OBJETIVOS
• Perceber e respeitar diferentes pontos de vista
nas situações de convívio, espera-se que o aluno seja capaz de
perceber e respeitar o fato de existirem, num grupo, diferentes
opiniões, desejos e ideias; diferentes formas de expressão e participação e
diferentes processos de aprendizagem, sendo o seu
próprio um deles;
• adotar atitudes de respeito pelas diferenças
entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade
democrática e pluralista;
• compreender a vida escolar como participação no
espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na
construção de uma sociedade democrática e solidária;
• construir uma imagem positiva de si, o respeito
próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu
projeto de vida e pela legitimação das normas morais que garantam, a todos,
essa realização;
• usar o diálogo como instrumento de comunicação
na produção coletiva de ideias e na busca de solução de problemas, espera-se
que o aluno seja capaz de expor seus pensamentos e opiniões de forma a ser
entendido, colocar-se “no lugar do outro” para compreender seus sentidos e
razões e posicionar-se de maneira flexível;
• valorizar e empregar o diálogo como forma de
esclarecer conflitos tomar decisões coletivas.
CONTEÚDOS CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E
ATITUDINAL
Respeito mútuo.
• as diferenças entre as pessoas, derivadas de
sexo, cultura, etnia, valores,
opiniões ou religiões;
• o respeito a todo ser humano independentemente de
sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura;
• o respeito às manifestações culturais, étnicas e
religiosas;
• o respeito mútuo como condição necessária para o
convívio social democrático: respeito ao outro e exigência de igual respeito
para si;
• o respeito ao direito seu e dos outros ao
dissenso;
• a coordenação das próprias ações com as dos
outros, por meio do trabalho em grupo;
• o respeito à privacidade como direito de cada
pessoa;
• o contrato como acordo firmado por ambas as
partes;
• a identificação de situações em que é ferida a
dignidade do ser humano;
• o repúdio a toda forma de humilhação ou violência
na relação com o outro;
• as formas legais de lutar contra o preconceito;
• a utilização das normas da escola como forma de
lutar contra o preconceito;
• a compreensão de lugar público como patrimônio de
todos, cujo zelo é dever de todos;
• o zelo pelo bom estado das dependências da
escola;
• a valorização do patrimônio cultural e o zelo
por sua conservação.
Diálogo
• o uso e valorização do diálogo como
instrumento para esclarecer conflitos;
• a coordenação das ações entre os
alunos, mediante o trabalho em grupo;
• o ato de escutar o outro, por meio do
esforço de compreensão do sentido preciso da fala do outro;
• a formulação de perguntas que ajudem
a referida compreensão;
• a expressão clara e precisa de
ideias, opiniões e argumentos, de forma a ser corretamente compreendido pelas
outras pessoas;
• a disposição para ouvir ideias,
opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista quando necessário.
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