PLANO DE
AÇÃO - PIP/2016
|
|||||||
Escola
|
ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR BEVENUTO FILHO
|
DIRED
|
1ª
|
Público Alvo
|
ALUNOS DO 4º E 5º ANO
|
||
Diretor (a)
|
ANA HELOISA SILVA DE OLIVEIRA
|
Coordenador(a) do PIP
|
VERÔNICA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA
|
||||
Título do Projeto
|
CIDADÃO LEITOR
|
||||||
Campo de Desenvolvimento
|
LEITURA E LETRAMENTO
|
||||||
OBJETIVOS DO PIP DA ESCOLA
|
|||||||
Geral: Criar condições para
atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante o ano letivo
de 2016, formando leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida,
através de um currículo integrado e de uma metodologia inovadora, fazendo uso
das novas tecnologias, e assim diminuir o índice de reprovação e de distorção
idade/série.
Específicos:
- Envolver os alunos em
um trabalho pedagógico que faça uso das novas tecnologias da informação e
comunicação enquanto ferramentas de construção do conhecimento;
- Desenvolver estratégias
que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano;
- Fomentar a prática da
leitura fora da sala de aula, pelo uso de diferentes meios como jornais,
revistas e títulos e autores; - Desenvolver habilidades de ler diferentes
gêneros textuais;
- Expressar de diferentes formas, os
conhecimentos construídos com as práticas de leitura, como postagem de texto
no blog, e confecção de maquetes.
|
|||||||
METAS DO PIP DA ESCOLA
|
|||||||
Diminuir o índice de
reprovação das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de 25,3,% para 3%;
Diminuir o índice de
distorção idade/série das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de
32,1,% para 3%;
Concluir o ano letivo de
2016 com 100% dos alunos do 4º e 5º ano tendo adquirido com proficiência as
habilidades da leitura , da escrita e do letramento
social.
|
|||||||
Atividade: 01
Atividade
|
Objetivo
|
Metodologia
|
Avaliação
|
Recursos
Materiais
|
Articulador/
áreas envolvidas
|
Colaboradores
Parceiros
|
Público
(nº)
|
Status
|
||||||
Execução da Temática
Conhecendo o município de São Gonçalo do
Amarante
|
-Conhecer e valorizar o município como lugar onde
vivemos resgatando as memórias desde sua fundação;
-Conhecer através de pesquisas a história do
município;
-Localizar o município e seus vizinhos;
-Desenvolver
habilidades de ler diferentes gêneros textuais;
- Desenvolver
habilidades de produzir textos coerentes.
.
|
-Pesquisa e entrevista
com os moradores mais velhos;
- Elaboração de Vídeos
Documentário;
- Tirar fotos dos Patrimônios;
-Pintura em tela do
patrimônios;
-Exposição de Arte
das telas pintadas pelos
alunos;
- Leitura, e intepretação
do Hino de São Gonçalo;
- Produção de textos
sobre São Gonçalo para postagem no Blog da Escola.
- Localizar
em mapas o município e seus vizinhos;
|
Avaliar o
procedimento e atitude do aluno:
Procedimentos Participação nas atividades de Pesquisa histórica;
Interpretação dos
dados da pesquisa histórica;
Construção de
linha do tempo, maquetes;
Atitude
Valorização da
História do município;
Reflexão crítica sobre a História do município.
|
Papel Ofício;
impressora; toner para impressora;
Livros didáticos e
paradidáticos;
Aparelho de som;
Computadores;
Tablets; internet;
Datashow;
Filmadora; Maquina fotográfica;
Telas para pinturas;
Tinta para pintura em tela;
Pinceis para
pintura em tela de vários tamanhos; Mapas do Município de são Gonçalo;
|
Verônica Maria Coordenadora da atividade;
Cada professor polivalente executará na sua sala de
aulas as atividades
|
Colaboração do Museu de São Gonçalo/ Dona Militana
|
90 Alunos do 4º e 5º ano
|
-Em execução
|
||||||
Local
|
Escola Estadual Professor Bevenuto Filho
|
Data/Período
|
1º bimestre de 15 Fevereiro a
27 de abril de 2016
|
|||||||||||
Comunicação/divulgação
|
Avisos e convites nas agendas
dos alunos e nas redes sociais.
|
|||||||||||||
Observações/Tipos de Registro
|
Registro fotográfico, filmagem
e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes
sociais.
|
|||||||||||||
Assinatura/Rubrica dos
responsáveis pela atividade
|
||||||||||||||
Obs.: anexar ao término de
cada atividade a lista nominal dos participantes
|
||||||||||||||
Atividade: 02
Atividade
|
Objetivo
|
Metodologia
|
Avaliação
|
Recursos
Materiais
|
Articulador/
áreas
envolvidas
|
Colaboradores
Parceiros
|
Público
(nº)
|
Status
|
||||||
Execução da temática Meio
Ambiente
.
|
-Valorizar e respeitar o meio ambiente;
-Desenvolver atitudes e comportamentos favoráveis a preservação
do meio ambiente;
-Participar de
entrevistas, observação direta e indireta, experimentação;
- Elaborar om
coerência textos, esquemas, listas, tabelas e cartazes.
|
Produção de um
programa de rádio escolar
realizado
pelos alunos
Postagens de textos
feitos pelos alunos no blog da escola; Leitura e pesquisas
nos tablets; Reprodução e
produção de vídeos; Realização de oficinas literárias;
Realização de
entrevistas; Produção de documentário através de imagens (audiovisuais);
Apresentação de
seminários; Ciclos de
palestras e debates; Produção de cordéis e paródias; passeios a áreas de
preservação (Rio Potengi/Barco Escola)
|
Avaliar o
procedimento e atitude do aluno: Procedimentos
Participação em
entrevistas, em observação direta e indireta, em experimentação. Elaboração
de textos, esquemas, listas, tabelas e cartazes.
Atitude
Valorização e
respeito ao meio ambiente; Desenvolvimento de atitudes e comportamentos
favoráveis do preservação a meio ambiente
|
Papel Ofício;
impressora; toner para impressora;
Livros didáticos e
paradidáticos;
Aparelho de som;
Computadores;
Tablets; internet;
Datashow; Filmadora;
Maquina fotográfica;
Caixa de som e
microfone.
|
Cada professor polivalente executará na sua sala de
aulas as atividades, coordenados por Verônica Maria
|
Colaboração do
Barco Escola Chama Maré
|
90 Alunos do 4º e 5º ano
|
-A executar
|
||||||
Local
|
Escola Estadual Professor Bevenuto
Filho
|
Data/Período
|
2º Bimestre De 28 de abril a
21 de agosto De 2016
|
|||||||||||
Comunicação/divulgação
|
Avisos e convites nas agendas
dos alunos e nas redes sociais
|
|||||||||||||
Observações/Tipos de Registro
|
Registro fotográfico, filmagem
e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes
sociais.
|
|||||||||||||
Assinatura/ Rubrica dos
responsáveis pela atividade
|
||||||||||||||
Atividade: 03
Atividade
|
Objetivo
|
Metodologia
|
Avaliação
|
Recursos
Materiais
|
Articulador/
áreas
envolvidas
|
Colaboradores
Parceiros
|
Público
(nº)
|
Status
|
||||||
Execução do Projeto
Respeito a
diversidade cultural;
|
- Conhecer as diversidades culturais das regiões
brasileiras, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer,
descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma
prazerosa, rica e envolvente.
- Experimentar vivências do
campo das Artes Visuais, Música e Dança existentes nas regiões brasileiras.
- Apreciar, valorizar e
respeitar a diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos.
|
Elaboração de histórias
por meio de softwares educativos;
Postagens de textos feitos pelos alunos no blog da escola; Leitura e
pesquisas nos tablets; Realização do correio da amizade, Realização de
oficinas literatura popular;
Produção de documentário
através de imagens (audiovisuais); Apresentação de
seminários; palestras e
debates; Produção de cordéis, paródias e dramatizações;
Ensaios e apresentação de
danças típicas; Realização da Mostra cultural, com apresentação de danças
típicas pelos alunos e exposição dos trabalhos desenvolvidos.
|
Avaliar o
procedimento e atitude do aluno: Procedimentos
Participação em
pesquisa; Elaboração de textos, cartazes e cordel.
Atitude
Valorização e
respeito a diversidade cultural; Desenvolvimento de atitudes e comportamentos
favoráveis as diferenças
|
Papel Ofício;
impressora; toner para impressora;
Livros didáticos e
paradidáticos;
Aparelho de som;
Computadores;
Tablets; internet;
Datashow;
Filmadora; Maquina fotográfica;
Caixa de som e
microfone.
|
Cada professor polivalente executará na sua sala de
aulas as atividades, coordenados por Verônica Maria
|
Colaboração do Teatro de São Gonçalo do Amarante
|
90 Alunos do 4º e 5º ano
|
-A executar
|
||||||
Local
|
Escola Estadual Professor Bevenuto Filho
|
Data/Período
|
3º Bimestre de 22 de agosto a
30 de setembro
|
|||||||||||
Comunicação/divulgação
|
Avisos e convites nas agendas
dos alunos e nas redes sociais
|
|||||||||||||
Observações/Tipos de Registro
|
Registro fotográfico, filmagem
e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes
sociais.
|
|||||||||||||
Assinatura/ Rubrica dos
responsáveis pela atividade
|
||||||||||||||
Atividade: 04
Atividade
|
Objetivo
|
Metodologia
|
Avaliação
|
Recursos
Materiais
|
Articulador/
áreas
envolvidas
|
Colaboradores
Parceiros
|
Público
(nº)
|
Status
|
||||||
Execução da Temática
Saúde e
qualidade de vida;
|
-Valorizar o cuidado com a saúde;
-Desenvolver atitudes e comportamentos favoráveis à boa saúde.
|
Postagens no blog da
escola de textos produzidos pelos alunos sobre a temática;
Elaboração de histórias
por meio de softwares educativos;
Leitura e pesquisas nos
tablets; Realização do correio da amizade, Realização de oficinas de literatura;
Produção de documentário
através de imagens (audiovisuais); Apresentação de
seminários; palestras e
debates; Produção de cordéis, paródias e dramatizações.
|
Avaliar o
procedimento e atitude do aluno: Procedimentos Leitura e interpretação
de listas, gráficos e tabelas;
Produção de tabelas, gráficos e
cartazes.
Atitude
Valorização e cuidado com a saúde;
Desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis à saúde.
|
Papel Ofício; impressora;
toner para impressora;
Livros didáticos e
paradidáticos;
Aparelho de som;
Computadores;
Tablets; internet;
Datashow;
Filmadora; Maquina fotográfica;
Caixa de som e
microfone.
|
Cada professor polivalente executará na sua sala de
aulas as atividades, coordenados por Verônica Maria
|
Colaboração do Posto de Saúde da comunidade
|
90 Alunos do 4º e 5º ano
|
-A executar
|
||||||
Local
|
Escola Estadual Professor Bevenuto Filho
|
Data/Período
|
4º Bimestre de 04 de outubro a
20 de dezembro de 2016
|
|||||||||||
Comunicação/divulgação
|
Avisos e convites nas agendas
dos alunos e nas redes sociais
|
|||||||||||||
Observações/Tipos de Registro
|
Registro fotográfico, filmagem
e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes
sociais.
|
|||||||||||||
Assinatura/ Rubrica dos
responsáveis pela atividade
|
||||||||||||||
LISTA DE TAREFAS
|
||||
Nº
|
Atividade
|
Responsável
|
Período
|
Observações
|
01
|
Reunião de
planejamento com todos os professores que atuam nas turmas contempladas com o
PIP.
|
Gestor, coordenador
pedagógico e coordenador do projeto.
|
Dia 26/02/2016.
|
Os 04 professores das turmas contempladas com o
PIP participarão do planejamento das
ações do projeto.
|
02
|
Apresentação do PIP
para a comunidade escolar.
|
Gestor, coordenador
pedagógico, coordenador do projeto e professores das turmas contempladas.
|
Dia 04/03/2016.
|
Todos os pais serão
convidados a participar da apresentação do projeto, bem como, alunos, funcionários,
conselhos, parceiros e colaboradores.
|
03
|
Elaboração do plano de
ação por atividade
|
Gestor, coordenador
pedagógico e do projeto e professores das turmas contempladas.
|
Envio da 1ª versão:
até 24/02/2016.
Versão final: entregar
na visita do orientador a escola.
|
O plano de ação foi
elaborado a partir das atividades propostas no projeto apresentado pela
escola.
|
04
|
Visita do orientador à
escola
|
Coordenação e orientadores
do PIP.
|
Março de 2016.
|
Estarão presentes para
reunião de orientação e planejamento o Gestor, a coordenação pedagógica, o
coordenador do projeto e os professores das turmas contempladas.
O orientador entrará
em contato com a escola para informar a data da visita.
|
05
|
Registro das
atividades do PIP
|
Equipe envolvida nas
atividades do projeto.
|
Durante a execução do
projeto.
|
Os registros serão feitos
através de filmagens, fotos e postagens no Blog da escola, visando facilitar a
elaboração do relatório final do projeto.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário