quinta-feira, 16 de junho de 2016

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA RELATÓRIOS DO 3º ANO


ASPECTOS SÓCIO-AFETIVOS
1. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.
2. Interage bem com os/as colegas e o/a professor/a durante o desenvolvimento de atividades.
3. Realiza as atividades de casa (estudos, pesquisas, leituras etc.).
4. Realiza atividades, procurando vencer os desafios propostos.
5. Cuida dos materiais (livros didáticos, cadernos, livros etc.).
6. Compartilha com os/as colegas materiais de uso individual e coletivo.
7. Contribui com discussões e materiais de pesquisa para a construção do conhecimento do grupo.
8. Demonstra atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos.
9. Solicita ajuda dos/as colegas e/ou do/a professor/a quando necessário.
10. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo.
11. Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem recorrer ao/à professor/a.
12. Utiliza o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
13. Demonstra liderança perante o grupo.
14. Demonstra atitudes de conservação dos espaços escolares.
LÍNGUA PORTUGUESA
15. Percebe o uso da linguagem como meio de comunicação social em seu cotidiano
16. Expressa corretamente todos os sons da fala (fonemas)
17. Relata com clareza suas ideias
18. Emite opiniões sobre diferentes temas e assuntos
19. Identifica sons iniciais e finais das palavras
20. Ouve e respeita o interlocutor
21. Transmite e recebe mensagens com exatidão
22. Escuta e aprecia a leitura de textos feita pelo professor
23. Lê e identifica as letras do alfabeto
24. Lê e interpreta palavras
25. Percebe que a leitura pode ser fonte de informação, prazer e conhecimento
26. Compartilha opiniões, ideias e gostos em leituras realizadas
27. Reconhece e decifra símbolos, dando sentido ao que lê
28. Reconhece e localiza palavras e frases em textos conhecidos
29. Utiliza os espaços de leitura frequentemente
30. Solicita ajuda de um leitor experiente sempre que necessário
31. Amplia seu vocabulário apropriando-se de novas palavras
32. Compreende a natureza alfabética do sistema de escrita
33. Conhece o alfabeto e o valor sonoro convencional das letras
34. Conhece diferentes tipos de letras usadas socialmente
35. Escreve palavras e frases coerentes
36. Escreve seu nome corretamente e o identifica nas diversas situações do cotidiano
37. Participa da escrita coletiva
38. Apresenta escrita primitiva (Garatuja)
39. Lê globalmente; Lê soletrando; Lê silabando; Lê fluente
40. Evolui do nível de escrita Pré-silábica para o Silábica com ou sem valor sonoro; Silábica-alfabética; Alfabética.*
41. Produz textos: Lista palavras relacionadas ao mesmo campo semântico; Escreve textos elementares abordando o tema; Produz textos, oralmente, utilizando-se da linguagem que se escreve.
*
Em relação à escrita, o estudante se encontram no nível 1, Escrita Pré-silábica: não estabelece vinculo entre a fala e a escrita; Não escreve as palavras ou estabelece algumas correspondências entre as letras grafadas e a pauta sonora, ainda não escrevem palavras alfabeticamente. Em relação à produção de textos, o estudante ainda não escreve  texto ou produz textos ilegíveis.

Em relação à escrita, o estudante se encontram no nível 2 Escrita Silábica: já estabelece vínculo entre a fala e a escrita,  porém ainda usa qualquer conjunto de letra; escreve palavras com trocas ou omissão de letras, alterações na ordem das letras e outros desvios ortográficos. Em relação à produção de textos, o estudante ainda não escreve texto ou produz textos ilegíveis.


Em relação à escrita, o estudante se encontra no nível 3 Escrita Silábica Alfabética: escreve silabicamente, porém ainda podem faltar letras em algumas silabas; escreve palavras com estrutura silábica consoante-vogal, apresentando alguns desvios ortográficos em palavras com estruturas silábicas mais complexas. Em relação à produção de textos, escreve de forma incipiente ou inadequada ao que foi proposto ou produze fragmentos sem conectivos e/ou recursos de substituição lexical e/ou pontuação para estabelecer articulações entre partes do texto. Apresenta ainda grande quantidade de desvios ortográficos e de segmentação ao longo do texto.


Em relação à escrita , o estudante se encontram no nível 4 Escrita Alfabética: escreve todas as silabas, porém ainda com erros ortográficos; escreve palavras com diferentes estruturas silábicas. Em relação à produção de textos,  atende à proposta de dar continuidade a uma narrativa, embora possa ainda  não contemplar todos os elementos da narrativa e/ou partes da história a ser contada. Articula as partes do texto com a utilização de conectivos, recursos de substituição lexical e outros articuladores, mas ainda comete desvios que comprometem parcialmente o sentido da narrativa, inclusive por não utilizar a pontuação ou utilizar os sinais de modo inadequado. Além disso, o texto pode apresentar alguns desvios ortográficos e de segmentação que comprometem parcialmente a compreensão.


Em relação à escrita de palavras, o estudante se encontra no nível 5 Escrita Ortográfica: escreve preocupando-se com as regras ortográficas; escreve ortograficamente palavras com diferentes estruturas silábicas. Em relação à produção de textos, atende à proposta de dar continuidade a uma narrativa, evidenciando uma situação central e final. Articula as partes do texto com conectivos, recursos de substituição lexical e outros articuladores textuais. Segmenta e escreve as palavras corretamente, embora o texto possa apresentar alguns desvios ortográficos e de pontuação que não comprometem a compreensão.


MATEMÁTICA
42. Realiza cálculo mental para somar e subtrair
43. Elabora cálculo mental, utilizando os fatos básicos da adição e subtração
44. Associa concretamente a subtração a idéia de retirar, completar e ou comparar quantidades
45. Associa concretamente a adição a idéia de juntar e ou acrescentar uma quantidade a outra
46. Realiza operações de adição simples
47. Realiza operações de subtração simples
48. Demonstra noções de multiplicação
49. Demonstra noções de divisão
50. Participa e resolve problemas e desafios matemáticos no coletivo
51. Estabelece noções de tempo
52. Utiliza calendário
53. Observa e identifica formas geométricas na natureza e em objetos criados pelo homem
54. Conhece e reconhece as principais figuras planas
55. Constrói e representa formas geométricas sem uso obrigatório de nomenclaturas.
56. Estabelece relação de comparação em tabelas e gráficos
57. Relacionar parte e todo (fração)
CIÊNCIAS
58. Formula perguntas e suposições sobre o tema em estudo
59. Faz integração entre conteúdo e prática durante a investigação
60. Busca e coleta informações por meio de observações,
61. experimentações, entrevistas e pesquisas.
62. Organiza registros de dados, através de textos informativos, tabelas,
63. desenhos ou maquetes, que melhor se ajustem a representação dos temas estudados
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
64. Formula hipóteses e questões e respeito dos temas estudados
65. Busca informações em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisas, bibliografias, imagens, etc.)
66. Compreende e utiliza a linguagem cartográfica
67. Analisa documentos de diferentes naturezas
68. Troca informações sobre objeto de estudo
69. Organiza registros em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeo, exposição, mapas, etc.
70. ENSINO RELIGIOSO
71. Vivencia com os colegas atitudes de companheirismo e solidariedade
72. Desenvolve atitudes de gratidão pela vida, pela natureza, pelo outro e pelo transcendente
73. Percebe o respeito por todos os seres, a capacidade de conviver sem agredir, nem destruir a natureza
74. Percebe que a não valorização do outro prejudica a convivência com o semelhante
75. Sabe que não tem sentido a inimizade com o próximo, pelo fato de sermos diferentes.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
76. Explora espaços bidimensionais e tridimensionais na relação dos projetos artísticos
77. Interessa--se por suas produções, dos outros e por diversas obras artísticas com as quais entra em contato de forma curiosa e pensante
78. Sabe representar plástica, corporal e oralmente diferentes manifestações artísticas
79. Produz trabalhos artísticos utilizando diferentes linguagens apreciando suas produções e a dos outros.
80. Cria e utiliza a estrutura da linguagem visual e seus elemento constitutivos: ponto, linha, forma, cor, textura, proporção, espaço, posição e direção
81. Produz e reconhece trabalhos de arte, utilizando a linguagem da pintura, desenho, gravura, modelagem, colagem, fotografia, cinema e escultura
82. Explora possibilidade de diversos materiais
83. Percebe diferentes elementos da música que expressam sensações, sentimentos e pensamentos na interação com os outros e com o meio
84. Aprecia o universo da música, observando elementos da linguagem musical em obras de diferentes épocas e cultura
85. Explora elementos da música para se expressar e interagir
EDUCAÇÃO FÍSICA
86. Identifica e nomeia partes do corpo
87. Incorpora hábitos saudáveis de cuidados pessoais
88. Demonstra habilidades motoras básicas
89. Demonstra capacidade perceptivo-motora e sensório-motora básicas
90. Observa seu próprio desempenho motor
91. Participa das atividades, jogos e brincadeiras
92. Reconhece e respeitar regras e combinados
93. Reconhece manifestações culturais por meio de brincadeiras
94. Interage com os colegas nas atividades propostas, sem perder o foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário