Segundo
os PCNs (1997) O ensino de saúde tem sido um desafio para a escola, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. Para que isso aconteça de fato é preciso que aconteçam, no dia-a-dia da escola, atividades práticas com o total envolvimento dos alunos, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes.
A turma do 5º ano B, tendo como professor Ilder, está trabalhando o PROJETO : SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA,
fazendo um estudo sobre o IMC (Índice de Massa Corpórea) que é reconhecido pela OMS como a
principal referência para classificação das diferentes faixas de peso.
Explicando para os alunos que esse não deve ser o único parâmetro para
definir os riscos
relacionados à obesidade. Outros fatores, como circunferência abdominal e
taxa de colesterol, também são muito importantes. Foi realizada o cálculo o IMC dos alunos em sala de aula, depois foi feito uma discussão
sobre os resultados, quais eram adequados ou não. A turma assistiu
vídeos sobre a temática; os alunos foram organizados em grupos e
orientados para realizar uma demonstração em cartazes e produção de
texto do que entenderam do estudo.
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