APRESENTAÇÃO
O Projeto: Empréstimo de Livros: Me leva para casa e vamos nos divertir
juntos, consiste no empréstimo de livros para que o aluno leia com a
família em casa, visando desenvolver a aprendizagem da leitura e a
interpretação, demonstrando para os alunos que a leitura é algo natural, fácil
e prazeroso, como algo que não exige esforço nem envolve dificuldades.
Acreditamos que a possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as
paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua
escolarização. Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas
superar dificuldades, é melhorar sua própria vida, ou ainda, ler para aprender
a escrever.
Os pais dos nossos alunos, na sua grande maioria, possuem nível muito
baixo de instrução. Eles vêm de ambientes onde não existe a prática de leitura,
portanto, esse hábito está longe de suas realidades. O ideal para o
educando seria que seus pais lessem jornais, revistas, livros, para dar a esses
atos um aspecto natural, pois, assim, sua identidade social poderia se
construir notadamente através deles. Mas sabemos que essa prática não é
difundida nos lares dos nossos alunos. Desta forma foi necessário uma
forte mobilização familiar, no sentido de assegurar ao alunos condições para o
desenvolvimento de uma escolarização bem sucedida. Pois, sendo algumas das
famílias dos alunos pouco dotadas de conhecimento, não podendo, assim, elas
mesmas transmiti-lo a seus membros, elas foram orientadas a serem os maiores
incentivadoras da leitura dos seus filhos.
JUSTIFICATIVA
A Escola dispõe de um acervo razoavelmente grande de livros de
literatura infantil, dos quais ficam guardados em pasta arquivos, de modo que
dificulta o acesso livremente do aluno aos livros, com exceção dos dias que o
mesmo tem literatura em sala de aula com auxílio do professor que leva o livro
até ele.
Pelo fato da escola não disponibilizar de nenhum espaço físico
disponível excepcionalmente à leitura, (como por exemplo uma biblioteca)
gerando assim um obstáculo para o aluno ter acesso aos livros, fez-se
necessário à criação de um projeto de empréstimo de livros. Este, por sua vez é
direcionado a todos os alunos da escola e organizado da seguinte forma: todos
os livros são catalogados, desta forma, não há preocupação de controle de
empréstimo. O aluno faz o empréstimo de no máximo dois livros por semana,
podendo o mesmo ficar com o livro por até três dias.
Todo início do ano é feito uma divulgação do Projeto estimulando e
motivando os alunos o gosto pela leitura. Ler é brincar, é viajar pela
imaginação sem sair de nenhum lugar ou indo a todos os lugares, ler é devaneio,
é amor, é nostalgia, ler é sonhar, sonhar acordado e, até sonhar dormindo com as
histórias que leio acordado…
Este projeto, visa também buscar a co-responsabilidade da família, na
medida em que, em casa, os pais, mesmo aqueles que não tem acesso ao
letramento, pode incentivar os filhos à responsabilidade pelo zelo do livro e
incentivo à leitura. Este projeto é mais um subsídio que pretende possibilitar
aos alunos a superação das suas dificuldades de domínio na leitura.
Desta forma, a escola entende que está contribuindo para que a criança
evolua intelectualmente e está formando de forma sistemática um cidadão mais
crítico e criativo, possibilitando condições igualitárias de democratização do
pleno direito de escolarização e cidadania.
OBJETIVO GERAL
- Promover o acesso sistemático a uma grande
variedade de títulos, desenvolvendo nos educandos a competência leitora.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar o hábito da leitura e estimular a
criatividade;
- Formar novos leitores, desenvolvendo
atividades que buscam o gosto pela Leitura;
- Desenvolver a capacidade de refletir e
posicionar-se sobre o livro lido;
- Estimular a produção textual;
- Oferecer livros dissociados da obrigatoriedade
e ou castigo;
- Integrar os pais, alunos e comunidade escolar
no processo de valorização da leitura.
DESENVOLVIMENTO
Quando lemos um livro, além de nos divertirmos, também tentamos entender
a ideia do autor, através de uma análise de sua obra. Ele nos diz o porque, o
quando e o como da história.
A metodologia que pretendemos adotar será através da análise da obra
literária, seguindo os seguintes passos:
- identificando o livro: título, autor,
ilustrador, editora, edição, biografia do autor (a),(como atividade de
pesquisa);
- estrutura da obra: resumo, personagens, local,
época, estilo;
- e, por último, a conclusão que é a opinião do aluno-leitor sobre o livro. Para isso, vai ser utilizada uma ficha literária, onde nela constarão os dados da análise da obra, pois desta forma, pode-se verificar se o aluno lê o livro, bem como avaliar sua aprendizagem.
- Os recursos materiais utilizados serão os livros e os
recursos humanos, os alunos, pais e comunidade escolar.
- Será feito um trabalho de sensibilização com
os alunos e as famílias, para que os mesmos tenham zelo com uso dos livros.
- Os empréstimos dos livros serão feitos
semanalmente, durante todo ano letivo.
- Os livros que serão disponibilizados aos
alunos, incentivando-os à prática da leitura serão exclusivamente os de
literatura infantil, visando à formação do “leitor mirim”,
oportunizando-os ao vasto universo de livros de literatura infantil
disponíveis na escola.
- Os pais serão informados através de uma carta
dos motivos pelos quais os seus filhos estão levando os livros, para que
os mesmos incentivem-os à leitura, bem como ao zelo pelo material em
aquisição.
- Os alunos levarão os livros em uma pasta para evitar danos nos mesmos.
AVALIAÇÃO
A avaliação
dar-se-á através de:
- releituras em sala de aula;
- acompanhamento da ficha literária;
- interpretações de textos;
- produções de textos;
- melhora no desenvolvimento escolar do aluno;
- análise da obra literária;
- participação e mais interesse dos alunos
pelas atividades de leitura, produção de textos e de literatura infantil;
- promoção de concurso para os alunos leitores
por meio de painéis na escola, onde se registram os alunos que mais lêem
dentro e fora da escola.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Rubem
Azevedo. Estórias de quem gosta de ensinar. 17ª ed. – São Paulo. Cortez, 1994.
FREIRE, Paulo. A
importância do ato de ler. 41ª ed. São Paulo, Cortez, 2001.
HOFFMANN, Jussara.
Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 37ª ed. Porto
alegre: Mediação, 2006.
ANEXOS
FICHA LITERÁRIA - Pratique o exercício diário da
leitura.
Título: ______________________________________________________________
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Autor (a): _______________________________________________________
Ilustrador (a): _____________________________________________________
Editora: ________________________________________________________
Ano da edição: ____________________________________________________
Assunto do texto: _________________________________________________
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Ilustração da história:
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