Segundo os PCNs (1997) nas atividades de “leitura” o aluno
precisa analisar todos os indicadores disponíveis para descobrir o significado
do escrito e poder realizar a “leitura” de duas formas:
1ª - pelo ajuste da “leitura” do texto, que conhece de cor, aos segmentos escritos, e os textos mais adequados são as quadrinhas, parlendas e canções que, em geral, se sabe de cor;
2ª- pela combinação de estratégias de antecipação (a partir de informações obtidas no contexto, por meio de pistas) com índices providos pelo próprio texto, em especial os relacionados à correspondência fonográfica, e os textos mais adequados são as embalagens comerciais, os anúncios, os folhetos de propaganda e demais portadores de texto que possibilitem suposições de sentido a partir do conteúdo, da imagem ou foto, do conhecimento da marca ou do logotipo, isto é, de qualquer elemento do texto ou do seu entorno que permita ao aluno imaginar o que poderia estar aí escrito.
1ª - pelo ajuste da “leitura” do texto, que conhece de cor, aos segmentos escritos, e os textos mais adequados são as quadrinhas, parlendas e canções que, em geral, se sabe de cor;
2ª- pela combinação de estratégias de antecipação (a partir de informações obtidas no contexto, por meio de pistas) com índices providos pelo próprio texto, em especial os relacionados à correspondência fonográfica, e os textos mais adequados são as embalagens comerciais, os anúncios, os folhetos de propaganda e demais portadores de texto que possibilitem suposições de sentido a partir do conteúdo, da imagem ou foto, do conhecimento da marca ou do logotipo, isto é, de qualquer elemento do texto ou do seu entorno que permita ao aluno imaginar o que poderia estar aí escrito.
Aproveitando a segunda forma de
leitura, a professora Sandra do 1º ano, trabalhando o PROJETO : SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, desenvolveu
uma atividade com imagem sobre os amigos da higiene, na qual as crianças
realizaram a leitura dos nomes das imagens e colavam ao lado da mesma. Esse tipo de “leitura” garante que o esforço
de atribuir significado às partes escritas coloque problemas que ajudam o
aluno a refletir e a aprender.
Fotos da Atividades
Nenhum comentário:
Postar um comentário