ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR BEVENUTO FILHO
PROJETO COPA DO MUNDO
2018
JUSTIFICATIVA
A Copa do
Mundo é um evento esportivo extremamente importante momento em que todas
as atenções estão voltadas para o Futebol mundial, desta forma é relevante à
escola trabalhar esta temática. Com esse intuito a Escola Estadual Professor Bevenuto Filho planejou aplicação do presente projeto, visando desenvolver competências pedagógicas na área, social, intelectual,
política e cultural, e enriquecendo as aulas através da
pesquisa da história e cultura dos países participantes da Copa do Mundo.
O Projeto busca levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar
da pluralidade de manifestações de cultura de diferentes países do mundo,
percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre
diferentes grupos sociais, como recomenda os Parâmetros Curriculares Nacional Educação
Física (BRASIL, 1998).
Para isso, se faz necessário
abordar as diferentes etnias existentes nos países estudados e sua
influência no âmbito cultural como: obras de arte, danças, brincadeiras,
músicas e artesanato, pois é preciso incentivar nossos discentes a superar
preconceitos raciais e culturais, tornando-os cidadãos críticos que participam
do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com
base no respeito mútuo, buscando uma “educação para a tolerância”, “cultura
paz” e “respeito às diferenças culturais” entre povos, etnias, nações (LOPES,
1999).
O objetivo do
Projeto é promover uma educação para a cidadania, proporcionando uma
convivência com a cultura do outro. Desta forma, damos um passo importante em
prol de uma proposta educacional e curricular multiculturalista, na medida em
que levamos a comunidade escolar a reconhecer o valor da pluralidade e da
diversidade cultural, bem como a necessidade de formar para a cidadania com
base no respeito às diferenças, como orienta os Parâmetros Curriculares
Nacional quando trata do tema Transversal “Pluralidade Cultural” (BRASIL,
1998).
OBJETIVO GERAL
Conhecer aspectos políticos, econômico, histórico, geográfico e cultural dos países participantes da Copa do Mundo através da pesquisa, fazendo uso das informações para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político de cada país, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Identificar os países participantes da Copa do
Mundo;
·
Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada
País envolvido no evento;
·
Reconhecer a importância da história de
cada país para sua situação atual; .
·
Compreender a necessidade do trabalho
coletivo para o sucesso do grupo;
·
Compreender as principais características de cada
país estudado;
·
Conhecer as contradições dos países estudados;
·
Valorizar a
copa do mundo como um evento importante que reuni vários países.
CONTEÚDOS
A organização/progressão
dos conteúdos do projeto devem ser
orientados pela diversidade, contemplando diferentes gêneros, estilos,
autores e autoras da literatura universal, contemporâneos e de outras épocas, dos
diversos países em estudos.
O projeto deve discutir
as motivações da adoção de diferentes políticas educacionais, assim como seus
impactos sociais nos países; analisar características dos países em seus
aspectos históricos, populacionais, urbanos, políticos, econômicos e culturais;
discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus
ambientes físico-naturais; analisar o processo de independência em diferentes
países e comparar as formas de governo neles adotados; experimentar, recriar e
fruir danças populares dos países, valorizando e respeitando os diferentes
sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem (BNCC, 2017).
Desta forma,
organizamos os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais por
disciplina:
Artes Visuais:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Ampliação
de conhecimentos das diferentes formas de expressão artística e de diversas
obras ligadas a cultura de cada país estudado.
|
Exploração
e utilização de alguns procedimentos artísticos necessários para desenhar,
pintar, colar, modelar e construir, identificando seu uso nas produções.
Construção
de produções plásticas e gráficas.
|
Apreciação
das suas produções e dos outros por meio da observação e da leitura de
elementos da linguagem artística.
|
Educação Física/Dança /Coreografia:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Ampliação
de possibilidades expressivas do próprio movimento como gestos e ritmos, utilizando
expressões encontradas nos diferentes países estudados.
|
Vivência
de situações cotidianas em que o aluno explore gestos e ritmos corporais em
suas brincadeiras, danças e situações de interação,
Participação
em ensaios da coreografia da dança que representa cada país estudado.
|
Valorização
das conquistas corporais, pessoais e no coletivo
|
Língua Portuguesa:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
e utilização da Linguagem oral e escrita nas pesquisas e estudos sobre os
países estudados.
|
Participação
de jogos, brincadeiras e atividades que envolvam produção e leitura de
textos.
Exploração
da linguagem oral e escrita.
Interpretação
e Produção de textos de diversos gêneros.
|
Valorização
dos diferentes tipos de texto.
Reflexão
sobre a escrita como produto cultural do ser humano.
|
História:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
das dimensões sociais, políticas e culturais como meio para construir a noção
de identidade de um povos e sua história.
|
Participação
em atividades que envolvam a História do país estudado.
Participação
em Pesquisa histórica.
Interpretação
dos dados da pesquisa histórica.
Construção
de linha do tempo.
|
Valorização
da História de cada país.
Reflexão
critica sobre a História de cada país, reconhecendo a história como produto
cultural do ser humano.
|
Geografia:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
da espacialidade geográfica de cada país estudado, fundamentando-se numa
visão histórica, social, política, cultural e econômica.·.
|
Participação
em atividades que envolvam a Geografia do país estudado.
Participação
em Pesquisa Geográfica.
Leitura
e Interpretação dos dados de gráficos e mapas.
Produção
de gráficos mapas.
|
Valorização
da geografia de cada país.
Reflexão
critica sobre a espacialidade geográfica de cada país estudado,
fundamentando-se numa visão histórica, social, política, cultural e
econômica.
|
Religião:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
da especificidade Religiosa de cada país estudado, Procurando
desvendar os saberes e as verdades dos mitos e dos ditos populares com base
nos valores e questões éticas.
|
Participação
em atividades que envolvam a Religião do país estudado.
Participação
em Pesquisa.
Leitura
e Interpretação dos mitos e dos ditos populares.
|
Valorização
da especificidade Religiosa de cada país.
Reflexão
critica sobre a especificidade Religiosa de cada país estudado,
fundamentando-se numa visão histórica, social, política, cultural e
econômica.
|
Matemática:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
das diferentes formas de representações dos números.
Ampliação
do tratamento da informação.
|
Participação
em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam os conceitos matemáticos.
Leitura
e interpretação de listas, tabelas e gráficos de dados sobre o país estudado.
Participação
em coleta de dados e organização das informações em listas, tabelas e
gráficos.
|
Valorização
e utilização de estratégias para solução de problemas de formas satisfatória.
Revisão
das estratégias quando os resultados não satisfazem.
Utilização
dos conceitos matemáticos de forma coerente e lógica.
|
Ciências:
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Reconhecimento
dos alimentos típicos de cada país, seus nutrientes e hábitos de alimentação.
|
Participação
em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam os conceitos da Ciência.
Leitura
e interpretação de listas e tabelas dos nutrientes dos alimentos.
Participação
em entrevistas, em observação direta e indireta, em experimentação.
Elaboração de desenhos, quadros, esquemas, listas, pequenos textos, tabelas.
Produção de maquetes e cartazes.
|
Valorização
e respeito as diferenças dos hábitos de alimentação dos países estudados.
Desenvolvimento
de atitudes e comportamentos favoráveis à boa alimentação e saúde.
|
METODOLOGIA
Desenvolvimento:
Durante todo o primeiro semestre será desenvolvido o
projeto de forma “transversal
e interdisciplinar”; transversal porque incluirá temas relevantes para estudo e
pesquisa; e interdisciplinar porque expõe as inter-relações entre os temas
estudados e as disciplinas curriculares, desta forma o trabalho não terá uma
perspectiva disciplinar rígida.
No decorrer do semestre será
realizadas pesquisas e estudos sobre: A Copa do Mundo; Os Países participantes,
sua história, geografia, politica, economia e cultura. Cada turma escolherá um
país para aprofunda suas pesquisas e estudos e poderá realizar
seminários; confecção de cartazes e panfletos; produção de texto; elaboração
de tabelas e gráficos entre outros.
Será priorizado o
trabalho coletivo, em grandes ou pequenos grupos. Pois segundo Vygotsky (1987),
todas as funções do desenvolvimento do indivíduo aparecem duas vezes: primeiro
no nível social e, depois, no nível individual; primeiro entre pessoas
(Interpsicológico) e, posteriormente, no interior do sujeito
(intrapsicológico). Isto significa que o trabalho em grupo oportuniza maiores
condições de aprendizagem.
Será valorizada a
interação do aluno como o objeto de conhecimento, pois segundo a perspectiva
construtivista de Piaget (1973) o conhecimento acontece pela ação do sujeito
sobre o objeto de conhecimento, ou seja, o conhecimento se constrói na interação sujeito-meio e
sujeito-objeto.
Culminância:
A culminância do
projeto será realizada na Mostra Folclórica, momento em que cada turma fará a
exposição os trabalhos desenvolvidos através das pesquisas e estudos realizados
sobre a história, geografia, politica, economia e cultura do país estudado, bem
como será exibirá em palco uma apresentação cultural referente ao país
estudado.
AVALIAÇÃO
O
processo de avaliação será uma reflexão contínua sobre a realidade, um
acompanhamento permanente das atividades do educando na sua trajetória de construção do conhecimento
(HOFFMANN,
1993).
O papel
da avaliação será de “diagnosticar, tendo em vista encontrar soluções mais
adequadas e mais satisfatórias para os impasses e dificuldades” (LUCKESI, 2005,
p. 33).
Avaliação
será processual e dinâmica buscando subsidiar a tomada de decisão para melhorar
a qualidade da aprendizagem do educando;
e será inclusiva buscando meios pelos quais todos possam aprender o que é
necessário para o desenvolvimento.
A avaliação
será feita durante todo o andamento do projeto através de atividades orais
e escritas. Será observado o interesse, participação, assiduidade e
pontualidade do aluno no desenvolvimento das atividades.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação
Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural e
Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, Vol. 10, 1998.
BRASIL. Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). Brasília
: MEC, 2017.
HOFFMANN,
Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à
universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.
LOPES, A. C. R. Pluralismo cultural em políticas de currículo
nacional. In: MOREIRA, A.F.B. (Org.). Currículo: políticas e práticas.
Campinas: Papirus, 1999.
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e
criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.
PIAGET,
J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympo
Editora/Unesco, 1973.
VYGOTSKY, LEV
S. Pensamento e
linguagem. São Paulo: Martins
Fontes, 1987. 135 p. (Coleção Psicologia e Pedagogia).
TEXTOS PARA ESTUDO
Copa do Mundo: Rússia 2018
Fonte:
http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-mundo-russia-2018.htm
A Copa do Mundo de Futebol de 2018 vai ser disputada
na Rússia, o maior país do
mundo, entre os dias 14 de junho e 15 de julho. O torneio terá a participação
de 32 nações, incluindo o Brasil, com jogos em 11 cidades e 12 estádios.
A definição da sede da 21ª edição do torneio aconteceu em dezembro de
2010, em uma disputa com outras três candidaturas de países europeus:
Inglaterra; Portugal e Espanha; Holanda e Bélgica. Na mesma ocasião, ficou
definido que o Catar vai receber a Copa de 2022.
Ao todo, serão disputados 64 jogos nas cidades de Moscou, São Petersburgo,
Samara, Kazan, Ecaterimburgo, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov
e Nizhny Novgorod. A capital Moscou vai receber jogos em dois estádios.
Participantes
As 32 seleções participantes, com exceção da Rússia, conseguiram a vaga
na Copa do Mundo de 2018 por meio de competições continentais eliminatórias. A
Rússia ganhou a vaga por ser o país-sede do evento, assim como aconteceu com o
Brasil na Copa de
2014.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) determina a quantidade de
vagas para cada continente. Veja:
África: 5 vagas (Tunísia, Nigéria, Marrocos, Senegal e Egito)
Ásia: 4 vagas + 1 repescagem (Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita +
Austrália)
América Central e do Norte: 3 vagas + 1 repescagem (México, Costa
Rica, Panamá + Honduras)
América do Sul: 4 vagas + 1 repescagem (Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia + Peru)
Europa: 13 vagas (França, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra,
Espanha, Bélgica, Islândia, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca)
Oceania: 1 vaga repescagem (Nova Zelândia)
No caso da Copa do Mundo de 2018, ficaram definidos os seguintes
confrontos pela repescagem:
América Central e do Norte (Honduras) x Ásia (Austrália): Austrália vencedor
América do Sul (Peru) x Oceania (Nova Zelândia): Peru vencedor
A Austrália compete nas eliminatórias asiáticas por ter um nível muito
superior aos seus vizinhos de continente. Para se ter uma ideia, quando a
Austrália competia nas eliminatórias da Oceania, era comum um placar de 30 a 0.
O mesmo acontece na América do Sul, onde Guiana Francesa, Guiana e Suriname
competem pela América Central
As 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo da Rússia foram divididas
em oito grupos. O Brasil está no grupo E junto com Suíça, Costa
Rica e Sérvia. O primeiro
jogo do Brasil será no dia 17 de junho contra a Suíça, o segundo no dia 22 de
junho contra a Costa Rica e, no dia 27 de junho, faz o último jogo da fase de
grupos contra a Sérvia.
Os dois primeiros lugares de cada grupo se classificam para a fase
eliminatória, popularmente chamada de mata-mata, na qual duas equipes se
enfrentam para decidir quem avança para a próxima etapa. A primeira fase
eliminatória são as oitavas de final, depois vem a semifinal e, por fim, a tão
esperada final, que será realizada no dia 15 de julho em Moscou.
Brasil está no grupo E, junto com Suíça, Costa Rica e Sérvia
Horários sujeitos a alteração,
baseados no Horário de Brasília.
Grupo A
Quinta-feira, 14/06 – 12h – Rússia x Arábia Saudita
Sexta-feira, 15/06 – 9h – Egito x Uruguai
Terça-feira, 19/06 – 15h – Rússia x Egito
Quarta-feira, 20/06 – 12h – Uruguai x Arábia Saudita
Segunda-feira, 25/06 – 11h – Uruguai x Rússia
Segunda-feira, 25/06 – 11h – Arábia Saudita x Egito
Sexta-feira, 15/06 – 9h – Egito x Uruguai
Terça-feira, 19/06 – 15h – Rússia x Egito
Quarta-feira, 20/06 – 12h – Uruguai x Arábia Saudita
Segunda-feira, 25/06 – 11h – Uruguai x Rússia
Segunda-feira, 25/06 – 11h – Arábia Saudita x Egito
Grupo B
Sexta-feira, 15/06 – 12h – Marrocos x Irã
Sexta-feira, 15/06 – 15h – Portugal x Espanha
Quarta-feira, 20/06 – 9h – Portugal x Marrocos
Quarta-feira, 20/06 – 15h – Espanha x Irã
Segunda-feira, 25/06 – 15h – Espanha x Marrocos
Segunda-feira, 25/06 – 15h – Portugal x Irã
Sexta-feira, 15/06 – 15h – Portugal x Espanha
Quarta-feira, 20/06 – 9h – Portugal x Marrocos
Quarta-feira, 20/06 – 15h – Espanha x Irã
Segunda-feira, 25/06 – 15h – Espanha x Marrocos
Segunda-feira, 25/06 – 15h – Portugal x Irã
Grupo C
Sábado, 16/06 – 7h – França x Austrália
Sábado, 16/06 – 13h – Peru x Dinamarca
Quinta-feira, 21/06 – 12h – França x Peru
Quinta-feira, 21/06 – 9h – Dinamarca x Austrália
Terça-feira, 26/06 – 11h – Dinamarca x França
Terça-feira, 26/06 – 11h – Austrália x Peru
Sábado, 16/06 – 13h – Peru x Dinamarca
Quinta-feira, 21/06 – 12h – França x Peru
Quinta-feira, 21/06 – 9h – Dinamarca x Austrália
Terça-feira, 26/06 – 11h – Dinamarca x França
Terça-feira, 26/06 – 11h – Austrália x Peru
Grupo D
Sábado, 16/06 – 10h – Argentina x Islândia
Sábado, 16/06 – 16h – Croácia x Nigéria
Quinta-feira, 21/06 – 15h – Argentina x Croácia
Sexta-feira, 22/06 – 12h – Nigéria x Islândia
Terça-feira, 26/06 – 15h – Argentina x Nigéria
Terça-feira, 26/06 – 15h – Islândia x Croácia
Sábado, 16/06 – 16h – Croácia x Nigéria
Quinta-feira, 21/06 – 15h – Argentina x Croácia
Sexta-feira, 22/06 – 12h – Nigéria x Islândia
Terça-feira, 26/06 – 15h – Argentina x Nigéria
Terça-feira, 26/06 – 15h – Islândia x Croácia
Grupo E
Domingo, 17/06 – 9h – Costa
Rica x Sérvia
Domingo, 17/06 – 15h – Brasil x Suíça
Sexta-feira, 22/06 – 9h – Brasil x Costa Rica
Sexta-feira, 22/06 – 15h – Suíça x Sérvia
Quarta-feira, 27/06 – 15h – Sérvia x Brasil
Quarta-feira, 27/06 – 15h – Suíça x Costa Rica
Domingo, 17/06 – 15h – Brasil x Suíça
Sexta-feira, 22/06 – 9h – Brasil x Costa Rica
Sexta-feira, 22/06 – 15h – Suíça x Sérvia
Quarta-feira, 27/06 – 15h – Sérvia x Brasil
Quarta-feira, 27/06 – 15h – Suíça x Costa Rica
Grupo F
Domingo, 17/06 – 12h – Alemanha x México
Segunda-feira, 18/06 – 9h – Coreia do Sul x Suécia
Sábado, 23/06 – 15h – Alemanha x Suécia
Sábado, 23/06 – 12h – México x Coreia do Sul
Quarta-feira, 27/06 – 11h – Alemanha x Coreia do Sul
Quarta-feira, 27/06 – 11h – México x Suécia
Segunda-feira, 18/06 – 9h – Coreia do Sul x Suécia
Sábado, 23/06 – 15h – Alemanha x Suécia
Sábado, 23/06 – 12h – México x Coreia do Sul
Quarta-feira, 27/06 – 11h – Alemanha x Coreia do Sul
Quarta-feira, 27/06 – 11h – México x Suécia
Grupo G
Segunda-feira, 18/06 – 12h – Bélgica x Panamá
Segunda-feira, 18/06 – 15h – Inglaterra x Tunísia
Sábado, 23/06 – 9h – Bélgica x Tunísia
Domingo, 24/06 – 9h – Inglaterra x Panamá
Quinta-feira, 28/06 – 15h – Inglaterra x Bélgica
Quinta-feira, 28/06 – 15h – Tunísia x Panamá
Segunda-feira, 18/06 – 15h – Inglaterra x Tunísia
Sábado, 23/06 – 9h – Bélgica x Tunísia
Domingo, 24/06 – 9h – Inglaterra x Panamá
Quinta-feira, 28/06 – 15h – Inglaterra x Bélgica
Quinta-feira, 28/06 – 15h – Tunísia x Panamá
Grupo H
Terça-feira, 19/06 – 12h – Polônia x Senegal
Terça-feira, 19/06 – 9h – Colômbia x Japão
Domingo, 24/06 – 12h – Japão x Senegal
Domingo, 24/06 – 15h – Polônia x Colômbia
Quinta-feira, 28/06 – 11h – Japão x Polônia
Quinta-feira, 28/06 – 11h – Colômbia x Senegal
Terça-feira, 19/06 – 9h – Colômbia x Japão
Domingo, 24/06 – 12h – Japão x Senegal
Domingo, 24/06 – 15h – Polônia x Colômbia
Quinta-feira, 28/06 – 11h – Japão x Polônia
Quinta-feira, 28/06 – 11h – Colômbia x Senegal
Oitavas de final
Sábado, 30/06 – 11h – Primeiro C x Segundo D (Jogo 1)
Sábado, 30/06 – 15h – Primeiro A x Segundo B (Jogo 2)
Domingo, 01/07 – 11h – Primeiro B x Segundo A (Jogo 3)
Domingo, 01/07 – 15h – Primeiro D x Segundo C (Jogo 4)
Segunda-feira, 02/07 – 11h – Primeiro E x Segundo F (Jogo 5)
Segunda-feira, 02/07 – 15h – Primeiro G x Segundo H (Jogo 6)
Terça-feira, 03/07 – 11h – Primeiro F x Segundo E (Jogo 7)
Terça-feira, 03/07 – 15h – Primeiro H x Segundo G (Jogo 8)
Sábado, 30/06 – 15h – Primeiro A x Segundo B (Jogo 2)
Domingo, 01/07 – 11h – Primeiro B x Segundo A (Jogo 3)
Domingo, 01/07 – 15h – Primeiro D x Segundo C (Jogo 4)
Segunda-feira, 02/07 – 11h – Primeiro E x Segundo F (Jogo 5)
Segunda-feira, 02/07 – 15h – Primeiro G x Segundo H (Jogo 6)
Terça-feira, 03/07 – 11h – Primeiro F x Segundo E (Jogo 7)
Terça-feira, 03/07 – 15h – Primeiro H x Segundo G (Jogo 8)
Quartas de final
Sexta-feira, 06/07 – 11h – Jogo 1 x Jogo 2 (Jogo A)
Sexta-feira, 06/07 – 15h – Jogo 5 x Jogo 6 (Jogo B)
Sábado, 07/07 – 11h – Jogo 7 x Jogo 8 (Jogo C)
Sábado, 07/07 – 15h – Jogo 3 x Jogo 4 (Jogo D)
Sexta-feira, 06/07 – 15h – Jogo 5 x Jogo 6 (Jogo B)
Sábado, 07/07 – 11h – Jogo 7 x Jogo 8 (Jogo C)
Sábado, 07/07 – 15h – Jogo 3 x Jogo 4 (Jogo D)
Semifinal
Terça-feira, 10/07 -15h – Jogo A x Jogo B
Quarta-feira, 11/07 – 15h – Jogo C x Jogo D
Quarta-feira, 11/07 – 15h – Jogo C x Jogo D
Terceiro lugar
Sábado, 14/07 – 11h
Final
Domingo, 15/07 – 12h
_________________________________________________
PAÍSES
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises.htm
O conceito oficial de país foi definido pela Convenção Internacional de Montevidéu, realizada no ano de 1933, e faz referência a uma unidade política que possui:
a) um território definido,
b) uma forma de governo estabelecida,
c) capacidade de relacionar-se comercial e politicamente com outras nações e
d) o reconhecimento dos demais países.
Portanto, podemos notar que um país não necessariamente corresponde a uma etnia determinada ou a uma nação homogênea, haja vista que a maior parte dos países existentes é composta por várias nações ou etnias distintas.
Parabéns pelo projeto.
ResponderExcluirParabéns! Esse projeto vai ajudar no aprendizado dos alunos. Amei
ResponderExcluirEXCELENTE!
ResponderExcluirEXCELENTE!!
ResponderExcluirMuito bom o desenvolvimento desse projeto.
ResponderExcluirParabéns pelo projeto de vocês.
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirMuito legal pois tirei ideias para montar meu projeto na minha escola no Sul
ResponderExcluirGostaria de dicas para a realização desse projeto
ResponderExcluirexcelente
ResponderExcluirMuito bom. Realizarei parte deste projeto nas escolas em que trabalho!!!
ResponderExcluirPARABÉNS! AMEI E PRETENDO INICIAR NA SEMANA DA COPA. ENCONTREI AQUI EXCELENTES IDEIAS PARA DESENVOLVER CONTEÚDOS PERTINENTES AO ASSUNTO.
ResponderExcluirExcelente projeto... estava meio perdido em que fazer e com isso já terei um direcionamento pro trabalho. Parabens!
ResponderExcluirParabéns bela iniciativa
ResponderExcluir