segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Projeto: Empréstimo de Livros: Me leva para casa e vamos nos divertir juntos!

APRESENTAÇÃO
O Projeto: Empréstimo de Livros: Me leva para casa e vamos nos divertir juntos, consiste no empréstimo de livros para que o aluno  leia com a família em casa, visando  desenvolver a aprendizagem da leitura e a interpretação, demonstrando para os alunos que a leitura é algo natural, fácil e prazeroso, como algo que não exige esforço nem envolve dificuldades. Acreditamos que a possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização. Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas superar dificuldades, é melhorar sua própria vida, ou ainda, ler para aprender a escrever.
Os pais dos nossos alunos, na sua grande maioria, possuem nível muito baixo de instrução. Eles vêm de ambientes onde não existe a prática de leitura, portanto, esse hábito está longe de suas realidades.  O ideal para o educando seria que seus pais lessem jornais, revistas, livros, para dar a esses atos um aspecto natural, pois, assim, sua identidade social poderia se construir notadamente através deles.  Mas sabemos que essa prática não é difundida nos lares dos nossos alunos. Desta forma foi necessário  uma forte mobilização familiar, no sentido de assegurar ao alunos condições para o desenvolvimento de uma escolarização bem sucedida. Pois, sendo algumas das famílias dos alunos pouco dotadas de conhecimento, não podendo, assim, elas mesmas transmiti-lo a seus membros, elas foram orientadas a serem os maiores incentivadoras da leitura dos seus filhos.
JUSTIFICATIVA
A Escola dispõe de um acervo razoavelmente grande de livros de literatura infantil, dos quais ficam guardados em pasta arquivos, de modo que dificulta o acesso livremente do aluno aos livros, com exceção dos dias que o mesmo tem literatura em sala de aula com auxílio do professor que leva o livro até ele.
Pelo fato da escola não disponibilizar de nenhum espaço físico disponível excepcionalmente à leitura, (como por exemplo uma biblioteca) gerando assim um obstáculo para o aluno ter acesso aos livros, fez-se necessário à criação de um projeto de empréstimo de livros. Este, por sua vez é direcionado a todos os alunos da escola e organizado da seguinte forma: todos os livros são catalogados, desta forma, não há preocupação de controle de empréstimo. O aluno faz o empréstimo de no máximo dois livros por semana, podendo o mesmo ficar com o livro por até três dias.
Todo início do ano é feito uma divulgação do Projeto estimulando e motivando os alunos o gosto pela leitura. Ler é brincar, é viajar pela imaginação sem sair de nenhum lugar ou indo a todos os lugares, ler é devaneio, é amor, é nostalgia, ler é sonhar, sonhar acordado e, até sonhar dormindo com as histórias que leio acordado…
Este projeto, visa também buscar a co-responsabilidade da família, na medida em que, em casa, os pais, mesmo aqueles que não tem acesso ao letramento, pode incentivar os filhos à responsabilidade pelo zelo do livro e incentivo à leitura. Este projeto é mais um subsídio que pretende possibilitar aos alunos a superação das suas dificuldades de domínio na leitura.
Desta forma, a escola entende que está contribuindo para que a criança evolua intelectualmente e está formando de forma sistemática um cidadão mais crítico e criativo, possibilitando condições igualitárias de democratização do pleno direito de escolarização e cidadania.
OBJETIVO GERAL
  • Promover o acesso sistemático a uma grande variedade de títulos, desenvolvendo nos educandos a competência leitora.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade;
  • Formar novos leitores, desenvolvendo atividades que buscam o gosto pela Leitura;
  • Desenvolver a capacidade de refletir e posicionar-se sobre o livro lido;
  • Estimular a produção textual;
  • Oferecer livros dissociados da obrigatoriedade e ou castigo;
  • Integrar os pais, alunos e comunidade escolar no processo de valorização da leitura.
DESENVOLVIMENTO
Quando lemos um livro, além de nos divertirmos, também tentamos entender a ideia do autor, através de uma análise de sua obra. Ele nos diz o porque, o quando e o como da história.
A metodologia que pretendemos adotar será através da análise da obra literária, seguindo os seguintes passos:
  • identificando o livro: título, autor, ilustrador, editora, edição, biografia do autor (a),(como atividade de pesquisa);
  • estrutura da obra: resumo, personagens, local, época, estilo;
  • e, por último, a conclusão que é a opinião do aluno-leitor sobre o livro. Para isso, vai ser utilizada uma ficha literária, onde nela constarão os dados da análise da obra, pois desta forma, pode-se verificar se o aluno lê o livro, bem como avaliar sua aprendizagem.
  • Os recursos materiais utilizados serão os livros e os recursos humanos, os alunos, pais e comunidade escolar.
  • Será feito um trabalho de sensibilização com os alunos e as famílias, para que os mesmos tenham zelo com uso dos livros.
  • Os empréstimos dos livros serão feitos semanalmente, durante todo ano letivo.
  • Os livros que serão disponibilizados aos alunos, incentivando-os à prática da leitura serão exclusivamente os de literatura infantil, visando à formação do “leitor mirim”, oportunizando-os ao vasto universo de livros de literatura infantil disponíveis na escola.
  • Os pais serão informados através de uma carta dos motivos pelos quais os seus filhos estão levando os livros, para que os mesmos incentivem-os à leitura, bem como ao zelo pelo material em aquisição.
  • Os alunos levarão os livros em uma pasta para evitar danos nos mesmos.
AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á através de:
    • releituras em sala de aula;
    • acompanhamento da ficha literária;
    • interpretações de textos;
    • produções de textos;
    • melhora no desenvolvimento escolar do aluno;
    • análise da obra literária;
    • participação e mais interesse dos alunos pelas atividades de leitura, produção de textos e de literatura infantil;
    • promoção de concurso para os alunos leitores por meio de painéis na escola, onde se registram os alunos que mais lêem dentro e fora da escola.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Rubem Azevedo. Estórias de quem gosta de ensinar. 17ª ed. – São Paulo. Cortez, 1994.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 41ª ed. São Paulo, Cortez, 2001.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 37ª ed. Porto alegre: Mediação, 2006.

ANEXOS
FICHA LITERÁRIA ­ - Pratique o exercício diário da leitura.
Título: ______________________________________________________________
________________________________________________________________
Autor (a): _______________________________________________________
Ilustrador (a): _____________________________________________________
Editora: ________________________________________________________
Ano da edição: ____________________________________________________
Assunto do texto: _________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Ilustração da história:













Nenhum comentário:

Postar um comentário