sábado, 28 de janeiro de 2017

Plano de Religião do 1º ao 3º ano

OBJETIVOS
• Perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas situações de convívio, espera-se que o aluno seja capaz de perceber e respeitar o fato de existirem, num grupo, diferentes opiniões, desejos e ideias; diferentes formas de expressão e participação e diferentes processos de aprendizagem, sendo o seu próprio um deles;
• adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista;
• compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária;
• construir uma imagem positiva de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela legitimação das normas morais que garantam, a todos, essa realização;
usar o diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de ideias e na busca de solução de problemas, espera-se que o aluno seja capaz de expor seus pensamentos e opiniões de forma a ser entendido, colocar-se “no lugar do outro” para compreender seus sentidos e razões e posicionar-se de maneira flexível;
• valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos tomar decisões coletivas.

 CONTEÚDOS CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL
Respeito mútuo.
• as diferenças entre as pessoas, derivadas de sexo, cultura, etnia, valores,
opiniões ou religiões;
• o respeito a todo ser humano independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura;
• o respeito às manifestações culturais, étnicas e religiosas;
• o respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático: respeito ao outro e exigência de igual respeito para si;
• o respeito ao direito seu e dos outros ao dissenso;
• a coordenação das próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em grupo;
• o respeito à privacidade como direito de cada pessoa;
• o contrato como acordo firmado por ambas as partes;
• a identificação de situações em que é ferida a dignidade do ser humano;
• o repúdio a toda forma de humilhação ou violência na relação com o outro;
• as formas legais de lutar contra o preconceito;
• a utilização das normas da escola como forma de lutar contra o preconceito;
• a compreensão de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos;
• o zelo pelo bom estado das dependências da escola;
• a valorização do patrimônio cultural e o zelo por sua conservação.
Diálogo
• o uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer conflitos;
• a coordenação das ações entre os alunos, mediante o trabalho em grupo;
• o ato de escutar o outro, por meio do esforço de compreensão do sentido preciso da fala do outro;
• a formulação de perguntas que ajudem a referida compreensão;
• a expressão clara e precisa de ideias, opiniões e argumentos, de forma a ser corretamente compreendido pelas outras pessoas;
• a disposição para ouvir ideias, opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista quando necessário. 


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