“A verdadeira tarefa docente é a
de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do
saber.”
(Pedro Demo)
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 4º
ANO
OBJETIVOS
·
Dar
condições para que o aluno construa seu conhecimento linguístico, por
sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses,
instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista,
compartilhar suas ideias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com
eficiência e em seus diversos contextos.
·
Compreender
o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou
indireto;
·
Ler,
interpretar, produzir textos diversificados com coerência;
·
Conscientizar
o aluno da irregularidade na escrita e consultar o dicionário para extinguir
dúvidas
·
Distinguir
fatos principais e secundários em textos, identificando e caracterizando
personagens;
·
Os
objetivos específicos envolvendo ortografia e gramática serão contextualizados
e de acordo com o tema a ser estudado.
CONTEÚDOS
Gêneros
Textuais
· Textos
que se sabe de cor conforme interesse da turma: (trava-línguas, canções,
parlendas);
· Textos
extras verbais: imagens, fotos e pinturas;
· Contos;
· Cartazes;
· Entrevista;
· Biografia;
· Lendas;
· Fábulas;
· Poesias;
· História
em quadrinhos;
· Cartas.
Bilhetes, convites e receitas;
· Textos
científicos e históricos;
· Instrucional:
regras de jogos, bulas de remédios;
· Informativos:
notícias, anúncios, artigos, classificados, relatórios, manual de instruções;
· Leitura
de textos diversos;
· Leitura
dramatizada;
· Relatos
com sequência lógica (começo, meio e fim);
· Debates,
opiniões, entrevistas;
· Leitura
em voz alta;
· Variedades
linguísticas (aspectos regionais) gírias, sotaques, etnias...
· Produção
de textos dos gêneros acima citados;
· Parágrafos;
· Reescrita;
· Revisão
de textos produzidos pelos alunos;
· Reconhecimento
das ideias globais do texto;
· Identificação
do autor, ilustrador e portador dos textos trabalhados e lidos;
· Noção
de textos;
· Intenção
do autor;
· Interpretação
de frases e expressões;
· Sentido
próprio e figurado;
· Relação
tema e título;
· Resenha:
Personagens, ambiente, coesão (inicio, meio e fim), conflito (fatos que ocorrem
durante a história), análise e opinião do livro.
Gramática
· Encontro
vocálico e consonantal;
· Separação
silábica para entendimento das regras de acentuação gráfica e também para
utilização correta no final da linha;
· Acentuação
gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona;
· Substantivos:
próprios e comuns, simples e compostos, derivados e coletivos, gênero, número e
grau;
· Uso
de sinônimos nas produções textuais;
· Uso
de adjetivos nas produções textuais, com o propósito de deixar os textos mais
bonitos e interessantes de ler, de acordo com a situação e gênero trabalhado;
· Artigo
definido e indefinido em substantivos sobrecomuns;
· Uso
dos pronomes;
· Verbos
(presente, passado e futuro), concordância verbal;
· Pontuação
associada ao gênero textual que está trabalhando;
· Procedimento
de uso do dicionário e procedimento de busca para pesquisa em enciclopédia,
listas, etc...
Ortografia
· Regulares
diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;
· Regulares
contextuais;
· Regulares
gramaticais;
· Irregulares:
x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z, c/ç, SS/SC, gue/que.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA 4º ANO
OBJETIVOS
·
Desenvolver
raciocínio lógico, oportunizando a construção de conceitos fundamentais,
contribuindo para a melhoria do meio interagindo e trabalhando coletivamente na
busca de soluções para problemas propostos.
·
Ampliar
o significado do número natural pelo seu uso em situações-problemas e pelo
conhecimento de relações e regularidades;
·
Ampliar
os procedimentos de cálculos mentais, escritos, exatos e aproximados pelo
conhecimento dos fatos fundamentais;
·
Relacionar
a multiplicação a adição de parcelas iguais, construírem tabuada, reconhecendo
e facilitando as técnicas operatórias
·
Reproduzir
desenhos geométricos;
·
Identificar
números pares e impares;
·
Dominar
as quatro operações e prova real;
·
Fazer
a leitura e escrita dos números identificando antecessor e sucessor;
·
Resolver
expressões numéricas seguindo a ordem das operações (sinais);
·
Representar
frações de figuras ou de objetos representando em forma de desenhos lendo e
escrevendo as frações mais comuns;
·
Conhecer
a unidade monetária brasileira, distinguindo seu valor e resolvendo situações
problemas;
·
Construir
o significado de números racionais e de sua representação fracionária;
·
Determinar
o sucessor e antecessor de diferentes números.
CONTEUDOS
•
História
dos Números
•
Sistema
de numeração decimal:
•
Unidade
simples, milhar;
•
Leitura
e escrita;
•
Valor
posicional, antecessor e sucessor;
•
Ordem
crescente e decrescente;
•
Composição
e decomposição;
•
Par
e ímpar.
•
Numerais
•
Números
ordinais (leitura, escrita e emprego no cotidiano);
•
Números
romanos.
•
Operações
Fundamentais
•
Adição,
subtração, multiplicação e divisão;
•
Prova
real e terminologia;
•
Expressão
numérica com as quatro operações (simples-parênteses);
•
Situações
-problema com as quatro operações – interpretação, formulação e resolução;
•
Multiplicação
e divisão por 10, 100 e 1000;
•
Dobro,
triplo, quádruplo e quíntuplo;
•
Exercícios
mentais;
•
Sistema
monetário.
•
Números
Racionais
•
Frações
(conceito, termo de uma fração, leitura e escrita e tipos de frações).
•
Números
Decimais
•
Reconhecer
quantidades, leitura e escrita, operações e problemas (noção).
•
Sistema
De Medidas
•
Produção
e histórico cultural;
•
Tempo;
•
Comprimento;
•
Capacidade.
•
Noções
de Geometria
•
Simetria
e outras características das formas geométricas na natureza, nas artes e nas
edificações;
•
Ponto,
reta, segmento de reta, linhas;
•
Polígonos;
•
Ângulos;
•
Círculos,
triângulos, quadriláteros;
•
Construção
e análise de gráficos (leitura e interpretação).
•
Leitura,
interpretação e construção de gráficos e tabelas.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA 4º ANO
OBJETIVOS
O principal
objetivo da geografia é o estudo das relações entre sociedade e natureza,
oferecendo subsídios para que o aluno compreenda o espaço em que vive. A
abordagem da geografia parte do olhar da geografia e por essa razão,
preocupa-se em desenvolver adequadamente os conceitos, os procedimentos e as
formas de raciocinar próprios da disciplina.
•
Orientar-se
no espaço e no tempo em que vivemos ampliando sua participação espacial;
•
Perceber-se
como ser integrante e transformador do meio em que vive;
•
Orientar-se
no tempo, usando o sol como ponto de referencia e nomear os pontos cardeais;
•
Manifestar
pensamento crítico diante dos problemas sociais, econômicos e políticos;
•
Reconhecer
a importância da ação do homem no reaproveitamento dos recursos naturais e na
preservação do meio ambiente;
•
Manusear
mapas, localizando continentes, país, estado e cidades;
•
Conhecer
as teorias da origem do universo;
•
Trabalhar
noções de tempo, espaço e relações sociais;
•
Compreender
cultura como conjunto e experiências acumuladas pelo homem ao longo do tempo;
CONTEÚDOS
Sistema solar;
O universo;
Brasil;
Rio Grande do
Norte no Brasil;
Leitura
cartográfica.
Orientação
Geográfica Espacial:
Pontos cardeais;
Orientação
pelo sol;
Orientação
pela bússola e demais aparelhos;
Orientação
pelo cruzeiro do sul.
Município (localização):
Situar o
município no estado, na região, no país, no continente e no mundo;
Mapa do
município (bairro, ruas, pontos de destaque e distritos);
Limites do
município;
Espaço urbano.
Município
(aspectos físicos):
Noção de
relevo;
Conceitos de
relevo e formas de relevo;
Relevo do
município;
Conceito de
clima;
Clima do
município;
Conceito de
vegetação;
Vegetação do
município;
Conceito de hidrografia;
Hidrografia do
município;
Inter-relação
homem X natureza.
Município (aspectos
econômicos):
Conceito de
agricultura;
Agricultura do
município;
Conceito de
pecuária;
Pecuária do
município;
Matéria prima
e industrialização;
Indústria e
comercio do município;
Conceito de
importação e exportação;
Importação e
exportação do município;
Turismo no
município e região.
DISCIPLINA: HISTÓRIA 4º ANO
OBJETIVOS
·
Oferecer
ao aluno instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade
social, ampliando, assim, sua capacidade de observar, conhecer, ampliar,
comparar e compreender as características do lugar em que vivem e de diferentes
paisagens e espaços geográficos. Possibilitando assim ao aluno condições
necessárias à aquisição de conhecimentos que leva a compreender e questionar o
mundo e a sociedade em que vivemos, através de estudos das sociedades humanas
onde o homem é visto como ser histórico, que se constrói através de sua
produção, situado historicamente no seu tempo e espaço.
·
Registrar
e conceituar informações sobre o município (clima, vegetação, relevo,
atividades econômicas, etc...);
·
Relacionar
as condições de vida no campo e na cidade;
·
Relacionar
a agricultura, pecuária, indústria, comercio e serviços envolvendo meios de transporte
e comunicação no município;
·
Reconhecer
a evolução dos fatos históricos, sociais, econômicos e culturais do bairro,
município, estado e país;
·
Conhecer
os fatos que deram origem a Curitibanos, através de documentos, história,
relatos e informações;
·
Caracterizar
as semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais que delimitam as
ações do homem;
·
Identificar
as autoridades do município e sua organização política;
·
Conhecer
os símbolos do município.
CONTEÚDOS
História do Município e do Brasil
Povo indígena:
tribos e cultura;
Colonização;
Fundação
(ocupação);
Linha do
tempo;
Os primeiros
habitantes;
Grupos étnicos
que o formaram;
Cultura,
tradições e lendas;
Origem do
nome, famílias pioneiras, cotidiano, organização social (escola e igreja);
Emancipação do
município;
Atividades
desenvolvidas no município: comércio, indústria, lazer, turismo, meios de
comunicação, transporte e moradia;
Organização
política municipal: eleições, prefeitos, vereadores;
Os serviços
públicos;
Símbolos e hinos;
Legislação
municipal;
Datas cívicas.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 4º ANO
OBJETIVOS
·
Favorecer
o desenvolvimento de uma postura reflexiva e investigadora sobre a vida e sua
condição na natureza, percebendo-se como um todo dinâmico que interage com o meio
e o transforma, visando a melhoria das suas condições de vida e da sua
comunidade, tendo uma relação de harmonia com os demais seres vivos e outros
componentes da natureza.
·
Compreender
o processo de evolução da terra, identificando seus movimentos;
·
Distinguir
o meio biótico e abiótico;
·
Comparar
as diferentes misturas na natureza, identificando a presença da água, solo, ar,
rochas;
·
Conhecer
os recursos naturais e compreender a importância de sua preservação para a
manutenção da vida na terra, evitando seu desperdício;
·
Reconhecer
a importância da água, discriminando suas propriedades;
·
Despertar
para o problema da poluição do ar e sua solução;
CONTEÚDOS
Higiene e
saúde;
O AR:
Importância do
ar para os seres vivos;
Elementos que
poluem o ar;
Doenças transmitidas
e/ou provocadas pela contaminação ou poluição do ar;
Experiência
com o ar e sem ar;
Curiosidades
sobre o ar.
A ÁGUA:
Água:
composição química, propriedades, estados físicos, ciclo da água na natureza;
Importância
para os seres vivos.
Elementos que
a poluem.
Estados
físicos da água.
O ecossistema
em relação aos recursos: ar, água e solo.
A água como
elemento essencial à vida;
Rio Potengi
SOLO:
Práticas
conservacionistas;
Saneamento
básico em relação ao município;
Solo
característico do município;
Doenças que
podem ser adquiridas pela poluição ou falta de saneamento básico.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 4º ANO
OBJETIVOS
•
expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal
e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade
e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
•
interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes
Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a
utilizá-los nos trabalhos pessoais;
•
edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e
conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no
percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
•
compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas
diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções
presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo
natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e
estéticos;
•
observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade,
exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo
sensível;
•
compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho
do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do
processo percorrido pelo artista;
•
buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas,
documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas,
jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos
públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas,
videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos
artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas
e etnias.
CONTEÚDOS
• As artes visuais no fazer dos alunos:
desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
•
Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos
(bidimensional e tridimensional).
•
Observação e análise das formas que produz e do processo pessoal nas suas
correlações com as produções dos colegas.
•
Reconhecimento e desenvolvimento da expressão em dança.
•
Reconhecimento dos diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos e
ossos) e suas funções (proteção, movimento e estrutura).
•O teatro como expressão e comunicação, Participação
e desenvolvimento nos jogos de atenção, observação,
improvisação, etc.
• Reconhecimento e utilização dos
elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.
• Experimentação e articulação
entre as expressões corporal, plástica e sonora.
•
Observação e análise das características corporais individuais: a forma, volume
e o peso.
• O teatro como produção coletiva,
reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na
improvisação teatral.
•
Reconhecimento e exploração do espaço de encenação com os outros participantes
do jogo teatral.
• Interação ator-espectador na
criação dramatizada.
DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 4º
ANO
OBJETIVOS
·
Perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas
situações de convívio, espera-se
que o aluno seja capaz de perceber e respeitar o fato de existirem, num grupo, diferentes opiniões, desejos e
ideias; diferentes formas de expressão e participação e diferentes processos de aprendizagem, sendo o
seu próprio um deles;
·
Adotar
atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse
necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista;
·
Compreender
a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os
conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e
solidária;
·
Construir
uma imagem positiva de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua
capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela legitimação das
normas morais que garantam, a todos, essa realização;
CONTEÚDOS:
• as
diferenças entre as pessoas, derivadas de sexo, cultura, etnia, valores,
opiniões
ou religiões;
• o
respeito a todo ser humano independentemente de sua origem social, etnia,
religião, sexo, opinião e cultura;
• o
respeito às manifestações culturais, étnicas e religiosas;
• o
respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático:
respeito ao outro e exigência de igual respeito para si;
• o
respeito ao direito seu e dos outros ao dissenso;
• a
coordenação das próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em
grupo;
• o
respeito à privacidade como direito de cada pessoa;
• o
contrato como acordo firmado por ambas as partes;
• a
identificação de situações em que é ferida a dignidade do ser humano;
• o
repúdio a toda forma de humilhação ou violência na relação com o outro;
• as
formas legais de lutar contra o preconceito;
• a
utilização das normas da escola como forma de lutar contra o preconceito;
• a
compreensão de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de
todos;
• o
zelo pelo bom estado das dependências da escola;
• a
valorização do patrimônio cultural e o zelo por sua conservação
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 4º ANO
OBJETIVOS
• participar de atividades corporais,
reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de
desempenho motor, bem como as de seus colegas, sem discriminar por
características pessoais, físicas, sexuais
ou
sociais;
•
adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações
lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;
•
conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder
controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las
como recurso para manutenção de sua própria saúde;
•
conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes
manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não-preconceituosa ou
discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais;
• organizar
jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando- as como
recurso para usufruto do tempo disponível;
• analisar
alguns dos padrões de estética, beleza e saúde presentes no cotidiano, buscando
compreender sua inserção no contexto em que são produzidos e criticando aqueles
que incentivam o consumismo.
CONTEÚDOS
•
participação em atividades competitivas, respeitando as regras e não
discriminando os colegas, suportando pequenas frustrações, evitando atitudes
violentas;
•
observação e análise do desempenho dos colegas, de esportistas, de crianças
mais velhas ou mais novas;
•
expressão de opiniões pessoais quanto a atitudes e estratégias a serem
utilizadas em situações de jogos, esportes e lutas;
•
apreciação de esportes e lutas considerando alguns aspectos técnicos, táticos e
estéticos;
•
reflexão e avaliação de seu próprio desempenho e dos demais, tendo como
referência o esforço em si, prescindindo, em alguns casos, do auxílio do
professor;
•
resolução de problemas corporais individualmente e em grupos;
•
participação na execução e criação de coreografias simples;
•
participação em danças pertencentes a manifestações culturais da coletividade
ou de outras localidades, que estejam presentes no cotidiano;
•
apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
•
valorização das danças como expressões da cultura, sem discriminações por
razões culturais, sociais ou de gênero;
•
acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo, em
coordenação;
•
participação em atividades rítmicas e expressivas;
•
análise de alguns movimentos e posturas do cotidiano a partir de elementos
socioculturais e biomecânicos;
•
percepção do próprio corpo e busca de posturas e movimentos não prejudiciais
nas situações do cotidiano;
• utilização
de habilidades motoras nas lutas, jogos e danças;
•
desenvolvimento de capacidades físicas dentro de lutas, jogos e danças,
percebendo limites e possibilidades;
•
diferenciação de situações de esforço aeróbico, anaeróbico e repouso;
•
reconhecimento de alterações corporais, mediante a percepção do próprio corpo,
provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço,
elevação de batimentos cardíacos, efetuando um controle dessas sensações de
forma autônoma e com o auxílio do professor.
METODOLOGIA
As
metodologia abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades
de cada disciplina a ser estudada
Reescrita;
Produção de
texto;
Estudos orais
e escritos de compreensão e interpretação de texto;
Trabalhos
individuais e em grupo;
Pesquisas;
Dramatizações;
Criação de
jogos;
Brincadeiras;
Conversas
dirigidas;
Utilização de
material concreto;
Relatos e
registros;
Organização de
painéis;
Vídeos e
músicas, entrevistas;
Desenhos,
recortes, pinturas e colagens;
Utilização de
mapas e do globo.
AVALIAÇÃO
A
avaliação sendo um elemento de integração entre ensino e aprendizagem, não deve
ser vista como momento final desse processo, ela se inicia quando os alunos
põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se evidenciar durante toda
a sua vida escolar e em seu cotidiano, sendo assim, diagnóstica, somativa e
contínua.
Os
critérios para a avaliação abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as
necessidades de cada disciplina a ser estudada
Resolução de
exercícios;
Trabalhos em
grupos e individuais;
Participação,
colaboração e interesse;
Elaboração de
jogos, cartazes, apresentações;
Atividades
desenvolvidas na sala de aula;
Pesquisas;
Respeito com
os colegas, professores e funcionários;
Capricho,
ordem e cuidado com os material e o ambiente escolar;
Cooperação
individual do aluno em relação ao grupo;
Serão
realizadas atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos
encontrarem dificuldades
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