terça-feira, 14 de junho de 2016

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA RELATÓRIOS DO 1º ANO


ASPECTOS SÓCIO-AFETIVOS
1. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.
2. Interage bem com os/as colegas e o/a professor/a durante o desenvolvimento de atividades.
3. Realiza as atividades de casa (estudos, pesquisas, leituras etc.).
4. Realiza atividades, procurando vencer os desafios propostos.
5. Cuida dos materiais (livros didáticos, cadernos, livros etc.).
6. Compartilha com os/as colegas materiais de uso individual e coletivo.
7. Contribui com discussões e materiais de pesquisa para a construção do conhecimento do grupo.
8. Demonstra atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos.
9. Solicita ajuda dos/as colegas e/ou do/a professor/a quando necessário.
10. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo.
11. Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem recorrer ao/à professor/a.
12. Utiliza o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
13. Demonstra liderança perante o grupo.
14. Demonstra atitudes de conservação dos espaços escolares.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
15. Demonstra interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
16. Usa com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
17. Faz registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
18. Cria histórias com sequência lógica;
19. Faz reconto de vários estilos de texto;
20. Transmiti recados;
21. Reconhece a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
22. Reconhece os nomes dos colegas;
23. Nomeia as letras de seu nome e de outras palavras que sejam significativas;
24. Reconhece, identificar e grafar as famílias silábicas;
25. Reconhece palavras em pequenos textos;
26. Discrimina rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
27. Evoluiu da hipótese da escrita: pré-silábico; silábico com ou sem valor sonoro; silábico-alfabético; alfabético*.
28. Escreve espontaneamente pequenos textos, histórias, versinhos, listas, receitas.
*
Em relação à escrita, o estudante se encontram no nível 1, Escrita Pré-silábica: não estabelece vinculo entre a fala e a escrita; Não escreve as palavras ou estabelece algumas correspondências entre as letras grafadas e a pauta sonora, ainda não escrevem palavras alfabeticamente. Em relação à produção de textos, o estudante ainda não escreve  texto ou produz textos ilegíveis.


Em relação à escrita, o estudante se encontram no nível 2 Escrita Silábica: já estabelece vínculo entre a fala e a escrita,  porém ainda usa qualquer conjunto de letra; escreve palavras com trocas ou omissão de letras, alterações na ordem das letras e outros desvios ortográficos. Em relação à produção de textos, o estudante ainda não escreve texto ou produz textos ilegíveis.


Em relação à escrita, o estudante se encontra no nível 3 Escrita Silábica Alfabética: escreve silabicamente, porém ainda podem faltar letras em algumas silabas; escreve palavras com estrutura silábica consoante-vogal, apresentando alguns desvios ortográficos em palavras com estruturas silábicas mais complexas. Em relação à produção de textos, escreve de forma incipiente ou inadequada ao que foi proposto ou produze fragmentos sem conectivos e/ou recursos de substituição lexical e/ou pontuação para estabelecer articulações entre partes do texto. Apresenta ainda grande quantidade de desvios ortográficos e de segmentação ao longo do texto.


Em relação à escrita , o estudante se encontram no nível 4 Escrita Alfabética: escreve todas as silabas, porém ainda com erros ortográficos; escreve palavras com diferentes estruturas silábicas. Em relação à produção de textos,  atende à proposta de dar continuidade a uma narrativa, embora possa ainda  não contemplar todos os elementos da narrativa e/ou partes da história a ser contada. Articula as partes do texto com a utilização de conectivos, recursos de substituição lexical e outros articuladores, mas ainda comete desvios que comprometem parcialmente o sentido da narrativa, inclusive por não utilizar a pontuação ou utilizar os sinais de modo inadequado. Além disso, o texto pode apresentar alguns desvios ortográficos e de segmentação que comprometem parcialmente a compreensão.


Em relação à escrita de palavras, o estudante se encontra no nível 5 Escrita Ortográfica: escreve preocupando-se com as regras ortográficas; escreve ortograficamente palavras com diferentes estruturas silábicas. Em relação à produção de textos, atende à proposta de dar continuidade a uma narrativa, evidenciando uma situação central e final. Articula as partes do texto com conectivos, recursos de substituição lexical e outros articuladores textuais. Segmenta e escreve as palavras corretamente, embora o texto possa apresentar alguns desvios ortográficos e de pontuação que não comprometem a compreensão.



MATEMÁTICA
29. Usa as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
30. Realiza classificações e ordenações com critérios figurais próprios, evoluindo para a utilização de critérios pré estabelecidos;
31. Reconhece outras formas geométricas além das básicas: esfera, cubo;
32. Reconhece formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
33. Identifica gradativamente os numerais (até 50) e as quantidades correspondentes;
34. Faz registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional (contagem, uso social, contextualizado);
35. Conhece suas medidas de peso, altura e sapato;
36. Resolve problemas envolvendo a ideia de adição e subtração.

CIÊNCIAS DA NATUREZA
37. Reconhece ações de prevenção a acidentes;
38. Vivencia experiências de cuidado com os seres vivos;
39. Desenvolveu hábitos de higiene pessoal;
40. Desenvolveu cuidados com a sua saúde;
41. Desenvolveu hábito de preservação ao meio ambiente;

CIÊNCIAS HUMANAS/ HISTÓRIA E GEOGRAFIA
42. Pesquisa fatos contextualizados;
43. Dá informações sobre dados pessoais;
44. Associa determinadas atividades aos dias da semana;
45. Relata fatos ocorridos com sequência lógica;
46. Tem noção de onde mora, onde é sua escola, observando e descreve o caminho percorrido;

E. FÍSICA
47. Joga e realiza atividades de desafios, aceitando e respeitando as regras e os resultados;
48. Pega a bola com as mãos ou os pés algumas vezes repetidas;
49. Identifica e nomear mais detalhes do corpo, (calcanhar, tornozelo, etc.).

ARTES
50. Reconhece as diversas cores em situações de uso;
51. Desenha, fazendo representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;
52. Pesquisa e apreciar obras de artes;
53. Faz dobraduras simples;
54. Desenha figura humana com mais detalhes e diferenciação sexual.
55. Utiliza a tesoura com pressão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;
56. Modela livremente, massinha e argila, dando clareza às formas;

ENSINO RELIGIOSO
57. Vivencia com os colegas atitudes de companheirismo e solidariedade
58. Desenvolve atitudes de gratidão pela vida, pela natureza, pelo outro e pelo transcendente
59. Percebe o respeito por todos os seres, a capacidade de conviver sem agredir, nem destruir a natureza
60. Percebe que a não valorização do outro prejudica a convivência com o semelhante
61. Sabe que não tem sentido a inimizade com o próximo, pelo fato de sermos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário