ASPECTOS SÓCIO-AFETIVOS
1 Convive
harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.
2 Interage bem com
os/as colegas e o/a professor/a durante o desenvolvimento de atividades.
3 Realiza as
atividades de casa (estudos, pesquisas, leituras etc.).
4 Realiza
atividades, procurando vencer os desafios propostos.
5 Cuida dos
materiais (livros didáticos, cadernos, livros etc.).
6 Compartilha com
os/as colegas materiais de uso individual e coletivo.
7 Contribui com
discussões e materiais de pesquisa para a construção do conhecimento do
grupo.
8 Demonstra atitude
curiosa e investigativa na construção de conhecimentos.
9 Solicita ajuda
dos/as colegas e/ou do/a professor/a quando necessário.
10 Compreende e
cumpre as regras combinadas com o grupo.
11 Resolve seus
conflitos, quando contrariado, sem recorrer ao/à professor/a.
12 Utiliza o
diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
13 Demonstra
liderança perante o grupo.
14 Demonstra
atitudes de conservação dos espaços escolares.
|
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
15 Demonstra interesse
na leitura de diversas modalidades de textos;
16 Usa com clareza e
boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos e
sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
17 Faz registros
espontâneos de escrita com objetivos definidos;
18 Cria histórias com
sequência lógica;
19 Faz reconto de
vários estilos de texto;
20 Transmiti recados;
21 Reconhece a escrita
de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
22 Reconhece os nomes
dos colegas;
23 Nomeia as letras de
seu nome e de outras palavras que sejam significativas;
24 Reconhece,
identificar e grafar as famílias silábicas;
25 Reconhece palavras
em pequenos textos;
26 Discrimina rótulos
e embalagens, identificando os mais utilizados;
27 Evoluiu na hipótese
da escrita: pré-silábico; silábico com ou sem valor sonoro;
silábico-alfabético; alfabético.
28 Escreve
espontaneamente pequenos textos, histórias, versinhos, listas, receitas.
29 Lê soletrando, silabando ou fluente
30 Compreende e interpreta os textos lidos
|
MATEMÁTICA
31 Usa as estruturas
lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
32 Realiza
classificações e ordenações com critérios figurais próprios, evoluindo para a
utilização de critérios pré estabelecidos;
33 Reconhece outras
formas geométricas além das básicas: esfera, cubo;
34 Reconhece formas
geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
35 Identifica
gradativamente os numerais (até 50) e as quantidades correspondentes;
36 Faz registro
espontâneos dos numerais em situações de uso funcional (contagem, uso social,
contextualizado);
37 Conhece suas
medidas de peso, altura e sapato;
38 Resolve problemas
envolvendo a ideia de adição e subtração.
|
CIÊNCIAS
DA NATUREZA
39 Reconhece ações de prevenção
a acidentes;
40 Vivencia
experiências de cuidado com os seres vivos;
41 Desenvolveu hábitos
de higiene pessoal;
42 Desenvolveu
cuidados com a sua saúde;
43 Desenvolveu hábito
de preservação ao meio ambiente;
|
CIÊNCIAS
HUMANAS/ HISTÓRIA E GEOGRAFIA
44 Pesquisa fatos
contextualizados;
45 Dá informações
sobre dados pessoais;
46 Associa
determinadas atividades aos dias da semana;
47 Relata fatos
ocorridos com sequência lógica;
48 Tem noção de onde
mora, onde é sua escola, observando e descreve o caminho percorrido;
|
E.
FÍSICA
49 Joga e realiza
atividades de desafios, aceitando e respeitando as regras e os resultados;
50 Pega a bola com as
mãos ou os pés algumas vezes repetidas;
51 Identifica e nomear
mais detalhes do corpo, (calcanhar, tornozelo, etc.).
|
ARTES
51 Reconhece as
diversas cores em situações de uso;
52 Desenha, fazendo
representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;
53 Pesquisa e apreciar
obras de artes;
54 Faz dobraduras
simples;
55 Desenha figura
humana com mais detalhes e diferenciação sexual.
56 Utiliza a tesoura
com pressão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;
60 Modela livremente,
massinha e argila, dando clareza às formas;
|
ENSINO RELIGIOSO
61 Vivencia com os
colegas atitudes de companheirismo e solidariedade
62 Desenvolve
atitudes de gratidão pela vida, pela natureza, pelo outro e pelo
transcendente
63 Percebe o
respeito por todos os seres, a capacidade de conviver sem agredir, nem
destruir a natureza
64 Percebe que a não
valorização do outro prejudica a convivência com o semelhante
65 Sabe que não tem
sentido a inimizade com o próximo, pelo fato de sermos diferentes.
|
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
Competências e Habilidades do 1º Ano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário