sábado, 28 de janeiro de 2017

Plano de Educação Física do 1º , 2º e 3º ano do Ensino Fundamental

OBJETIVOS
• participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;
• conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas);
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;
• organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.

 CONTEÚDOS  CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL
• participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
• explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contextos extra escolares;
• participação e apreciação de brincadeiras ensinadas pelos colegas;
• resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
• discussão das regras dos jogos;
• utilização de habilidades em situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
• resolução de problemas corporais individualmente;
• avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;
• participação em brincadeiras cantadas;
• criação de brincadeiras cantadas;
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo;
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
• participação em danças simples ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano;
• participação em atividades rítmicas e expressivas;
• utilização e recriação de circuitos;
• utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc.) durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• desenvolvimento das capacidades físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• diferenciação das situações de esforço e repouso;
• reconhecimento de algumas das alterações provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, mediante a percepção do próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário