segunda-feira, 13 de junho de 2016

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA RELATÓRIOS DO 4º ANO

ASPECTOS SÓCIO-AFETIVOS
1. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.
2. Interage bem com os/as colegas e o/a professor/a durante o desenvolvimento de atividades.
3. Realiza as atividades de casa (estudos, pesquisas, leituras etc.).
4. Realiza atividades, procurando vencer os desafios propostos.
5. Cuida dos materiais (livros didáticos, cadernos, livros etc.).
6. Compartilha com os/as colegas materiais de uso individual e coletivo.
7. Contribui com discussões e materiais de pesquisa para a construção do conhecimento do grupo.
8. Demonstra atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos.
9. Solicita ajuda dos/as colegas e/ou do/a professor/a quando necessário.
10. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo.
11. Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem recorrer ao/à professor/a.
12. Utiliza o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
13. Demonstra liderança perante o grupo.
14. Demonstra atitudes de conservação dos espaços escolares.
LÍNGUA PORTUGUESA
15. Faz exposição oral sobre temas estudados, mantendo articulação com as fontes utilizadas (gráficos, textos, anotações pessoais etc.).
16. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de textos.
17. Identifica todas as letras do alfabeto.
18. Lê textos estudados e que sabe de memória (listas de alunos da turma, parlenda, trava-língua, cantigas de roda etc.)
19. Lê textos, em voz alta, com fluência, fazendo uso de pontuação e entonação adequada.
20. Identifica informações explícitas no texto.
21. Interpreta textos verbais, não-verbais e mistos (verbais e não-verbais).
22. Atribui significado a termos desconhecidos no texto, considerando o contexto.
23. Identifica e marca as principais ideias do texto.
24. Identifica informações implícitas no texto a partir do contexto.
25. Reconhece o efeito de sentido consequente do uso de sinais de pontuação e outras notações
linguísticas.
26. Identifica diferentes gêneros textuais (carta, poema, notícia, receita etc.) a partir da sua estrutura.
27. Reconhece, em um texto, referências a outros textos.
28. Utiliza diferentes suportes textuais (jornais, revistas, enciclopédias, dicionários etc.) para busca de
informações.
29. Convenções gráficas:
30. Domina a orientação da escrita (da esquerda para direita, de cima para baixo).
31. Domina o alinhamento da escrita (utiliza corretamente a folha).
32. Domina a segmentação dos espaços em branco (espaçamento entre palavras).
33. Níveis de conceitualização do sistema de escrita:
34. Escreve texto, fazendo uso dos eixos quantitativos e qualitativo.
35. Escreve texto de forma silábica sem o predomínio de valor sonoro convencional.
36. Escreve texto de forma silábica com o predomínio de valor sonoro convencional.
37. Escreve texto em nível silábico-alfabético.
38. Escreve texto alfabeticamente, apresentando apenas falhas ortográficas.
39. Utiliza princípios ortográficos nas relações (regulares) entre grafemas/fonemas.
40. Reescreve textos (adivinhas, quadrinhas, parlendas, músicas populares etc.) trabalhados.
41. Participa da produção de textos em várias versões, de forma coletiva.
42. Produz textos, sistematicamente trabalhados, de acordo com as características específicas do gênero.
43. Produz textos mistos (verbal e não-verbal), utilizando recursos plásticos (recortes e colagens de imagens, palavras etc.).
44. Produz textos buscando empregar a pontuação e paragrafação adequada
45. Produz textos narrativos, empregando variados elementos coesivos (depois, quando, mas, em seguida, por isso, de repente, enquanto isso etc.) de acordo com o gênero trabalhado.
46. Identifica problemas de unidade de sentido (coesão e coerência) na revisão de textos.
47. Revisa textos, coletivamente, em várias versões, produzindo alterações quanto ao conteúdo e a forma do texto.
48. Faz uso de estratégias de escrita (planejamento, rascunho, rasura, revisão do texto etc.).
MATEMÁTICA
49. Conta e conserva pequenas quantidades com autonomia
50. Conta, conserva e congela a quantidades maior.
51. Utiliza-se da contagem oral nas brincadeiras e em situações de sala de aula.
52. Comunica quantidades utilizando a linguagem oral, registros não convencionais e/ou números.
53. Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram.
54. Agrupa quantidades, classificando e ordenando por número de objetos.
55. Faz correspondência um a um.
56. Faz correspondência um a muitos.
57. Identifica numerais oralmente de forma sequencial com autonomia.
58. Identifica a localização de números naturais na reta numérica.
59. Identifica a posição de um objeto ou número numa série, noções de sucessor e antecessor.
60. Reconhece números de 0 a 9, fazendo relação de quantidade.
61. Reconhece números de 0 a 99, fazendo relação de quantidade.
62. Reconhece números de 0 a 999, fazendo relação de quantidade.
63. Escreve números compondo de forma gradativa até 10.
64. Escreve números compondo e decompondo de forma gradativa até 99.
65. Escreve números compondo e decompondo de forma gradativa até 999.
66. Identifica numerais visualmente, fazendo relação com ordem e posição: unidade, dezena e centena.
67. Identifica representações associadas a fração com ideia de parte/todo.
68. Resolve situações problemas oralmente e/ou por desenhos e discute suas ideias e respostas.
69. Reconhece no contexto oral e escrito o conceito maior/menor, pouco/ muito, baixo/cima.
70. Utiliza noções simples de cálculo mental para resolver problemas.
71. Resolve situações problemas por escrito, através de esquemas ou números.
72. Identifica em situações práticas as ideias aditivas: juntar, acrescentar, completar.
73. Identifica em situações práticas as ideias subtrativas: retirar, completar, complementar, comparar.
74. Identifica em situações práticas as ideias multiplicativas: agrupar, corresponder, dobrar, combinar.
75. Identifica em situações práticas as ideias distributivas: dividir, distribuir, repartir.
76. Calcula adição com dois algarismos (dezena)
77. Calcula adição com dois algarismos e com reserva
78. Calcula subtração com dois algarismos
79. Calcula subtração com dois algarismos e com reserva
80. Calcula multiplicação com um algarismo.
81. Calcula divisão com um algarismo.
82. Atribui valor correspondente ao dinheiro em situações problemas simples e cotidianos.
83. Estabelece trocas entre cédulas e moedas no Sistema Monetário Brasileiro.
84. Identifica outros papéis que circulam no mercado financeiro como: cheques, duplicatas, cartão de
85. crédito etc.
86. Circula pelas dependências da escola com desenvoltura e autonomia
87. Representa de forma simples, espaços de seu cotidiano: sala, casa, escola, rua etc.
88. Descreve e representa trajetos, observando pontos de referência: esquerda/direita, frente/trás,
89. dentro/fora.
90. Representa formas, com desenhos em vistas diferentes.
91. Usa instrumentos para orientar-se e localizar-se: mapas, desenhos, croquis, maquetes etc.
92. Identifica os objetos por cor, tamanho e forma: classifica e combina por nome e função.
93. Dá forma e nome a seus desenhos, possíveis de reconhecer.
94. Faz representações de objetos:
a) bidimensionais utilizando: desenho, dobradura, recortes.
b) tridimensionais utilizando: modelagens, dobraduras e planificações.
95. Identifica semelhanças e diferenças em:
a) figuras geométricas: quadrados, triângulos, trapézio.
b) poliedros e corpos redondos (prisma, pirâmide, cilindro, cone).
96. Identifica formas geométricas e suas características: lados e simetria.
97. Identifica posições e figuras nas malhas quadriculadas.
98. Conhece os instrumentos de medidas do cotidiano (trena, relógio, régua, balança etc.).
99. Conhece o metro como unidade padrão no Brasil
100. Utiliza diversos procedimentos para comparar grandezas: comprimento, massa, tempo etc.
101. Estabelece relações entre:
a) unidades de medidas e as grandezas: metro/comprimento, litro/volume, quilo/massa etc.
b) horário de início, término e/ou intervalo de duração de um acontecimento.
c) unidades de medidas de tempo: ano, mês, semana, dia, hora.
102. Reconhece questões de análise combinatória simples (roupas e calçados, cardápios etc.).
103. Identifica as informações em documentos pessoais, dados e números.
104. Identifica símbolos e códigos no contexto: sinais, ícones etc.
105. Reconhece o uso do código de barras como representação numérica.
106. Lê informações e dados apresentados em tabelas simples.
107. Lê informações em diferentes gráficos (colunas e barras).
CIÊNCIAS DA NATUREZA
108. Apresenta habilidades de observação, classificação e relação para buscar informações em diversas fontes.
109. Identifica as transformações naturais do ecossistema, estabelecendo relações dos elementos vivos entre si e os seres não vivos.
110. Identifica as transformações no meio ambiente como consequência da ação do homem.
111. Valoriza a água, percebendo a necessidade de consumi-la de forma eficaz e racional.
112. Reconhece a importância de economizar energia elétrica como forma de preservação do planeta.
113. Percebe que os objetos que têm a mesma utilidade podem ser fabricados com diferentes materiais (plástico, vidro, metais, madeira etc.), com distinta aplicabilidade e possíveis reutilizações.
114. Reconhece as formas de aproveitamento e armazenamento dos diversos tipos de lixo.
115. Reconhece os fenômenos decorrentes da relação entre Terra e Sol (Movimentos de Rotação e Translação)
116. Demonstra hábitos saudáveis referentes à alimentação e higiene pessoal através de atitudes e comportamentos.
117. Reconhece os órgãos dos sentidos, trabalhando a ligação existente entre o paladar e o olfato, observando o que ocorre na mastigação.
118. Reconhece a respiração como uma troca de gases e o oxigênio como indispensável à vida.
119. Reconhece os grupos de alimentos (construtores e energéticos) e a água como substâncias alimentares essenciais para o corpo.
120. Identifica algumas características de mudanças nas fases da vida durante o crescimento e desenvolvimento do corpo humano.
121. Percebe as diferenças entre o sexo masculino e o sexo feminino no que diz respeito às mudanças físicas, aos tabus e aos preconceitos.
122. Reconhece que os animais possuem um ciclo vital e contribuem para o equilíbrio do ecossistema.
123. Reconhece que os animais podem ser classificados de diversas formas (vertebrados e invertebrados, úteis e nocivos etc.).
124. Reconhece que os vegetais realizam a fotossíntese – essencial para a sua sobrevivência como modo alimentar – contribuindo para o equilíbrio do ecossistema.
125. Reconhece a clorofila como pigmento verde nas folhas dos vegetais.
126. Identifica o calor como forma de energia.
127. Distingue materiais bons e maus condutores de calor.
128. Distingue imã natural de imã artificial.
129. Reconhece a importância de experimentos práticos e o uso de alguns instrumentos tecnológicos
CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA/GEOGRAFIA
130. Reconhece semelhanças e diferenças entre sua localidade e outras coletividades.
131. Identifica semelhanças e diferenças entre o meio rural e o urbano.
132. Percebe as diferenças dos lugares de acordo com a localização geográfica (norte, sul, leste e oeste).
133. Compara paisagens naturais e artificiais no ambiente em que vive (serras, prédios, rios, mares,
134. piscinas, florestas, jardins etc.).
135. Reconhece diversidades de culturas que se apresentam na sua região (indígenas, quilombolas).
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
136. Valoriza e participa das diversas expressões artísticas de âmbito local, regional e nacional.
137. Constrói objetos (brinquedos, jogos, máscaras, adereços etc.) utilizando materiais da natureza (terra, areia, barro, argila etc.) e alternativos (jornais, revistas, lã, garrafas, sementes etc.).
138. Faz construções a partir de representação no plano (maquetes), utilizando materiais diversos.
139. Desenha e pinta explorando diversas possibilidades e técnicas com o uso de materiais (lápis, esponjas, pincéis, rolos, pigmentos naturais, guache, anilinas etc.).
140. Improvisa sons, atitudes, gestos e movimentos, constituindo sequências de ações (situações recriadas ou imaginadas), a partir de: objetos, locais, ações, personagens.
141. Apresenta atitude de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.
EDUCAÇÃO FÍSICA
142. Identifica e valoriza os efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde.
143. Constrói e exercita regras aplicadas aos jogos e às brincadeiras populares, participando como forma de lazer e integração social.
144. Participa de jogos competitivos, compreendendo que o competir não significa criar rivalidades, mas entender que a oposição é uma estratégia de jogo.
145. Desenvolve as funções atribuídas dentro do trabalho em equipe, cooperando com o sucesso de todos.
146. Desenvolve habilidades físicas e motoras presentes nas diversas modalidades de expressão corporal(ginásticas, danças, jogos, brincadeiras e atividades cênicas)
ENSINO RELIGIOSO
147. Vivencia com os colegas atitudes de companheirismo e solidariedade
148. Desenvolve atitudes de gratidão pela vida, pela natureza, pelo outro e pelo transcendente
149. Vivencia o respeito por todos os seres, a capacidade de conviver sem agredir, nem destruir a natureza
150. Percebe que a não valorização do outro prejudica a convivência com o semelhante
151. Sabe que não tem sentido a inimizade com o próximo, pelo fato de sermos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário