segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

PLANEJAMENTO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BEVENUTO FILHO
PLANEJAMENTO ANUAL
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


1º BIMESTRE – IDENTIDADE

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos/ Competências e Habilidades
· Conhecer e dramatizar a historia da escrita;
· Representar através de desenho a historia da escrita;
· Identificar e escrever o próprio nome.
· Identificar e nomear os colegas, os amigos fora da escola, os nomes das crianças da turma.
· Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade.
· Reconhecer as letras que compõe o seu nome;
· Comparar seu nome com o nome dos colegas para identificação das letras que são comuns;
· Reconhecer palavras que tem a mesma letra inicial do seu nome;
· Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes;
· Registrar o próprio nome;
· Usar as letras do alfabeto na tentativa de identificação da direção da escrita;
· Escrever o nome e identifica-lo em contexto diversificados;
· Reconhecer o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
· Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
· Ouvir e recontar história na sequencia dos acontecimentos;
· Fazer questionamentos sobre a história lida;
· Ler e identificar as sílabas existentes nas palavras.
Conteúdos
· Historia da Escrita;
· Alfabeto;
· Letra Maiúscula/minúscula;
· Junções: ao, ai, ia, ui, uau, au, eu, ei, oi;
· Meu nome;
· Nome dos meus amigos;
· Nome dos meus brinquedos preferidos;
· Nome das coisas que eu gosto e do que não gosto;
· Nome da professora;
· Minha turma tem um nome;
· Nome e sobrenome;
· Nomes próprios e comuns;
· Alfabeto maiúsculo e minúsculo
· Diferenciar letras, números e desenhos
· Gêneros textuais

LINGUAGEM MATEMÁTICA
Objetivos / Competências e Habilidades
· Identificar direções/sentidos diferentes;
· Reconhecer os diferentes símbolos, fazer a leitura e compreensão dos mesmos;
· Desenvolver o raciocínio logico para resolver situações-problema que envolva as ideias de juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração;
· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
· Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
· Fazer a leitura e a escrita de qualquer numero da sequencia trabalhada reconhecer a posição de elementos dentro de dessa sequencia, ordena-los do maior para o menor e vice-versa;
· Desenvolver a capacidade de agir na vida diária, aplicando os conhecimentos desenvolvidos.
· Conhecer e dramatizar a historia dos números;
· Construir o significado do numero natural a partir da contextualização social;
· Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço;
· Ordenar, seriar, pessoas ou objetos de acordo com algum critério estabelecido (altura,
tamanho, cor, espessura), e assim explorando os conceitos de grandeza e posição;
· Identificar e escrever a sequencia numérica dos números naturais, explorando a ideia de números vizinhos;
Vivenciar em situações do cotidiano, a ideia de quantidade, identificando e associando cada uma ao seu respectivo símbolo numérico;
Conteúdos
· Comparação de tamanho: (maior / menor / mesmo
· Noções de posição: (frente / atrás / entre / em cima, embaixo / ao lado / perto / longe /
direita esquerda / mesmo sentido e sentido contrario).
· Semelhanças e diferenças
· Classificações
· Símbolos e códigos
· Os sinais (+ e =) símbolos matemáticos
· Sequencias logicas
· Historia dos números;
· Números ate 9
· Correspondência um a um
· Registro de quantidades.
· Quantidades e gráfico
· Ideias dos números de 1 a 9
· Representação dos números de 1 a 9
· Números do 11 ao 20
· A ideia do zero (0)
· Antecessor e sucessor (de 0 e 9)
· Noções de tempo: (ontem, hoje, amanha)
· Ordem crescente e ordem decrescente
· Números Ordinais (1° ao 10°)
· Calendário; Dias da semana
Construção do numero e de suas relações – algarismo, quantidade, sequencia;

NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos /Competências e Habilidades
· Observar o espaço aonde vive;
· Coletar dados por meio de entrevista, por meio de observação direta ou de leitura de imagens que representem situações do cotidiano;
· Registrar dados por meio de diferentes linguagens;
· Expor oralmente as ideias;
· Respeitar as diferenças na historia pessoal dos colegas e de crianças que viveram em outros tempos e espaços;
· Valorizar a escola onde estuda;
· Conhecer as dependências da escola e a função de cada funcionário;
· Relacionar atividades para cada período do dia;
· Identificar e nomear as partes do nosso corpo;
· Perceber seu próprio corpo, seu processo de crescimento e seu desenvolvimento;
· Adotar bons hábitos, posturas e atitudes corporais;
· Reconhecer o período em que estuda;
· Vivenciar as brincadeiras, articulando suas vivencias, possibilitando contato com regras;
· Explorar diversos objetos e jogos, vivenciando atitudes de respeito e relação com os outros;
· Sensibilizar as crianças quanto a necessidade de preservação do manancial, do não desperdício da agua pra que não falte agua no planeta;
· Conhecer como se aproveita a agua dos rios;
· Valorizar a agua e o ar como recursos indispensáveis a vida;
· Perceber os efeitos da escassez de agua para os seres vivos;
· Conscientizar os alunos dos seus direitos e deveres
· Listar os direitos e deveres dos alunos.
Conteúdos
· Que criança sou eu?
· Toda criança tem um nome e sobrenome
· As crianças tem amigos
· Cada criança tem seu jeito
· Vamos falar de medo?
· O aniversario
· Meu dia-a-dia.
· Minhas atividades diárias
· Noção de tempo
· Conceitos manha, tarde e noite.
· Nossa escola
· Nossa classe
· As aulas e as dependências da escola
· Nosso corpo
· Do que você gosta de brincar?
· O que você gosta de comer? Alimentação
· Fortes emoções
· Expressões fisionômicas
· Datas comemorativas; Pascoa/Carnaval.
· Agua
· Direitos e Deveres
2º BIMESTRE - EU E OS QUE RODEIAM

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos/ Competências e Habilidades
Realizar a leitura de imagens e rótulos de uso cotidiano;
Participar e interagir no momento da leitura de textos de diferentes gêneros como: contos, noticias de jornais, informativos, revistas, quadrinhas, parlendas, placas, rótulos, bula, etc.;
Escrever palavras a vista de cenas e gravuras, conforme sua hipótese de escrita.
Reconhecer e grafar as letras trabalhadas do alfabeto.
Identificar os sons das letras apresentadas.
Ampliar a construção de uma consciência fonológica (relação fonema-grafema).
Reconhecer os sons iniciais e/ou finais das palavras.
Perceber a função social da escrita;
Escrever e ler as junções com as vogais;

Conteúdos
· Alfabeto;
· Som inicial e final;
· Escrita espontânea;
· Praticas de leitura e escrita;
· Situações do uso da leitura e da escrita;
· Uso da linguagem oral;
· Nomes próprios e comuns;
· Formar palavras com o alfabeto móvel;
· Interpretação oral de textos;
· Semelhanças e diferenças entre palavras quanto ao numero de silabas; Separação de Silabas;
· Palavras quanto ao som inicial e final das palavras;
· Descrição de objetos, cenas e situações;
· Produção coletiva de textos;
· Gêneros Textuais;


LINGUAGEM MATEMÁTICA
Objetivos/ Competências e Habilidades
Identificar e reconhecer tamanhos, formas e espessuras;
Levar o aluno a compreender as formas geométricas existente em objetos e observar
semelhanças e diferenças;
Relacionar e classificar as formas geométricas planas;
Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;
Reconhecer e interpretar massa, altura, idades dos alunos atraves de
gráficos.
Levar o aluno a recitar oralmente a sequencia numérica ate 39;
Proporcionar o aluno a realizar seriação e classificação;
Levar o aluno a comparar numera e quantidade;
Ensinar o aluno a Interpretar e registrar o calendário mensal;
Possibilitar o aluno desenvolver o raciocínio probabilístico (estimativas);
Induzir o aluno a resolver situacoes-problema que envolvam ideias das
operacoes de adicao, subtracao em situacoes cotidianas;
Conduzir o aluno a identificar numeros, sucessor e antecessor compreendendo a sequencia
numérica;
Levar o aluno a identificar propriedades geometricas de objetos e figuras
como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc;

Conteúdos
Figuras geométricas
Sólidos geométricos
Figuras planas
Figuras geométricas e simetria.
O numero dez (10)
Dezena
Os números de 10 a 12
Dúzia e meia dúzia
Os números de 13 a 19
Os números de 20 a 29
Os números ate 39
Quantificação, contagem, resolução de problemas;
Registro de quantidades;
Classificar objetos conforme suas características;
Relação entre numero e quantidade;

NATUREZA E SOCIEDADE
Competências e Habilidades
Reconhecer as transformações ocorridas na estrutura familiar ao longo do tempo;
Conhecer os membros que pertence a sua família;
Compreender a relação e o papel social que cada um tem dentro da família;
Reconhecer-se como parte integrante do ambiente;
Identificar as necessidades básicas (moradia, saúde, vestuário, alimentação) do ser humano
em geral e compreender que todo homem tem direito a usufruir desses benefícios;
Identificar os diferentes tipos de moradia;
Perceber ambientes naturais e ambientes construídos;
Reconhecer a importância da preservação e da manutenção do ambiente em que vive;
Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vive;
Conhecer alguns tipos de solo, com composição e características especificas;
Valorizar a importância do solo para a sociedade e a sua preservação;
Perceber a importância do solo para a vida de diversos seres vivos
Compreender qual a função da planta na purificação do ar;
Compreender a importância do ar para os seres vivos;
· Conscientizar a criança da importância de reutilizar as garrafas pet;
· Compreender a importância da reciclagem para o bem do meio ambiente;
· Informar a comunidade sobre a importância dos cuidados que devemos ter com o lixo, sobre a coleta seletiva e as vantagens com a reciclagem de alguns materiais.
· Incentivar a coleta seletiva do lixo dentro da escola.

Conteúdo
Família;
A minha casa;
Diferentes tipos de moradia;
Outros tipos de moradia;
As moradias por fora;
As moradias por dentro;
A minha rua;
Diferentes tipos de rua;
Meio Ambiente: solo e ar;
Datas comemorativas; Mães/Festa Junina


3º BIMESTRE - TRADIÇÕES E COSTUMES

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Competências e habilidades
Recontar histórias;
Descrever personagens, cenários e objetos;
Imitar personagens, animais e ações com pantomima (gestos);
Dramatizar historias, brinquedos e acontecimentos;
Representar emoções: alegria, dor, tristeza, nos diálogos criados.
Realizar a escolha de livros para apreciação de gravuras e identificação do texto;
Participar de situações nas quais as crianças leiam, ainda que não o façam de forma convencional;

Conteúdos
Alfabeto;
Silabas;
Construções textuais;
Leitura e reconto de historias;
Gênero textual: adivinhas/ parlendas/lendas/ trava-língua/ cantigas de roda/ poemas/ bilhete/ livros/ receitas/ letras de musicas/ pesquisas retiradas da internet/ rótulos;
Leitura de historia, escolhendo livros para ler, manusear e apreciar sozinho (a) ou acompanhado(a), despertando o gosto pela leitura.


LINGUAGEM MATEMÁTICA
Competências e habilidades
Conhecer a historia do dinheiro;
Identificar valores de moedas e cédulas brasileiros;
Estimar valores do sistema monetário;
Realizar cálculos e resolver problemas que envolvam valores de notas e moedas brasileiras;
Desenvolver o raciocínio logico para resolver situações-problema que envolva as ideias de juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração;
Levar o aluno a recitar oralmente a sequencia numérica ate 69;
Levar o aluno a comparar numera e quantidade;

Conteúdos
Nosso dinheiro: cédulas e moedas.
Uso consciente do dinheiro.
As ideias de juntar e acrescentar.
Representação da adição.
Estratégias de adição.
Situações-problema envolvendo adição.
As ideias de subtração: tirar e comparar.
Representação da subtração.
Estratégias da subtração.
Quanto a mais? Quanto a menos?
Situações-problema.
Os números até 69

NATUREZA E SOCIEDADE
Competências e habilidades
Reproduzir e ler jogos verbais: trava-línguas, parlendas, quadrinhas, canções, adivinhas e poemas;
Dramatizar historias e lendas;
Conhecer a historia o município;
Reconhecer-se como parte do município;
Reconhecer a importância dos sinais de transito e sua função;
Classificar os meios de transporte;
Identificar a função dos meios de transporte;
Reconhecer os diversos meios de comunicação, a forma de utiliza-los e sua evolução;
Conteúdos
Folclore;
Lendas;
Jogos e Brincadeiras;
Aniversario do município;
Transito;
Meios de Transporte;
Transportes terrestres;
Transportes aquáticos;
Transportes aéreos
Meios de comunicação;
Dengue
Datas comemorativas:
Pais/Estudante/Município/Independência...


4º BIMESTRE – SERES VIVOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Competências e habilidades
Reconhecer o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
Ouvir e recontar historias na sequencia dos acontecimentos;
Fazer questionamentos sobre a historia lida;
Ler e identificar as silabas existentes nas palavras;
Reconhecer previamente os recursos linguísticos abordados: singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo;
Formar palavras e separa-las em sílabas;
Produzir escritas espontâneas de palavras;
Criar e escrever frases;
Produzir textos coletivos;
Identificar personagens, ideia central e parágrafos;
Diferenciar palavras do gênero feminino e masculino;
Desenvolver o gosto pela leitura.
Participar dos projetos desenvolvidos pela a escola.
Diferenciar palavras no singular e plural;
Passar as palavras do singular para o plural;
Conhecer os sinais de pontuação;
Identificar os sinais de pontuação em frases e pequenos textos;

Conteúdos
Escrita de frases;
Produção de textos;
Masculino/feminino/artigo
Palavras/Sílabas/Sílabas complexa
Escrita Espontânea;
Interpretação de texto;
Singular/Plural
Pontuação


LINGUAGEM MATEMÁTICA
Competências e habilidades
Fazer comparação e medidas de comprimento (pequeno, médio, grande, mais alto, mais baixo, da mesma altura, maior que, menor que, do mesmo tamanho, grosso, fino).
Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida (comprimento, massa, capacidade);
Escrever os numerais e utiliza-los em jogos, exercícios e na leitura dos números envolvendo o cotidiano
;
Usar da contagem oral dos números nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
Explicação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, empregando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessária essa ação.
Registrar e justificar suas produções em situações-problemas e em jogos;
Levar o aluno a recitar oralmente a sequencia numérica ate 99;
Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;
Levar o aluno a comparar numero e quantidade;
Conteúdos
Medidas e instrumentos de medidas
Medida de comprimento
Medida de massa
Medida de capacidade
Medida de tempo
As dezenas inteiras
Os números até 99

Natureza e Sociedade
Competências e habilidades
Identificar e nomear as partes de uma planta;
Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais, plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse;
Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza;
Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
Identificar as fases da vida do ser humano, dos animais e plantas (crescem, nascem,
reproduzem-se e morrem) e reconhecer que o ciclo vital e característica comum a todos os seres vivos;
Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileiras e mundiais;
Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.
Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, características e suas necessidades vitais.
Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
Identificar semelhanças e diferenças no corpo e no comportamento do ser humano e de outros animais;
Identificar as diferentes relações que os seres vivos mantêm entre si e com o meio ambiente em que vivem para garantir a sobrevivência da espécie;
Identificar diferenças básicas entre os ambientes aquático e terrestre, bem como entre os seres vivos que os habitam;
Conteúdos
Flora (Plantas);
Animais (Fauna); Classificação
Características e necessidades vitais de diferentes espécies de seres vivos;
Datas comemorativas; Dia das crianças/Bandeira/Professor/Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário