quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Competências e Habilidades do 1º Ano




 ASPECTOS SÓCIO-AFETIVOS
1 Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.
2 Interage bem com os/as colegas e o/a professor/a durante o desenvolvimento de atividades.
3 Realiza as atividades de casa (estudos, pesquisas, leituras etc.).
4 Realiza atividades, procurando vencer os desafios propostos.
5 Cuida dos materiais (livros didáticos, cadernos, livros etc.).
6 Compartilha com os/as colegas materiais de uso individual e coletivo.
7 Contribui com discussões e materiais de pesquisa para a construção do conhecimento do grupo.
8 Demonstra atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos.
9 Solicita ajuda dos/as colegas e/ou do/a professor/a quando necessário.
10 Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo.
11 Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem recorrer ao/à professor/a.
12 Utiliza o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
13 Demonstra liderança perante o grupo.
14 Demonstra atitudes de conservação dos espaços escolares.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
15 Demonstra interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
16 Usa com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
17 Faz registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;
18 Cria histórias com sequência lógica;
19 Faz reconto de vários estilos de texto;
20 Transmiti recados;
21 Reconhece a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
22 Reconhece os nomes dos colegas;
23 Nomeia as letras de seu nome e de outras palavras que sejam significativas;
24 Reconhece, identificar e grafar as famílias silábicas;
25 Reconhece palavras em pequenos textos;
26 Discrimina rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
27 Evoluiu na hipótese da escrita: pré-silábico; silábico com ou sem valor sonoro; silábico-alfabético; alfabético.
28 Escreve espontaneamente pequenos textos, histórias, versinhos, listas, receitas.
29 Lê soletrando, silabando ou fluente
30 Compreende e interpreta os textos lidos
MATEMÁTICA
31 Usa as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
32 Realiza classificações e ordenações com critérios figurais próprios, evoluindo para a utilização de critérios pré estabelecidos;
33 Reconhece outras formas geométricas além das básicas: esfera, cubo;
34 Reconhece formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
35 Identifica gradativamente os numerais (até 50) e as quantidades correspondentes;
36 Faz registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional (contagem, uso social, contextualizado);
37 Conhece suas medidas de peso, altura e sapato;
38 Resolve problemas envolvendo a ideia de adição e subtração.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
39 Reconhece ações de prevenção a acidentes;
40 Vivencia experiências de cuidado com os seres vivos;
41 Desenvolveu hábitos de higiene pessoal;
42 Desenvolveu cuidados com a sua saúde;
43 Desenvolveu hábito de preservação ao meio ambiente;
CIÊNCIAS HUMANAS/ HISTÓRIA E GEOGRAFIA
44 Pesquisa fatos contextualizados;
45 Dá informações sobre dados pessoais;
46 Associa determinadas atividades aos dias da semana;
47 Relata fatos ocorridos com sequência lógica;
48 Tem noção de onde mora, onde é sua escola, observando e descreve o caminho percorrido;
E. FÍSICA
49 Joga e realiza atividades de desafios, aceitando e respeitando as regras e os resultados;
50 Pega a bola com as mãos ou os pés algumas vezes repetidas;
51 Identifica e nomear mais detalhes do corpo, (calcanhar, tornozelo, etc.).
ARTES
51 Reconhece as diversas cores em situações de uso;
52 Desenha, fazendo representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;
53 Pesquisa e apreciar obras de artes;
54 Faz dobraduras simples;
55 Desenha figura humana com mais detalhes e diferenciação sexual.
56 Utiliza a tesoura com pressão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;
60 Modela livremente, massinha e argila, dando clareza às formas;
ENSINO RELIGIOSO
61 Vivencia com os colegas atitudes de companheirismo e solidariedade
62 Desenvolve atitudes de gratidão pela vida, pela natureza, pelo outro e pelo transcendente
63 Percebe o respeito por todos os seres, a capacidade de conviver sem agredir, nem destruir a natureza
64 Percebe que a não valorização do outro prejudica a convivência com o semelhante
65 Sabe que não tem sentido a inimizade com o próximo, pelo fato de sermos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário