quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Plano do 3º Ano do Ensino Fundamental



“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, Milhares de tentativas erradas devem ser feitas”
.   (Rubem Alves)


DISCIPLINA:  LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO


OBJETIVOS
·         Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.
·         Conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).      
·         ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.    
·         Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.           
·         Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
·         Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
·         Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos;
·         Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas;
·         Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
·         Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
·         Utilizar corretamente o gênero do substantivo
·         Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos;
·         Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases;
·         Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
·         Empregar adjetivos de forma correta.
·         Utilizar corretamente pronomes pessoais.
·         Utilizar corretamente as regras ortográficas.


CONTEÚDOS
·         Alfabeto
·         Produção de textos oral e escrita
·         Poesias
·         Correspondência
·         Sinais de pontuação
·         Acentuação
·          Gênero do substantivo
·          Numero do substantivo
·         Grau do substantivo
·         Leitura de diferentes textos
·         Interpretação oral e escrita
·         Ortografia

METODOLOGIA
·                     Roda de conversas
·                     Produção de Mural de rótulos
·                     Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
·                     Trabalhar com o alfabeto móvel
·                     Recortes de jornais e revistas
·                     Conhecer as famílias silábicas menos complexas
·                     Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
·                     Produção de Cartazes
·                     Fichas de leitura
·                     Produção de textos coletivos e individuais
·                     Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
·                     Recorte de jornais e revistas
·                     Nomeação dos objetos da sala
·                     Entrega de crachás com nome completo
·                     Construção de novas palavras
·                     Escrever palavras e frases
·                     Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.

AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


DISCIPLINA:  MATEMÁTICA 3º ANO


OBJETIVOS
         Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática., como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
         Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
         Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
         Ordenar corretamente os números na ordem
         Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
         Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
         Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
         Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
         Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Ø -Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
         Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
         Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
         Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta,


CONTEÚDOS
         Construção de figuras geométricas
         Construção de sólidos geométricos
         Números de 0 a 1000
         Números pares e impares
         Ordem crescente e decrescente
         Dezena
         Dúzia
         Centena
         Dobro, triplo
         Tabuada do 0 ao 5
         Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
         Problemas
         04 operações
         Sistema monetário
         Números ordinais até 30.
Calendário

METODOLOGIA
·                     Completar
·                     Representar numeral à quantidade
·                     Ditado de números
·                     Trabalhar números vizinhos
·                     Ordem crescente e decrescente
·                     Colagem
·                     Contagem com sucatas, alunos, lápis, material dourado, etc.
·                     Emprego do Material concreto para identificar, numero e numeral
·                     Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
·                     Formar grupos de 10 em 10
·                     Desenvolver conjuntos de dezenas.
·                     Resolver situações - problemas de sua realidade
·                     Exercícios escritos
·                     Juntar e contar
·                     Uso do material concreto
·                     Separar unidades e dezenas
·                     Folha impressa, livro didático.
·                     Leitura e escrita de números
·                     Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até
·                     Formar grupos de 10 em 10
·                     Conjuntos com dezenas
·                     Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
·                     Exercício de adição e subtração em folhas, livro, quadro e no concreto.
·                     Cartazes
·                     Exercícios no caderno, livro, quadros e folhas.
·                     Problemas envolvendo adição e subtração.
·                     Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
·                     Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.

AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


DISCIPLINA:  CIÊNCIAS 3º ANO



OBJETIVOS
         Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
         Identificar relações entre o conhecimento científica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
         Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
         Identificar os principais astros do Sistema solar.
         Identificar o Sol como uma estrela.
         Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam
         Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
         Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiental
         Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
         Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
         Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
         Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
         Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
         Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.


CONTEÚDOS:
 
         Nosso corpo

         Os alimentos
         Higiene e saúde
         Saúde e segurança

         Astros
         Ar
         Solo
         Água
         Lixo
         Reciclagem
         Saneamento básico
         Vegetais 
           As plantas
         Os animais
         Nosso ambiente
         Preservação do meio ambiente
       

METODOLOGIA
·                     Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
·                     Escovação na escola com especialista uma vez por semana
·                     Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de aula (feijão – algodão –copo descartável – água)
·                     Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
·                     Recorte e colagem
·                     Confecção de cartaz
·                     Nascimento de plantas através de experiências (feijão – algodão –copo descartável – água)
·                     Calendário
·                     Observação da mudança do tempo
·                     Folhas mimeografadas, impressas, livro.

AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


DISCIPLINA:  HISTÓRIA 3º ANO

OBJETIVOS
         Comparar diferentes tipos de habitações no presente e no passado.
         Conhecer e contrastar os “modos de morar” das nações indígenas em relação aos modos dos não-índios.
         Reconhecer dois exemplos de habitações coloniais do passado,
         percebendo a relação de permanência no presente.
         Desenvolver a noção de espaço público e de espaço privado.
         Perceber que existem bairros antigos e recentes e relacionar com a história  do próprio bairro.
         Refletir sobre a função da rua como espaço de sociabilidade.
         Introduzir o conceito de diversidade cultural.
         Conhecer alguns hábitos e costumes dos povos indígenas no presente.
         Valorizar o modo de vida indígena na sua relação com o trabalho e a natureza.
         Estimular as atitudes de respeito e valorização da diversidade cultural do Brasil.
         Introduzir o conceito de trabalho.
         Perceber as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
         Conhecer o processo de produção do açúcar nos engenhos coloniais.
         Comparar o cotidiano do trabalho nas fábricas em relação ao trabalho nos engenhos no passado.
         Refletir sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
         Valorizar e perceber a função da memória oral.
         Introduzir o conceito de trabalho.
         Perceber as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
         Refletir sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
         Perceber e refletir acerca do conceito de cidade.
         Reconhecer as semelhanças e as diferenças da vida nas grandes cidades no presente.
         Perceber e identificar profissões antigas e recentes ao longo do tempo.
         Conhecer exemplos de profissões urbanas ao longo do tempo.

CONTEÚDOS
         O lugar onde eu moro.
         Moradias de ontem e de hoje.
         Dois modelos de construções históricas;
         Ruas e bairro
         Um pedaço da cidade
         O trabalho Indígena.
         Quem são os indígenas?
         O trabalho indígena
         O dia-a-dia em uma aldeia indígena
          O cotidiano do trabalho.
         Trabalho e escravidão;
         O trabalho no engenho de açúcar;
         O trabalho nas fábricas
         O trabalho infantil nas fábricas;
         Vivendo nas cidades.
         As cidades
         As cidades têm história;
         Trabalhando nas cidades
         Profissões antigas e atuais;

METODOLOGIA
·                     Pesquisas
·                     Folhas impressas e fotocopias
·                     Exercícios do livro
·                     Anotações no caderno
·                     Atividades escritas
·                     Construção de maquete
·                     Atividades do livro de geografia
·                     Confecção de cartazes
·                     Exercícios no caderno e no livro
·                     Jogos e brincadeira
AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


DISCIPLINA:  GEOGRAFIA 3º ANO


OBJETIVOS

         Analisar as características da paisagem registrando os elementos observados.
          Perceber objetos e estabelecer a relação entre a posição, o tamanho e a forma dos elementos a serem representados.
         Estruturar as legendas, usando cores e formas, representando os elementos e indicando o seu significado.
         Reconhecer a forma dos objetos e as possibilidades de sua representação.
         Identificar as direções cardeais como referências universais.
          Distinguir, no seu cotidiano, referências espaciais de orientação e localização.
          Reconhecer que a orientação, a partir das direções principais, depende do referencial utilizado.
         Determinar as direções cardeais por meio do Sol e da bússola.
         Reconhecer as características das paisagens urbanas.
         Observar características da cidade onde vive ou próxima ao lugar onde mora.
        Representar, por meio de desenhos, as paisagens urbanas.
         Identificar mudanças e permanências na paisagem.
          Refletir sobre a importância da moradia,
         Identificar os materiais usados na construção das diferentes moradias.
          Reconhecer a moradia como um direito de todos.

CONTEÚDO

         Paisagem: Registro e orientação.
·        Observando e representando as paisagens.
·        Usando referências.
·        Descobrindo limites.
         O Espaço Urbano.
·        Conhecendo o espaço urbano.
·        As transformações no espaço urbano.
·        Viver na cidade.
·        As agressões ao ambiente urbano.



METODOLOGIA
·                     Pesquisas
·                     Folhas impressas e fotocopias
·                     Exercícios do livro
·                     Anotações no caderno
·                     Atividades escritas
·                     Construção de maquete
·                     Atividades do livro de geografia
·                     Confecção de cartazes
·                     Exercícios no caderno e no livro
·                     Jogos e brincadeiras


AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


DISCIPLINA:  EDUCAÇÃO FÍSICA 3º ANO


OBJETIVOS

         Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e com os outros, reconhecendo E respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .
         Adotar atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.
         Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
         Criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
         Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
         Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
         Coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento linguístico, equilíbrio, concentração.
         Descontração, percepção auditiva;
         Noções noção de espaço;
         Desenvolver habilidade manual;
         Melhoria do equilíbrio.

CONTEÚDOS
         Lateralidade
         Jogos
         Brincadeiras dirigidas
         Musicas
         Danças , teatro


METODOLOGIA
  participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
• explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares;
• participação e apreciação de brincadeiras ensinadas pelos colegas;
• resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
• discussão das regras dos jogos;
• utilização de habilidades em situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
• resolução de problemas corporais individualmente;
• avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;
• participação em brincadeiras cantadas;
• criação de brincadeiras cantadas;
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo;
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
• participação em danças simples ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano;
• participação em atividades rítmicas e expressivas;
• utilização e recriação de circuitos;
• utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc.) durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• desenvolvimento das capacidades físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• diferenciação das situações de esforço e repouso;


AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.  


DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 1º ANO

OBJETIVOS
·         Usar o diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de ideias e na busca de solução de problemas, espera-se que o aluno seja capaz de expor seus pensamentos e opiniões de forma a ser entendido, colocar-se “no lugar do outro” para compreender seus sentidos e razões e posicionar-se de maneira flexível;
·         Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos tomar decisões coletivas.

CONTEÚDO
• o uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer conflitos;
• a coordenação das ações entre os alunos, mediante o trabalho em grupo;
• o ato de escutar o outro, por meio do esforço de compreensão do sentido preciso da fala do outro;
• a formulação de perguntas que ajudem a referida compreensão;
• a expressão clara e precisa de ideias, opiniões e argumentos, de forma a ser corretamente compreendido pelas outras pessoas;
• a disposição para ouvir ideias, opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista quando necessário.

METODOLOGIA
Roda da conversa, Roda de música, Leitura de Histórias, Desenho, Pintura, Recorte, Colagem, Assistir filme, Confecção de brinquedos e de cartazes, brincadeiras livres e dirigidas, jogos, trabalho em grupo e individual.


AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA:  EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 3º ANO


OBJETIVOS
         Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de buscar pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
         Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.
         Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
         Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
         Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
         Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
         Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
         Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.



CONTEÚDOS
Colar
Pintar
Desenho livre
Desenho dirigido
Montar
Dobraduras - ORIGAMI
Recortar
Maquetes
Dramatização
As cores: primarias e secundárias
Formas geométricas
Pintura
Tangran


METODOLOGIA


•Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
• Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional).
• Observação e análise das formas que produz e do processo pessoal nas suas correlações com as produções dos colegas.
• Consideração do elementos básicos da linguagem visual em suas articulações nas imagens produzidas (relações entre ponto, linha, plano,
cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).
• Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando por imagens: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão, informática.
• Contato e reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas na produção de formas visuais.
• Experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila) e outros meios (máquinas fotográficas, vídeos, aparelhos de informática).
• Seleção e tomada de decisões com relação a materiais, técnicas, instrumentos na construção das formas visuais.


AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diár
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário