“Ao aprender as respostas certas,
os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para
uma resposta certa, Milhares de tentativas erradas devem ser feitas”
. (Rubem
Alves)
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 3º
ANO
OBJETIVOS
·
Oportunizar
ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno
possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.
·
Conduzir
a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas
possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai
enfrentar no seu dia-a-dia).
·
ler
e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.
·
Valorizar
o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a
construção coletiva do conhecimento.
·
Desenvolver
a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a
entonação.
·
Utilizar
a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
·
Interpretar
oralmente e de forma escrita os textos lidos;
·
Reconhecer,
identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas;
·
Associar
a sílaba ao número de sons da palavra.
·
Identificar
alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
·
Utilizar
corretamente o gênero do substantivo
·
Identificar
e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos
substantivos;
·
Utilizar
os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases;
·
Reconhecer
a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
·
Empregar
adjetivos de forma correta.
·
Utilizar
corretamente pronomes pessoais.
·
Utilizar
corretamente as regras ortográficas.
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS
·
Alfabeto
·
Produção
de textos oral e escrita
·
Poesias
·
Correspondência
·
Sinais
de pontuação
·
Acentuação
·
Gênero do substantivo
·
Numero do substantivo
·
Grau
do substantivo
·
Leitura
de diferentes textos
·
Interpretação
oral e escrita
·
Ortografia
METODOLOGIA
·
Roda
de conversas
·
Produção
de Mural de rótulos
·
Montagem
do alfabeto concreto e ilustrado
·
Trabalhar
com o alfabeto móvel
·
Recortes
de jornais e revistas
·
Conhecer
as famílias silábicas menos complexas
·
Pintar
os espaços entre as palavras dentro do texto.
·
Produção
de Cartazes
·
Fichas
de leitura
·
Produção
de textos coletivos e individuais
·
Alfabeto
móvel, ilustrado e concreto.
·
Recorte
de jornais e revistas
·
Nomeação
dos objetos da sala
·
Entrega
de crachás com nome completo
·
Construção
de novas palavras
·
Escrever
palavras e frases
·
Diálogo
com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA 3º ANO
OBJETIVOS
•
Conduzir
o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a
sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da
matemática., como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de
investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
•
Conhecer,
reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
•
Conhecer,
identificar, compor e decompor os números pares e impares.
•
Ordenar
corretamente os números na ordem
•
Identificar
e utilizar as noções de dezena e meia dezena
•
Utilizar
corretamente a noção de centena e meia centena.
•
Utilizar
a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
•
Medir
e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
•
Resolver
situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Ø -Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
Ø -Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
•
Reconhecer
e utilizar os principais números ordinais.
•
Reconhecer
e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
•
Identificar
as figura geométricas presentes á nossa volta,
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS
•
Construção
de figuras geométricas
•
Construção
de sólidos geométricos
•
Números
de 0 a 1000
•
Números
pares e impares
•
Ordem
crescente e decrescente
•
Dezena
•
Dúzia
•
Centena
•
Dobro,
triplo
•
Tabuada
do 0 ao 5
•
Medidas,
tempo, capacidade, comprimento e massa.
•
Problemas
•
04
operações
•
Sistema
monetário
•
Números
ordinais até 30.
Calendário
METODOLOGIA
METODOLOGIA
·
Completar
·
Representar
numeral à quantidade
·
Ditado
de números
·
Trabalhar
números vizinhos
·
Ordem
crescente e decrescente
·
Colagem
·
Contagem
com sucatas, alunos, lápis, material dourado, etc.
·
Emprego
do Material concreto para identificar, numero e numeral
·
Leitura
da escrita de números de 0 ate 30 .
·
Formar
grupos de 10 em 10
·
Desenvolver
conjuntos de dezenas.
·
Resolver
situações - problemas de sua realidade
·
Exercícios
escritos
·
Juntar
e contar
·
Uso
do material concreto
·
Separar
unidades e dezenas
·
Folha
impressa, livro didático.
·
Leitura
e escrita de números
·
Emprego
de material concreto para construir o conceito de número e numeral até
·
Formar
grupos de 10 em 10
·
Conjuntos
com dezenas
·
Atividades
de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
·
Exercício
de adição e subtração em folhas, livro, quadro e no concreto.
·
Cartazes
·
Exercícios
no caderno, livro, quadros e folhas.
·
Problemas
envolvendo adição e subtração.
·
Pesar
e medir objetos e ate mesmo os alunos.
·
Uso
de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 3º ANO
OBJETIVOS
•
Compreender
a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente
de transformação do mundo em que vive.
•
Identificar
relações entre o conhecimento científica, produção de tecnologia e condições de
vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
•
Compreender
a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
•
Identificar
os principais astros do Sistema solar.
•
Identificar
o Sol como uma estrela.
•
Despertar
a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam
•
Despertar
a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
•
Identificar
pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em
nosso meio ambiental
•
Identificar
os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e
remédios.
•
Reconhecer
a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção
da vida na terra.
•
Identificar
as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
•
Reconhecer
a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa
vida.
•
Reconhecer
o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação
da saúde e do bem estar da comunidade.
•
Reconhecer
que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos
cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
CONTEÚDOS:
CONTEÚDOS:
Nosso
corpo
•
Os
alimentos
•
Higiene
e saúde
•
Saúde
e segurança
•
Astros
•
Ar
•
Solo
•
Água
•
Lixo
•
Reciclagem
•
Saneamento
básico
•
Vegetais
As
plantas
• Os animais
•
Nosso
ambiente
•
Preservação
do meio ambiente
•
METODOLOGIA
·
Orientar
os alunos a escovar os dentes todos os dias
·
Escovação
na escola com especialista uma vez por semana
·
Observar
uma planta e suas partes através de experiências em sala de aula (feijão –
algodão –copo descartável – água)
·
Saber
a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
·
Recorte
e colagem
·
Confecção
de cartaz
·
Nascimento
de plantas através de experiências (feijão – algodão –copo descartável – água)
·
Calendário
·
Observação
da mudança do tempo
·
Folhas
mimeografadas, impressas, livro.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: HISTÓRIA 3º ANO
OBJETIVOS
•
Comparar
diferentes tipos de habitações no presente e no passado.
•
Conhecer
e contrastar os “modos de morar” das nações indígenas em relação aos modos dos
não-índios.
•
Reconhecer
dois exemplos de habitações coloniais do passado,
•
percebendo
a relação de permanência no presente.
•
Desenvolver
a noção de espaço público e de espaço privado.
•
Perceber
que existem bairros antigos e recentes e relacionar com a história do
próprio bairro.
•
Refletir
sobre a função da rua como espaço de sociabilidade.
•
Introduzir
o conceito de diversidade cultural.
•
Conhecer
alguns hábitos e costumes dos povos indígenas no presente.
•
Valorizar
o modo de vida indígena na sua relação com o trabalho e a natureza.
•
Estimular
as atitudes de respeito e valorização da diversidade cultural do Brasil.
•
Introduzir
o conceito de trabalho.
•
Perceber
as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
•
Conhecer
o processo de produção do açúcar nos engenhos coloniais.
•
Comparar
o cotidiano do trabalho nas fábricas em relação ao trabalho nos engenhos no passado.
•
Refletir
sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
•
Valorizar
e perceber a função da memória oral.
•
Introduzir
o conceito de trabalho.
•
Perceber
as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
•
Refletir
sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
•
Perceber
e refletir acerca do conceito de cidade.
•
Reconhecer
as semelhanças e as diferenças da vida nas grandes cidades no presente.
•
Perceber
e identificar profissões antigas e recentes ao longo do tempo.
•
Conhecer
exemplos de profissões urbanas ao longo do tempo.
CONTEÚDOS
•
O
lugar onde eu moro.
•
Moradias
de ontem e de hoje.
•
Dois
modelos de construções históricas;
•
Ruas
e bairro
•
Um
pedaço da cidade
•
O
trabalho Indígena.
•
Quem
são os indígenas?
•
O
trabalho indígena
•
O
dia-a-dia em uma aldeia indígena
•
O
cotidiano do trabalho.
•
Trabalho
e escravidão;
•
O
trabalho no engenho de açúcar;
•
O
trabalho nas fábricas
•
O
trabalho infantil nas fábricas;
•
Vivendo
nas cidades.
•
As
cidades
•
As
cidades têm história;
•
Trabalhando
nas cidades
•
Profissões
antigas e atuais;
METODOLOGIA
·
Pesquisas
·
Folhas
impressas e fotocopias
·
Exercícios
do livro
·
Anotações
no caderno
·
Atividades
escritas
·
Construção
de maquete
·
Atividades
do livro de geografia
·
Confecção
de cartazes
·
Exercícios
no caderno e no livro
·
Jogos
e brincadeira
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA 3º ANO
OBJETIVOS
•
Analisar
as características da paisagem registrando os elementos observados.
•
Perceber
objetos e estabelecer a relação entre a posição, o tamanho e a forma dos
elementos a serem representados.
•
Estruturar
as legendas, usando cores e formas, representando os elementos e indicando o
seu significado.
•
Reconhecer
a forma dos objetos e as possibilidades de sua representação.
•
Identificar
as direções cardeais como referências universais.
•
Distinguir,
no seu cotidiano, referências espaciais de orientação e localização.
•
Reconhecer
que a orientação, a partir das direções principais, depende do referencial
utilizado.
•
Determinar
as direções cardeais por meio do Sol e da bússola.
•
Reconhecer
as características das paisagens urbanas.
•
Observar
características da cidade onde vive ou próxima ao lugar onde mora.
•
Representar,
por meio de desenhos, as paisagens urbanas.
•
Identificar
mudanças e permanências na paisagem.
•
Refletir
sobre a importância da moradia,
•
Identificar
os materiais usados na construção das diferentes moradias.
•
Reconhecer
a moradia como um direito de todos.
CONTEÚDO
•
Paisagem:
Registro e orientação.
· Observando
e representando as paisagens.
· Usando
referências.
· Descobrindo
limites.
•
O
Espaço Urbano.
· Conhecendo
o espaço urbano.
· As
transformações no espaço urbano.
· Viver
na cidade.
· As
agressões ao ambiente urbano.
METODOLOGIA
·
Pesquisas
·
Folhas
impressas e fotocopias
·
Exercícios
do livro
·
Anotações
no caderno
·
Atividades
escritas
·
Construção
de maquete
·
Atividades
do livro de geografia
·
Confecção
de cartazes
·
Exercícios
no caderno e no livro
·
Jogos
e brincadeiras
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 3º
ANO
OBJETIVOS
•
Participar
de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e com os outros,
reconhecendo E respeitando características físicas e de desempenho de si
próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .
•
Adotar
atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e
esportiva repudiando qualquer espécie de violência.
•
Expressar-se
de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
•
Criatividade,
atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
•
Desenvolver
a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
•
Espírito
de equipe, colaboração, ritmo.
•
Coordenação
viso – motora, pontaria, conhecimento linguístico, equilíbrio, concentração.
•
Descontração,
percepção auditiva;
•
Noções
noção de espaço;
•
Desenvolver
habilidade manual;
•
Melhoria
do equilíbrio.
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS
•
Lateralidade
•
Jogos
•
Brincadeiras
dirigidas
•
Musicas
•
Danças
, teatro
METODOLOGIA
• participação em diversos jogos e
lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
• explicação e demonstração de
brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares;
• participação e apreciação de
brincadeiras ensinadas pelos colegas;
• resolução de situações de
conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
• discussão das regras dos jogos;
• utilização de habilidades em
situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
• resolução de problemas
corporais individualmente;
• avaliação do próprio desempenho
e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;
• participação em brincadeiras
cantadas;
• criação de brincadeiras cantadas;
• acompanhamento de uma dada
estrutura rítmica com diferentes partes do corpo;
• apreciação e valorização de
danças pertencentes à localidade;
• participação em danças simples
ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro
tipo que estejam presentes no cotidiano;
• participação em atividades
rítmicas e expressivas;
• utilização e recriação de
circuitos;
• utilização de habilidades
(correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar,
girar, etc.) durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• desenvolvimento das capacidades
físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• diferenciação das situações de
esforço e repouso;
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA:
ENSINO
RELIGIOSO 1º ANO
OBJETIVOS
·
Usar o diálogo como instrumento de comunicação na
produção coletiva de ideias e na busca de solução de problemas, espera-se que o aluno seja capaz
de expor seus pensamentos e opiniões de forma a ser entendido, colocar-se “no
lugar do outro” para compreender seus sentidos e razões e posicionar-se de
maneira flexível;
·
Valorizar
e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos tomar decisões
coletivas.
CONTEÚDO
• o
uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer conflitos;
• a
coordenação das ações entre os alunos, mediante o trabalho em grupo;
• o
ato de escutar o outro, por meio do esforço de compreensão do sentido preciso
da fala do outro;
• a
formulação de perguntas que ajudem a referida compreensão;
• a
expressão clara e precisa de ideias, opiniões e argumentos, de forma a ser
corretamente compreendido pelas outras pessoas;
• a disposição para
ouvir ideias, opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista quando
necessário.
METODOLOGIA
Roda
da conversa, Roda de música, Leitura de Histórias, Desenho, Pintura, Recorte,
Colagem, Assistir filme, Confecção de brinquedos e de cartazes, brincadeiras
livres e dirigidas, jogos, trabalho em grupo e individual.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 3º
ANO
OBJETIVOS
•
Expressar
e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de buscar pessoal ou
coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a
reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
•
Observar
as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando
a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.
•
Desenvolver
a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
•
Orientar
o uso de curvas, linhas e pontos.
•
Estimular
a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
•
Identificar
as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
•
Desenvolver
noções fundamentais de dobraduras
•
Expressar-se
através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Expressar-se de forma coerente
fazendo uso da expressão oral e corporal.
CONTEÚDOS
Colar
Pintar
Desenho livre
Desenho dirigido
Montar
Dobraduras - ORIGAMI
Recortar
Maquetes
Dramatização
As cores: primarias e secundárias
Formas geométricas
Pintura
Tangran
METODOLOGIA
CONTEÚDOS
Colar
Pintar
Desenho livre
Desenho dirigido
Montar
Dobraduras - ORIGAMI
Recortar
Maquetes
Dramatização
As cores: primarias e secundárias
Formas geométricas
Pintura
Tangran
METODOLOGIA
•Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
•
Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos
(bidimensional e tridimensional).
•
Observação e análise das formas que produz e do processo pessoal nas suas
correlações com as produções dos colegas.
•
Consideração do elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas
imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano,
cor,
textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
•
Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual representando,
expressando e comunicando por imagens: desenho, pintura, gravura, modelagem,
escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão,
informática.
•
Contato e reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas dos
materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas na produção de
formas visuais.
•
Experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas
(pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila) e outros meios
(máquinas fotográficas, vídeos, aparelhos de informática).
•
Seleção e tomada de decisões com relação a materiais, técnicas, instrumentos na
construção das formas visuais.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diár
Nenhum comentário:
Postar um comentário