quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Plano do 2º Ano do Ensino Fundamental



“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)      



DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO

OBJETIVOS
·                     Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
·                     Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
·                     Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
·                     Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
·                     Expressar-se oralmente e por escrito
·                     Identificar o alfabeto de “A” a “Z”
·                     Reconhecer o som inicial e final das palavras.
·                     Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
·                     Usar corretamente a letra maiúscula
·                     Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
·                     Produzir pequenos textos - coletivo e individual
·                     Elaborar frases a seu nível de experiência
·                     Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
·                     Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
·                     Expressar - se oralmente com clareza
·                     Compreender para que servem a escrita e a leitura
·                     Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
·                     Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
·                     Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.

CONTEÚDOS
·                     Expressão oral e não verbal.
·                     Função social da escrita.
·                     Nome da criança.
·                     Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
·                     Construção de palavras.
·                     Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
·                     Som final e inicial das palavras estudadas.
·                     Número de letras e silabas das palavras.
·                     Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
·                     Pontuação – ponto final e vírgula.
·                     Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
·                     Silabas simples e palavras chaves
·                     Letras do alfabeto
·                     Letras do seu nome completo
·                     Produção de textos coletivo e individual
·                     Expressão oral e corporal
·                     Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
·                     Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
·                     Gramática contextualizada
·                     Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
·                     Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.

METODOLOGIA
·                     Roda de conversas
·                     Produção de Mural de rótulos
·                     Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
·                     Trabalhar com o alfabeto móvel
·                     Recortes de jornais e revistas
·                     Conhecer as famílias silábicas menos complexas
·                     Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
·                     Produção de Cartazes
·                     Fichas de leitura
·                     Textos coletivos e individuais
·                     Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
·                     Recorte de jornais e revistas
·                     Nomeação dos objetos da sala
·                     Entrega de crachás com nome completo
·                     Construção de novas palavras
·                     Escrever palavras e frases
·                     Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.

AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


DISCIPLINA: MATEMÁTICA 2º ANO

OBJETIVOS
·                     Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
·                     Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
·                     Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
·                     Identificar antecessor e sucessor
·                     Representar unidade e reconhecer dezenas
·                     Identificar ordem crescente e decrescente
·                     Identificar o numero e numeral de 0 a 30
·                     Construir o conceito de dezena
·                     Construir o conceito de dezena e unidade
·                     Saber adição simples
·                     Reconhecer o símbolo da adição ( + )
·                     Relacionar subtração a ideias de separar, tirar , diminuir , perder
·                     Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
·                     Construir o conceito de número e numeral
·                     Identificar numero e numeral de 0 a 30
·                     Construir conceito de unidade e dezena
·                     Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
·                     Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
·                     Reconhecer o real como moeda.
·                     Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-las.
·                     Construir e representar formas geométricas
·                     Ler e interpretar problemas



CONTEÚDOS
·                     História dos números
·                     Classificação, seriação e conservação.
·                     Número e numeral de 0 a 9
·                     Antecessor e sucessor
·                     Unidade e noção de dezena
·                     Número e numeral de 0 até 30
·                     Crescente e decrescente
·                     Adição, subtração, problemas com unidades.
·                     NUMERO E NUMERAL
·                     Números de 0 a 100
·                     Formas geométricas
·                     Calendário
·                     Sistema monetário brasileiro

METODOLOGIA
·                     Completar
·                     Representar numeral à quantidade
·                     Ditado de números
·                     Trabalhar números vizinhos
·                     Ordem crescente e decrescente
·                     Colagem
·                     Contagem com sucatas, alunos, lápis, material dourado, etc.
·                     Emprego do Material concreto para identificar, numero e numeral
·                     Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
·                     Formar grupos de 10 em 10
·                     Desenvolver conjuntos de dezenas.
·                     Resolver situações - problemas de sua realidade
·                     Exercícios escritos
·                     Juntar e contar
·                     Uso do material concreto
·                     Separar unidades e dezenas
·                     Folha impressa, livro didático.
·                     Leitura e escrita de números
·                     Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até
·                     Formar grupos de 10 em 10
·                     Conjuntos com dezenas
·                     Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
·                     Exercício de adição e subtração em folhas, livro, quadro e no concreto.
·                     Cartazes
·                     Exercícios no caderno, livro, quadros e folhas.
·                     Problemas envolvendo adição e subtração.
·                     Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
·                     Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.

AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO


OBJETIVOS
·                     Saber quem é e como é importante (a criança)
·                     Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
·                     Conhecer-se como ser que faz historia
·                     Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
·                     Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
·                     Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
·                     Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
·                     Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
·                     Datas comemorativas (...)
·                     Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
·                     Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
·                     Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
·                     Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
·                     Identificar os vários tipos de profissão
·                     Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.


CONTEÚDOS
·                     Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
·                     Historia do nome
·                     Historia da vida da criança
·                     Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
·                     Família - tipos de família.
·                     Datas comemorativas
·                     Direitos e deveres da criança.
·                     Tipos de casas
·                     Os materiais para construção de uma casa
·                     Os cômodos da casa
·                     Datas comemorativas
·                     A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
·                     A escola
·                     Historia do nome da escola
·                     Função dos funcionários da escola
·                     Profissão dos pais e de outras pessoas
·                     Hinos Nacional e de São Gonçalo do Amarante


METODOLOGIA
·                     Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
·                     Produção de frases, textos e desenhos.
·                     Confecção da arvore genealógica
·                     Confecção de cartazes, colagens e recortes.
·                     Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
·                     Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
·                     Atividades do livro de historia
·                     Entrevista com os pais - sobre sua historia
·                     Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
·                     Cartazes
·                     Atividades impressas, e fotocopias,
·                     Exercícios no caderno
·                     Construção de maquetes do bairro.
·                     Exposição de fotos
·                     Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
·                     Desenhos
·                     Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
·                     Desenhos e colagens
·                     Conversas formais e informais
·                     Pesquisas

AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.



DISCIPLINA: GEOGRAFIA 2º ANO

OBJETIVOS
·                     Reconhecer o nome do bairro e sua história.
·                     Identificar a rua onde à criança mora
·                     Identificar o caminho da escola
·                     Distinguir seu endereço
·                     Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
·                     Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
·                     Identificar o semáforo e os meios de transporte
·                     Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
·                     Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
·                     Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
·                     Reconhecer a importância de seu endereço
·                     Localizar a sua rua no bairro
·                     Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
·                     Reconhecer os meios de comunicação
·                     Identificar a utilidade dos meios de comunicação
·                     Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
·                     Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
·                     Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos

CONTEÚDOS
·                     Bairro e sua historia, nome.
·                     A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
·                     Modificação da paisagem
·                     Recursos naturais
·                     Matéria prima
·                     Meios de transportes
·                     Tempo e estações do ano
·                     A rua e o bairro
·                     O endereço
·                     O que têm no bairro
·                     Etnias
·                     Meios de comunicação
·                     Atividades predominantes na comunidade
·                     Trânsito


METODOLOGIA
·                     Pesquisar o nome do bairro e sua historia
·                     Pesquisar seu endereço
·                     Desenhar o trajeto da casa para a escola.
·                     Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
·                     Cartazes
·                     Folhas impressas e fotocopias
·                     Exercícios do livro
·                     Anotações no caderno
·                     Atividades escritas
·                     Citar os meios de transportes da comunidade
·                     Desenhos dos meios de transportes
·                     Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
·                     Gráfico da origem dos alunos
·                     Construção de maquete sobre sua rua
·                     Atividades do livro de geografia
·                     Confecção de cartazes
·                     Exercícios no caderno e no livro
·                     Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado


AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.

DISCIPLINA: CIÊNCIAS 2º ANO


OBJETIVOS
·                     Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
·                     Desenvolver hábitos de higiene
·                     Identificar as partes da planta
·                     Reconhecer as utilidades das plantas
·                     Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
·                     Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para
·                     viver
·                     Diferenciar as estações do ano
·                     Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
·                     Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
·                     Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
·                     Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
·                     Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
·                     Possibilitar algumas informações sobre higiene e saúde
·                     Identificar as formas de nascimentos dos animais
·                     Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
·                     Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
·                     Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
·                     Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
·                     Discutir a preservação dos animais em extinção
·                     Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
·                      



CONTEÚDOS
Meio ambiente
·                     Seres vivos
·                     Características dos seres vivos
·                     Partes da planta
·                     Utilidades da planta
·                     Diferentes ambientes
·                     Localizar - se no tempo e no espaço
·                     Estações do ano
·                     Lixo
·                     Água
Ser humano e saúde
·                     Corpo humano
·                     Nascimento e o que precisa para viver
·                     Higiene e saúde
·                     Os sentidos
·                     Higiene pessoal
Recursos tecnológicos
·                     Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
·                     Produtos industriais e artesanais
·                     Processos de transformações

            METODOLOGIA
·                     Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
·                     Escovação na escola com especialista uma vez por semana
·                     Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua (feijão – algodão –copo descartável – água)
·                     Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
·                     Recorte e colagem
·                     Confecção de cartaz
·                     Nascimento de plantas através de experiências (feijão – algodão –copo descartável – água)
·                     Calendário
·                     Observação da mudança do tempo
·                     Folhas mimeografadas, impressas, livro.

AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.



 DISCIPLINA: ENSINO DA ARTE 2º ANO

OBJETIVOS
·                     Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
·                     Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
·                     Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
·                     Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
·                     Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
·                     Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

CONTEÚDOS
·                     Datas comemorativas
·                     Artes visuais e plásticas
·                     Teatro e dramatizações
·                     Confecção de cartões
·                     Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
·                     Desenho livre e ou dirigido
·                     Canções folclóricas e populares
·                     Expressão corporal - danças


METODOLOGIA
·                     Cantos
·                     Desenhos
·                     Dobraduras
·                     Pinturas
·                     Recorte
·                     Colagem
·                     Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...

AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.



DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 2º ANO


OBJETIVO
·                     Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.

CONTEÚDOS
·                     Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
·                     Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
·                     Jogos (corridas, futebol, queimada...)
·                     Músicas


METODOLOGIA

• participação em brincadeiras cantadas;
• criação de brincadeiras cantadas;
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo;
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
• participação em danças simples ou adaptadas, pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano;
• participação em atividades rítmicas e expressivas;
• utilização e recriação de circuitos;
• utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc.) durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• desenvolvimento das capacidades físicas durante os jogos, lutas, brincadeiras e danças;
• diferenciação das situações de esforço e repouso;

AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.



DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 2º ANO

OBJETIVOS
• atuar de forma colaborativa nas relações pessoais, bem como sensibilizar-se por questões sociais que demandam solidariedade, espera-se que o aluno perceba situações cotidianas em que pode prestar ajuda — seja material, moral ou compartilhando esforços com outras pessoas. Espera-se também que possa tomar para si questões que se revertem em benefício de outros mais distantes, como, por exemplo, a
proteção ambiental para as novas gerações ou a garantia de direitos às minorias.
• adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações.

CONTEÚDO
Solidariedade
• identificação de situações em que a solidariedade se faz necessária;
• as formas de atuação solidária em situações cotidianas (em casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais (calamidades públicas, por exemplo);
• a resolução de problemas presentes na comunidade local, por meio de variadas formas de ajuda mútua;
• as providências corretas, como alguns procedimentos de primeiros socorros, para problemas que necessitam de ajuda específica;
• o conhecimento da possibilidade de uso dos serviços públicos existentes, como postos de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e formas de acesso a eles;
• a sensibilidade e a disposição para ajudar as outras pessoas, quando isso for possível e desejável.

METODOLOGIA
Roda da conversa, Roda de música, Leitura de Histórias, Desenho, Pintura, Recorte, Colagem, Assistir filme, Confecção de brinquedos e de cartazes, brincadeiras livres e dirigidas, jogos, trabalho em grupo e individual.


AVALIAÇÃO:
  • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário