“Se me dizes, eu esqueço. Se me
ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
(Benjamim Franklin)
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 2º
ANO
OBJETIVOS
·
Perceber
a importância da escrita e sua função na sociedade
·
Conhecer
o alfabeto em suas diversas formas
·
Aprender
a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
·
Desenvolver
a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua
realidade.
·
Expressar-se
oralmente e por escrito
·
Identificar
o alfabeto de “A” a “Z”
·
Reconhecer
o som inicial e final das palavras.
·
Reconhecer
nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
·
Usar
corretamente a letra maiúscula
·
Identificar
e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
·
Produzir
pequenos textos - coletivo e individual
·
Elaborar
frases a seu nível de experiência
·
Ler,
copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
·
Realizar
diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
·
Expressar
- se oralmente com clareza
·
Compreender
para que servem a escrita e a leitura
·
Construir
e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
·
Ler
e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e
silenciosamente.
·
Revisar
e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros
refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e
habilidades sobre a escrita.
CONTEÚDOS
·
Expressão
oral e não verbal.
·
Função
social da escrita.
·
Nome
da criança.
·
Alfabeto
fonético, móvel, ilustrado, concreto.
·
Construção
de palavras.
·
Direção
da escrita, espaçamento entre palavras.
·
Som
final e inicial das palavras estudadas.
·
Número
de letras e silabas das palavras.
·
Uso
da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
·
Pontuação
– ponto final e vírgula.
·
Leitura
de palavras, frases e pequenos textos.
·
Silabas
simples e palavras chaves
·
Letras
do alfabeto
·
Letras
do seu nome completo
·
Produção
de textos coletivo e individual
·
Expressão
oral e corporal
·
Leitura
oral, silenciosa, individual e coletiva.
·
Analise
da linguagem: reescrita e revisão de textos
·
Gramática
contextualizada
·
Coordenação
motora (no traçado da letra cursiva)
·
Leitura
de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
METODOLOGIA
·
Roda
de conversas
·
Produção
de Mural de rótulos
·
Montagem
do alfabeto concreto e ilustrado
·
Trabalhar
com o alfabeto móvel
·
Recortes
de jornais e revistas
·
Conhecer
as famílias silábicas menos complexas
·
Pintar
os espaços entre as palavras dentro do texto.
·
Produção
de Cartazes
·
Fichas
de leitura
·
Textos
coletivos e individuais
·
Alfabeto
móvel, ilustrado e concreto.
·
Recorte
de jornais e revistas
·
Nomeação
dos objetos da sala
·
Entrega
de crachás com nome completo
·
Construção
de novas palavras
·
Escrever
palavras e frases
·
Diálogo
com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA 2º
ANO
OBJETIVOS
·
Identificar
a função dos números que aparecem no dia-a-dia
·
Conhecer
e representar os numerais de 0 a 9
·
Reconhecer
situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
·
Identificar
antecessor e sucessor
·
Representar
unidade e reconhecer dezenas
·
Identificar
ordem crescente e decrescente
·
Identificar
o numero e numeral de 0 a 30
·
Construir
o conceito de dezena
·
Construir
o conceito de dezena e unidade
·
Saber
adição simples
·
Reconhecer
o símbolo da adição ( + )
·
Relacionar
subtração a ideias de separar, tirar , diminuir , perder
·
Reconhecer
o símbolo da subtração ( - )
·
Construir
o conceito de número e numeral
·
Identificar
numero e numeral de 0 a 30
·
Construir
conceito de unidade e dezena
·
Reconhecer
ordem crescente e decrescente de números
·
Reconhecer
na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
·
Reconhecer
o real como moeda.
·
Observar
formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e
representa-las.
·
Construir
e representar formas geométricas
·
Ler
e interpretar problemas
CONTEÚDOS
·
História
dos números
·
Classificação,
seriação e conservação.
·
Número
e numeral de 0 a 9
·
Antecessor
e sucessor
·
Unidade
e noção de dezena
·
Número
e numeral de 0 até 30
·
Crescente
e decrescente
·
Adição,
subtração, problemas com unidades.
·
NUMERO
E NUMERAL
·
Números
de 0 a 100
·
Formas
geométricas
·
Calendário
·
Sistema
monetário brasileiro
METODOLOGIA
·
Completar
·
Representar
numeral à quantidade
·
Ditado
de números
·
Trabalhar
números vizinhos
·
Ordem
crescente e decrescente
·
Colagem
·
Contagem
com sucatas, alunos, lápis, material dourado, etc.
·
Emprego
do Material concreto para identificar, numero e numeral
·
Leitura
da escrita de números de 0 ate 30 .
·
Formar
grupos de 10 em 10
·
Desenvolver
conjuntos de dezenas.
·
Resolver
situações - problemas de sua realidade
·
Exercícios
escritos
·
Juntar
e contar
·
Uso
do material concreto
·
Separar
unidades e dezenas
·
Folha
impressa, livro didático.
·
Leitura
e escrita de números
·
Emprego
de material concreto para construir o conceito de número e numeral até
·
Formar
grupos de 10 em 10
·
Conjuntos
com dezenas
·
Atividades
de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
·
Exercício
de adição e subtração em folhas, livro, quadro e no concreto.
·
Cartazes
·
Exercícios
no caderno, livro, quadros e folhas.
·
Problemas
envolvendo adição e subtração.
·
Pesar
e medir objetos e ate mesmo os alunos.
·
Uso
de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º
ANO
OBJETIVOS
·
Saber
quem é e como é importante (a criança)
·
Reconhecer
a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
·
Conhecer-se
como ser que faz historia
·
Valorizar
seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
·
Compreender
o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de
família
·
Destacar
a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
·
Identificar
os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
·
Conhecer
os cômodos de uma casa e sal função
·
Datas
comemorativas (...)
·
Conhecer
a origem da maioria destas datas e porque se comemora
·
Levar
a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
·
Fazer
com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
·
Proporcionar
ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
·
Identificar
os vários tipos de profissão
·
Reconhecer
seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a
sociedade.
CONTEÚDOS
·
Conhecer
melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
·
Historia
do nome
·
Historia
da vida da criança
·
Dia-
a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
·
Família
- tipos de família.
·
Datas
comemorativas
·
Direitos
e deveres da criança.
·
Tipos
de casas
·
Os
materiais para construção de uma casa
·
Os
cômodos da casa
·
Datas
comemorativas
·
A
comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
·
A
escola
·
Historia
do nome da escola
·
Função
dos funcionários da escola
·
Profissão
dos pais e de outras pessoas
·
Hinos
Nacional e de São Gonçalo do Amarante
METODOLOGIA
·
Entrevista
com os pais ( historia dos nomes)
·
Produção
de frases, textos e desenhos.
·
Confecção
da arvore genealógica
·
Confecção
de cartazes, colagens e recortes.
·
Montagem
de cartaz com diversos tipos de casas
·
Desenhar
planta da sua casa e nomear os cômodos
·
Atividades
do livro de historia
·
Entrevista
com os pais - sobre sua historia
·
Pesquisas,
leitura, desenhos, recortes.
·
Cartazes
·
Atividades
impressas, e fotocopias,
·
Exercícios
no caderno
·
Construção
de maquetes do bairro.
·
Exposição
de fotos
·
Passeio
de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
·
Desenhos
·
Ambiente
da escola (vista - como o aluno a vê)
·
Desenhos
e colagens
·
Conversas
formais e informais
·
Pesquisas
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA 2º
ANO
OBJETIVOS
·
Reconhecer
o nome do bairro e sua história.
·
Identificar
a rua onde à criança mora
·
Identificar
o caminho da escola
·
Distinguir
seu endereço
·
Observar
alguns pontos de referencia no seu bairro.
·
Conhecer
o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
·
Identificar
o semáforo e os meios de transporte
·
Reconhecer
as cores do semáforo e seus significados
·
Orientar
sobre os cuidados ao atravessar a rua.
·
Reconhecer
a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
·
Reconhecer
a importância de seu endereço
·
Localizar
a sua rua no bairro
·
Conhecer
a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
·
Reconhecer
os meios de comunicação
·
Identificar
a utilidade dos meios de comunicação
·
Identificar
as atividades econômicas predominantes da comunidade
·
Saber
localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
·
Reconhecer
e identificar os diferentes tipos de hinos
CONTEÚDOS
·
Bairro
e sua historia, nome.
·
A
rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
·
Modificação
da paisagem
·
Recursos
naturais
·
Matéria
prima
·
Meios
de transportes
·
Tempo
e estações do ano
·
A
rua e o bairro
·
O
endereço
·
O
que têm no bairro
·
Etnias
·
Meios
de comunicação
·
Atividades
predominantes na comunidade
·
Trânsito
METODOLOGIA
·
Pesquisar
o nome do bairro e sua historia
·
Pesquisar
seu endereço
·
Desenhar
o trajeto da casa para a escola.
·
Observar
a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
·
Cartazes
·
Folhas
impressas e fotocopias
·
Exercícios
do livro
·
Anotações
no caderno
·
Atividades
escritas
·
Citar
os meios de transportes da comunidade
·
Desenhos
dos meios de transportes
·
Pesquisas,
desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
·
Gráfico
da origem dos alunos
·
Construção
de maquete sobre sua rua
·
Atividades
do livro de geografia
·
Confecção
de cartazes
·
Exercícios
no caderno e no livro
·
Folhas
xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 2º
ANO
OBJETIVOS
·
Saber
localizar o corpo no espaço e no tempo
·
Desenvolver
hábitos de higiene
·
Identificar
as partes da planta
·
Reconhecer
as utilidades das plantas
·
Descobrir
como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
·
Reconhecer
que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para
·
viver
·
Diferenciar
as estações do ano
·
Identificar
as partes do corpo humano e algumas de suas funções
·
Identificar
os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
·
Reconhecer
a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
·
Perceber
que os alimentos têm sabores diferentes
·
Incentivar
bons hábitos alimentares e higiene bucal
·
Possibilitar
algumas informações sobre higiene e saúde
·
Identificar
as formas de nascimentos dos animais
·
Perceber
que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
·
Reconhecer
que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos
oferecem.
·
Diferenciar
animais domésticos de animais selvagens
·
Identificar
animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
·
Discutir
a preservação dos animais em extinção
·
Prevenir
sobre o risco de certos tipos de acidentes
·
CONTEÚDOS
Meio ambiente
·
Seres
vivos
·
Características
dos seres vivos
·
Partes
da planta
·
Utilidades
da planta
·
Diferentes
ambientes
·
Localizar
- se no tempo e no espaço
·
Estações
do ano
·
Lixo
·
Água
Ser humano e
saúde
·
Corpo
humano
·
Nascimento
e o que precisa para viver
·
Higiene
e saúde
·
Os
sentidos
·
Higiene
pessoal
Recursos
tecnológicos
·
Matéria
prima – animal, vegetal e mineral.
·
Produtos
industriais e artesanais
·
Processos
de transformações
METODOLOGIA
·
Orientar
os alunos a escovar os dentes todos os dias
·
Escovação
na escola com especialista uma vez por semana
·
Observar
uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua (feijão –
algodão –copo descartável – água)
·
Saber
a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
·
Recorte
e colagem
·
Confecção
de cartaz
·
Nascimento
de plantas através de experiências (feijão – algodão –copo descartável – água)
·
Calendário
·
Observação
da mudança do tempo
·
Folhas
mimeografadas, impressas, livro.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA:
ENSINO DA
ARTE 2º ANO
OBJETIVOS
·
Conhecer
e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão
artística do educando
·
Desenvolver
a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
·
Desenvolver
o esquema corporal e o gosto pela música
·
Expressar-se
e comunicar-se através das artes visuais
·
Estimular
a sensibilidade artística dos alunos através da arte
·
Compreender
e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas
culturas;
CONTEÚDOS
·
Datas
comemorativas
·
Artes
visuais e plásticas
·
Teatro
e dramatizações
·
Confecção
de cartões
·
Desenho,
pintura, dobradura, recortes e colagem.
·
Desenho
livre e ou dirigido
·
Canções
folclóricas e populares
·
Expressão
corporal - danças
METODOLOGIA
·
Cantos
·
Desenhos
·
Dobraduras
·
Pinturas
·
Recorte
·
Colagem
·
Dança
, teatrinhos com fantoches e dedoches ...
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO
FÍSICA 2º ANO
OBJETIVO
·
Desenvolver
as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades
realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino
e aprendizagem.
CONTEÚDOS
·
Trabalhar
os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
·
Brincadeiras
( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
·
Jogos
(corridas, futebol, queimada...)
·
Músicas
METODOLOGIA
• participação em brincadeiras
cantadas;
• criação de brincadeiras
cantadas;
• acompanhamento de uma dada
estrutura rítmica com diferentes partes do corpo;
• apreciação e valorização de
danças pertencentes à localidade;
• participação em danças simples
ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro
tipo que estejam presentes no cotidiano;
• participação em atividades
rítmicas e expressivas;
• utilização e recriação de
circuitos;
• utilização de habilidades
(correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar,
girar, etc.) durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• desenvolvimento das capacidades
físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• diferenciação das situações de
esforço e repouso;
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA:
ENSINO
RELIGIOSO 2º ANO
OBJETIVOS
• atuar de forma colaborativa nas relações pessoais,
bem como sensibilizar-se por questões sociais que demandam solidariedade, espera-se que o aluno perceba
situações cotidianas em que pode prestar ajuda — seja material, moral ou
compartilhando esforços com outras pessoas. Espera-se também que possa tomar
para si questões que se revertem em benefício de outros mais distantes, como,
por exemplo, a
proteção ambiental para as novas
gerações ou a garantia de direitos às minorias.
• adotar, no dia-a-dia, atitudes
de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações.
CONTEÚDO
Solidariedade
• identificação
de situações em que a solidariedade se faz necessária;
• as
formas de atuação solidária em situações cotidianas (em casa, na escola, na
comunidade local) e em situações especiais (calamidades públicas, por exemplo);
• a
resolução de problemas presentes na comunidade local, por meio de variadas
formas de ajuda mútua;
• as
providências corretas, como alguns procedimentos de primeiros socorros, para
problemas que necessitam de ajuda específica;
• o
conhecimento da possibilidade de uso dos serviços públicos existentes, como
postos de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e formas de acesso a eles;
• a sensibilidade e
a disposição para ajudar as outras pessoas, quando isso for possível e
desejável.
METODOLOGIA
Roda
da conversa, Roda de música, Leitura de Histórias, Desenho, Pintura, Recorte,
Colagem, Assistir filme, Confecção de brinquedos e de cartazes, brincadeiras
livres e dirigidas, jogos, trabalho em grupo e individual.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário