segunda-feira, 23 de maio de 2016

Aula de Artesanato: Galo Branco

Entre as atividades do Projeto Conhecendo o Município de São Gonçalo do Amarante a professora do 4º Ano B, realizou uma oficina de arte com argila, a proposta era que os alunos, com a mediação da  Artesã Lia,  produzissem um Galo Branco, que é o símbolo do folclore Norte-rio-grandense. 
O Galo Branco nasceu das mãos do artesão chamado Antônio Soares que viveu em Santo Antônio do Potengi, comunidade essa que é tradicional na tipologia argila e cerâmica. Antônio Soares querendo deixar suas “quartinhas” mais atrativas para seus clientes criou um modelo no estilo de um galo feito com um barro branco, na época encontrado facilmente nos barreiros da comunidade. Posteriormente, D. Neném Felipe vai trabalhar com seu Antônio e da uma nova forma aquela peça utilitária deixando-a com aspecto de uma peça decorativa e com cores. 
O trabalho com a argila é  diferente da pintura e do desenho, linguagens bastante comuns nas escolas,  porque proporciona um trabalho tridimensional. O objetivo desta atividade foi levar o aluno a novas experiências e aprendizagens.


 

       





Nenhum comentário:

Postar um comentário