ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BEVENUTO FILHO
PROJETO: RADIO BEVENUTO
Apresentação
A ideia de simular um programa
de rádio na escola tem como objetivo trabalhar de forma inovadora a linguagem
oral e gêneros textuais orais, ou seja, trabalhar os conteúdos de forma
criativa e prazerosa. Em outras palavras, não se trata de uma atividade extra
desligada do conteúdo curricular, ao contrário a rádio pode ser usada para
trabalhar todos os conteúdos, através da linguagem oral.
Os Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental- PCNs, Língua Portuguesa recomenda
trabalhar atividades de comunicação significativas, promovendo
ambientes favoráveis a aprendizagens dos conteúdos conceituais, procedimentais
e atitudinais (1997).
Justificativa
A participação dos alunos na simulação de um programa informativo de rádio escolar pode ser justificada
pela oportunidade que esta atividade tem em se converter em uma boa situação de
aprendizagem, não só da linguagem oral, mas também de gêneros
textuais orais e de conteúdos curriculares trabalhados na pauta dos programas, e
ainda pode promover a reflexão sobre os recursos que a língua oferece
para alcançar diferentes finalidades comunicativas. A
produção do programa de rádio pode possibilitar a realização de
atividades em grupo que envolvam o planejamento, a pesquisas e requeiram a
definição de temas, a tomada de decisões sobre encaminhamentos, a divisão de
tarefas, a apresentação de resultados.
Esse tipo de atividade atende o que recomenda os Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental- PCNs, Língua Portuguesa que orienta a
realização de atividades dos mais variados tipos, mas que tenham sempre
sentido de comunicação de fato (2001).
"O trabalho com linguagem oral deve acontecer no
interior de atividades significativas: seminários, dramatização de textos
teatrais, simulação de programas de rádio e televisão, de discursos
políticos e de outros usos públicos da língua oral. Só em atividades desse tipo
é possível dar sentido e função ao trabalho com aspectos como entonação,
dicção, gesto e postura que, no caso da linguagem oral, têm papel complementar
para conferir sentido aos textos" (p.51).
Objetivo
- Trabalhar de forma inovadora, criativa e prazerosa a linguagem oral, os Gêneros textuais orais e os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Metodologia
1 - Iniciar o trabalho, tentando promover uma
conversa animada sobre a presença do rádio na vida dos brasileiros. Perguntar
aos alunos se eles ou suas famílias ouvem rádio, de quais emissoras, programas
e apresentadores mais gostam, quantos aparelhos de rádio possuem em casa, entre
outras coisas. Fale também de suas preferências.
Conte que já houve um tempo em as novelas, os
programas de humor, os noticiários eram transmitidos pelo rádio. Naquela época
a TV nem existia.
2 – Pergunte se já ouviram programa feito por grupos
de crianças e adolescentes nas emissoras de rádio que ouvem com frequência.
Como a resposta, provavelmente será negativa, pergunte Por que será que isso
acontece? Pergunte também se eles, se pudessem, gostariam de ter um
programa no rádio? Como seria esse programa? Sobre quê falaria? Que tipo de
música tocaria?
3 – Contar que, diferente das grandes emissoras de
rádio, muitas escolas brasileiras possuem rádio interna (funcionando dentro da
escola) e ensinam e incentivam crianças e adolescentes a produzirem seus
próprios programas de rádio.
4 - Ouvir com eles três programas (um do gênero
ficção, outro informativo e outro experimental). Ouça os comentários dos alunos
e teça o seus também.
5 - Explique as partes que compuseram os programas que
ouviram: vinheta (pergunte quais eles conhecem e para que servem), abertura,
bloco (s), encerramento, vinheta.
6 - Explique que eles, em grupo: vão criar um programa
informativo curto (igual aos que ouviram); Explique que, os programas serão
ouvidos durante o intervalo, com 20 minutos de duração, se forem longos, pode
acontecer de os ouvintes não prestarem atenção, o que será muito ruim; vão
pesquisar as músicas, sons para produzir as vinhetas ou os efeitos
especiais, as informações e curiosidades; vão decidir a programação, o tema, as
músicas, o que vão informar e como vão informar.
Sugestão: gravar o programa depois ouvir e
comentar o que fizeram, modificar e regravar para depois transmitir.
Recursos
- Caixa
de som; Microfone; gravador; pen drive; notebook; tabtet.
Referências
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua
portuguesa /vol.2. 3ª ed. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 2001.
BELINTANES,
Claudemir. Linguagem oral na escola em tempo de redes. Disponível
em
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022000000100004&lng=es&nrm=iso
LOPES
LIMA, Grácia. Rádio-Escola. Disponível em http://www.portalgens.com.br/radio-escola/um.htm Acessado em
20/05/2016
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_basico/naescola_radioescola.htm
Acessado em 20/05/2016
http://www.brasilsolidario.com.br/wp-content/uploads/Oficina_Radialismo_Exercicios_etapa-I_abril_2014.pdf
Acessado em 20/05/2016
Modelo da Grade de Programação
PROGRAMAÇÃO
DA RÁDIO ESCOLA BEVENUTO
ABERTURA COM A MÚSICA TEMA DA RÁDIO: ETERNO APRENDIZ
FALA
DO ALUNO ____________________________
ESTÁ
ENTRANDO NO AR A RÁDIO ESCOLA BEVENUTO!
MÚSICA, ENTREVISTA, HUMOR, NOTÍCIAS, ENTRETENIMENTO E MUITA INFORMAÇÃO!
NO AR
RÁDIO ESCOLA BEVENUTO!
|
MÚSICA: TEMA DE ABERTURA DA RÁDIO:
ETERNO APRENDIZ
FALA DO ALUNO _____________________________
RÁDIO
ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO!
HOJE O
TEMA DO NOSSO PROGRAMA É __________________________
REALIZADO
PELA TURMA DO ________________
PROFESSOR
RESPONSÁVEL _______________
|
MÚSICA: TEMA DE ABERTURA DA RÁDIO:
ETERNO APRENDIZ
FALA DO ALUNO __________________________________________
VAMOS
OUVIR AGORA A PRIMEIRA MÚSICA SOBRE O TEMA DO
PROGRAMA DE HOJE!
nome da musica: _________________________________ cantada por __________________________________
|
MÚSICA SOBRE O TEMA PROGRAMA DO DIA
FALA DO ALUNO _____________________________________
RÁDIO
ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO!
HORA
DA INFORMAÇÃO!
RECEBEMOS
AGORA O(S) ALUNO(S) ____________________________________
PARA
FALAR SOBRE_______________________________________________
FALA
AI!
|
INFORMAÇÃO 1: FALA DO ALUNO _________________________________________
INFORMAÇÃO 2: FALA DO ALUNO _____________________________
INFORMAÇÃO 3: FALA DO ALUNO _________________________________
CONTINUAÇÃO DA PRIMEIRA MÚSICA SOBRE O TEMA DO PROGRAMA DO
DIA
FALA DO ALUNO ____________________________________________________
RÁDIO
ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO!
HORA
DO HUMOR!
RECEBEMOS
AGORA O(S) ALUNO(S) ____________________________________
FALA
AI!
|
HUMOR 1 FALA DO ALUNO
____________________________________________________
HUMOR 2 FALA DO ALUNO ____________________________________________________
MÚSICA SOBRE O TEMA DO PROGRAMA DO
DIA
ALUNO ____________________________
RÁDIO
ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO!
HORA
DA CURIOSIDADE!
RECEBEMOS
AGORA O(S) ALUNO(S) ____________________________________
FALA
AI!
|
CURIOSIDADE 1 FALA DO ALUNO ____________________________________________________
CURIOSIDADE 2 FALA DO ALUNO ____________________________________________________
CURIOSIDADE 3 FALA DO ALUNO ____________________________________________________
MÚSICA SOBRE O TEMA DO PROGRAMA
ALUNO _________________________
RÁDIO
ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO!
HORA
DO AGRADECIMENTO
AGRADECEMOS A SUA AUDIÊNCIA! BOA AULA A TODOS!
|
ALUNO
_________________________________
RÁDIO
ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO!
HORA
DO ENCERRAMENTO!
ENCERRAMOS
AGORA NOSSO PROGRAMA COM A MÚSICA ______________________
CANTADO
POR ______________
ATÉ O
PRÓXIMO PROGRAMA!
|
ENCERRAMENTO
COM A 2ª MÚSICA TEMA DO PROGRAMA DO DIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário