terça-feira, 24 de maio de 2016

Programa de Rádio nº 1 Tema: Poluição



No dia 24 de maio aconteceu a primeira simulação de programa de rádio da escola, com a turma do 5º ano A, tendo a professora Adenilde como responsável. 
O Programa contou com informações sobre Poluição, curiosidade sobre o tema, um pouco de humor e música sobre a temática. Tudo feito pelos próprios alunos com a mediação da professora.

                                      
O objetivo do  Projeto: Rádio Bevenuto   é simular um programa de rádio na escola, e tem como finalidade trabalhar de forma inovadora a linguagem oral e gêneros textuais orais, ou seja, trabalhar os conteúdos de forma criativa e prazerosa. Em outras palavras, não se trata de uma atividade extra desligada do conteúdo curricular, ao contrário a rádio pode ser usada para trabalhar todos os conteúdos,  através da linguagem oral.

 Músicas do programa:

Informações do Programa

A poluição é definida na legislação brasileira (Lei 6.938/81, Art.3, III) como a “...degradação da qualidade ambiental...” que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, segurança e o bem-estar da população, que criem condições adversas às atividades sociais e econômicas, que afetem desfavoravelmente a biota, as condições estéticas ou sanitárias do ambiente ou que lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões estabelecidos.

Assim, podemos identificar diversos tipos de poluições que interferem em um ou mais dos aspectos citados acima:
* Poluição sonora: a poluição sonora é aquela causada pelo excesso de ruídos como aqueles causados pelos carros, máquinas e etc.
* Poluição visual: outra grande fonte de poluição, principalmente nos meios urbanos é a poluição visual. As imagens de outdoors, cartazes, e diversos outros meios de comunicação servem para transmitir informações, entretanto, o uso excessivo destes recursos pode ser considerado poluição.
* Poluição atmosférica: a poluição atmosférica é aquele que afeta as condições do ar que respiramos. Suas principais fontes são as indústrias e os automóveis que lançam diversos tipos de gases na atmosfera como o dióxido de carbono, óxidos de enxofre e materiais particulados.
* Poluição da água: a poluição dos corpos hídricos (rios, lagos, etc.) é talvez a mais comum de todas as poluições.
* Poluição do solo: todo resíduo que é despejado no solo sem cuidado algum (o que não é o caso de aterros sanitários, por exemplo) caracteriza um tipo de poluição. Os conhecidos “lixões”, locais para onde eram levados os resíduos produzidos em uma cidade, e que hoje em dia são ilegais, constituem uma fonte de poluição do solo assim como os agrotóxicos e defensivos agrícolas que, se usados indiscriminadamente podem provocar a contaminação do solo e, na ocorrência de chuva, dos corpos hídricos (quando a água da chuva arrasta para os rios e lençóis freáticos toda a poluição que estava no solo).








Nenhum comentário:

Postar um comentário