APRESENTAÇÃO
O projeto
“Os quatro elementos da natureza”, foi elaborado pela Escola e será desenvolvido
durante o ano de 2017, tendo como público alvo alunos do Ensino fundamental do
1º ao 5º ano. A
Escola pretende trabalhar em coerência com os princípios da educação ambiental,
apontando a “necessidade de reconstrução da relação homem-natureza, a fim de
derrubar definitivamente a crença do homem como senhor da natureza e alheio a
ela e ampliando o conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se
processa” (PCNs Ciências Naturais, 1997).
JUSTIFICATIVA
Atualmente, há em todos os segmentos de nossa
sociedade a preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública, por que a
cada dia que passa temos visto que nosso planeta está ameaçado pela poluição, e
o pior de tudo isso, nós, seres humanos, somos os responsáveis por esse grande mal.
O homem, de forma inconsequente, tem provocado diariamente a destruição de seu
habitat natural, o que tem colocado em risco a sua própria existência nesse
planeta. Através das novas técnicas de industrialização do aumento populacional
e da febre de consumo que impera no mundo, onde cada pessoa busca
incansavelmente satisfazer seus desejos e necessidades, estamos transformando
cada vez mais recursos naturais em bens de consumo.
A
questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante
para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida
entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
(PCNs Meio Ambiente, 1997).
A escola é o espaço social e o local onde o aluno
dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se
valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova.
Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no
cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos
responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e
a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer
meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações
humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os
outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as
suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais
construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa,
em um ambiente saudável. Ao trabalhar os quatro elementos da natureza de forma
contextualizada e dinâmica as crianças construirão saberes que ultrapassam o
senso-comum e construirão atitudes ecológicas pautadas em conceitos
significativos.
OBJETIVOS
- Explicar noções básicas de ecologia com uma linguagem apropriada de acordo com a idade;
- Despertar nos alunos valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
- Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
- Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
- Sensibilizar as crianças sobre a importância do cuidado adequado da terra e dos alimentos que ela produz à saúde humana e também dos rios, dos animais e das espécies que ali se estabelecem.
CONTEÚDOS
1º bimestre: Água;
2º bimestre: Fogo
3º bimestre: Terra
4º bimestre: Ar
METODOLOGIA
- Trabalho individual e em grupos;
- Apresentação de Seminários;
- Aula de Campo;
- Observação e investigação de processos artesanais ou industriais
- Formulação de perguntas e suposições sobre os processos de transformação de materiais em objetos;
- Pesquisas: busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta;
- Interpretação de imagens e textos selecionados;
- Organização, interpretação e registro de informações por intermédio de desenhos, quadros, esquemas, listas, tabelas e pequenos textos;
- Experiências científicas;
- Confecção de Maquetes, cartazes e mural.
AVALIAÇÃO
Avaliação será processual, será observado se o projeto está
atingindo plenamente os objetivos propostos. Através da auto avaliação de sua prática
pedagógica e do desempenho dos educandos, observando as produções dos alunos e
seu envolvimento nos temas propostos.
O processo de avaliação será contínuo, através de observações e
registros do professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento
dos alunos, das habilidades conquistadas interpretação, expressão, criticidade,
comunicação, criatividade, autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes,
são o norte para que estes sujeitos possam agir como (trans)formadores. Será avaliado a participação e o
interesse dos alunos, e o conhecimento na apresentação dos seminários e fóruns.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, n. 116,
seção 1, p. 70, 18 jun. 2012.
BRASIL.
Decreto-lei n. 9795, de 27 de abril de 1999. Dispões sobre a Educação ambiental
e institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1999.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio
ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 128p.
JACOBI, P.
Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São
Paulo, n. 118, p.189-205, mar. 2003.p.189-205.
MORALES
(et. Al). Educação ambiental e multiculturalismo: reflexões para a formação de
educadores. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 31-38, jan.-jun. 2010.
Disponível em http://www.periodicos.uepg.br
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do
futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário