaliado a participação e o interesse dos alunos, e o conhecimento na apresentação dos seminários e fóruns.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, n. 116, seção 1, p. 70, 18 jun. 2012.

BRASIL. Decreto-lei n. 9795, de 27 de abril de 1999. Dispões sobre a Educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 128p.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p.189-205, mar. 2003.p.189-205.

MORALES (et. Al). Educação ambiental e multiculturalismo: reflexões para a formação de educadores. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 31-38, jan.-jun. 2010. Disponível em http://www.periodicos.uepg.br

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.

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