quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Plano do 4º Ano do Ensino Fundamental



 
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.” 
(Pedro Demo)    



DISCIPLINA:  LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO



OBJETIVOS

·      Dar condições para que o aluno construa seu conhecimento linguístico, por sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses, instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista, compartilhar suas ideias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com eficiência e em seus diversos contextos.
·      Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
·      Ler, interpretar, produzir textos diversificados com coerência;
·      Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita e consultar o dicionário para extinguir dúvidas
·       Distinguir fatos principais e secundários em textos, identificando e caracterizando personagens;
·      Os objetivos específicos envolvendo ortografia e gramática serão contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.

CONTEÚDOS

Gêneros Textuais
·         Textos que se sabe de cor conforme interesse da turma: (trava-línguas, canções, parlendas);
·         Textos extras  verbais: imagens, fotos e pinturas;
·         Contos;
·         Cartazes;
·         Entrevista;
·         Biografia;
·         Lendas;
·         Fábulas;
·         Poesias;
·         História em quadrinhos;
·         Cartas. Bilhetes, convites e receitas;
·         Textos científicos e históricos;
·         Instrucional: regras de jogos, bulas de remédios;
·         Informativos: notícias, anúncios, artigos, classificados, relatórios, manual de instruções;
·         Leitura de textos diversos;
·         Leitura dramatizada;
·         Relatos com sequência lógica (começo, meio e fim);
·         Debates, opiniões, entrevistas;
·         Leitura em voz alta;
·         Variedades linguísticas (aspectos regionais) gírias, sotaques, etnias...
·         Produção de textos dos gêneros acima citados;
·         Parágrafos;
·         Reescrita;
·         Revisão de textos produzidos pelos alunos;
·         Reconhecimento das ideias globais do texto;
·         Identificação do autor, ilustrador e portador dos textos trabalhados e lidos;
·         Noção de textos;
·          Intenção do autor;
·         Interpretação de frases e expressões;
·         Sentido próprio e figurado;
·         Relação tema e título;
·         Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio, meio e fim), conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião do livro.
Gramática
·         Encontro vocálico e consonantal;
·         Separação silábica para entendimento das regras de acentuação gráfica e também para utilização correta no final da linha;
·         Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona;
·         Substantivos: próprios e comuns, simples e compostos, derivados e coletivos, gênero, número e grau;
·         Uso de sinônimos nas produções textuais;
·         Uso de adjetivos nas produções textuais, com o propósito de deixar os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo com a situação e gênero trabalhado;
·         Artigo definido e indefinido em substantivos sobrecomuns;
·         Uso dos pronomes;
·         Verbos (presente, passado e futuro), concordância verbal;
·         Pontuação associada ao gênero textual que está trabalhando;
·         Procedimento de uso do dicionário e procedimento de busca para pesquisa em enciclopédia, listas, etc...
Ortografia
·         Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;
·         Regulares contextuais;
·         Regulares gramaticais;
·         Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z, c/ç, SS/SC, gue/que.


DISCIPLINA:  MATEMÁTICA 4º ANO

OBJETIVOS

·         Desenvolver raciocínio lógico, oportunizando a construção de conceitos fundamentais, contribuindo para a melhoria do meio interagindo e trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.
·         Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situações-problemas e pelo conhecimento de relações e regularidades;
·         Ampliar os procedimentos de cálculos mentais, escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento dos fatos fundamentais;
·          Relacionar a multiplicação a adição de parcelas iguais, construírem tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas operatórias
·         Reproduzir desenhos geométricos;
·         Identificar números pares e impares;
·         Dominar as quatro operações e prova real;
·         Fazer a leitura e escrita dos números identificando antecessor e sucessor;
·         Resolver expressões numéricas seguindo a ordem das operações (sinais);
·         Representar frações de figuras ou de objetos representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;
·         Conhecer a unidade monetária brasileira, distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;
·         Construir o significado de números racionais e de sua representação fracionária;
·         Determinar o sucessor e antecessor de diferentes números.


CONTEUDOS

         História dos Números
         Sistema de numeração decimal:
         Unidade simples, milhar;
         Leitura e escrita;
         Valor posicional, antecessor e sucessor;
         Ordem crescente e decrescente;
         Composição e decomposição;
         Par e ímpar.
         Numerais
         Números ordinais (leitura, escrita e emprego no cotidiano);
         Números romanos.
         Operações Fundamentais
         Adição, subtração, multiplicação e divisão;
         Prova real e terminologia;
         Expressão numérica com as quatro operações (simples-parênteses);
         Situações -problema com as quatro operações – interpretação, formulação e resolução;
         Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
         Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
         Exercícios mentais;
         Sistema monetário.
         Números Racionais
         Frações (conceito, termo de uma fração, leitura e escrita e tipos de frações).
         Números Decimais
         Reconhecer quantidades, leitura e escrita, operações e problemas (noção).
         Sistema De Medidas
         Produção e histórico cultural;
         Tempo;
         Comprimento;
         Capacidade.
         Noções de Geometria
         Simetria e outras características das formas geométricas na natureza, nas artes e nas edificações;
         Ponto, reta, segmento de reta, linhas;
         Polígonos;
         Ângulos;
         Círculos, triângulos, quadriláteros;
         Construção e análise de gráficos (leitura e interpretação).
         Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas.



DISCIPLINA:  GEOGRAFIA 4º ANO


OBJETIVOS

O principal objetivo da geografia é o estudo das relações entre sociedade e natureza, oferecendo subsídios para que o aluno compreenda o espaço em que vive. A abordagem da geografia parte do olhar da geografia e por essa razão, preocupa-se em desenvolver adequadamente os conceitos, os procedimentos e as formas de raciocinar próprios da disciplina.

         Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos ampliando sua participação espacial;
         Perceber-se como ser integrante e transformador do meio em que vive;
         Orientar-se no tempo, usando o sol como ponto de referencia e nomear os pontos cardeais;
         Manifestar pensamento crítico diante dos problemas sociais, econômicos e políticos;
         Reconhecer a importância da ação do homem no reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;
         Manusear mapas, localizando continentes, país, estado e cidades;
         Conhecer as teorias da origem do universo;
         Trabalhar noções de tempo, espaço e relações sociais;
         Compreender cultura como conjunto e experiências acumuladas pelo homem ao longo do tempo;



CONTEÚDOS

Sistema solar;
O universo;
Brasil;
Rio Grande do Norte no Brasil;
Leitura cartográfica.
Orientação Geográfica Espacial:
Pontos cardeais;
Orientação pelo sol;
Orientação pela bússola e demais aparelhos;
Orientação pelo cruzeiro do sul.
Município (localização):
Situar o município no estado, na região, no país, no continente e no mundo;
Mapa do município (bairro, ruas, pontos de destaque e distritos);
Limites do município;
Espaço urbano.
Município (aspectos físicos):
Noção de relevo;
Conceitos de relevo e formas de relevo;
Relevo do município;
Conceito de clima;
Clima do município;
Conceito de vegetação;
Vegetação do município;
Conceito de hidrografia;
Hidrografia do município;
Inter-relação homem X natureza. 
Município (aspectos econômicos):
Conceito de agricultura;
Agricultura do município;
Conceito de pecuária;
Pecuária do município;
Matéria prima e industrialização;
Indústria e comercio do município;
Conceito de importação e exportação;
Importação e exportação do município;
Turismo no município e região.



DISCIPLINA:  HISTÓRIA 4º ANO



  

OBJETIVOS

·         Oferecer ao aluno instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social, ampliando, assim, sua capacidade de observar, conhecer, ampliar, comparar e compreender as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos. Possibilitando assim ao aluno condições necessárias à aquisição de conhecimentos que leva a compreender e questionar o mundo e a sociedade em que vivemos, através de estudos das sociedades humanas onde o homem é visto como ser histórico, que se constrói através de sua produção, situado historicamente no seu tempo e espaço.
·         Registrar e conceituar informações sobre o município (clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, etc...);
·         Relacionar as condições de vida no campo e na cidade;
·         Relacionar a agricultura, pecuária, indústria, comercio e serviços envolvendo meios de transporte e comunicação no município;
·         Reconhecer a evolução dos fatos históricos, sociais, econômicos e culturais do bairro, município, estado e país;
·         Conhecer os fatos que deram origem a Curitibanos, através de documentos, história, relatos e informações;
·         Caracterizar as semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais que delimitam as ações do homem;
·         Identificar as autoridades do município e sua organização política;
·         Conhecer os símbolos do município.


CONTEÚDOS

História do Município e do Brasil
Povo indígena: tribos e cultura;
Colonização;
Fundação (ocupação);
Linha do tempo;
Os primeiros habitantes;
Grupos étnicos que o formaram;
Cultura, tradições e lendas;
Origem do nome, famílias pioneiras, cotidiano, organização social (escola e igreja);
Emancipação do município;
Atividades desenvolvidas no município: comércio, indústria, lazer, turismo, meios de comunicação, transporte e moradia;
Organização política municipal: eleições, prefeitos, vereadores;
Os serviços públicos;
Símbolos e hinos;
Legislação municipal;
Datas cívicas.



DISCIPLINA:  CIÊNCIAS 4º ANO

OBJETIVOS

·           Favorecer o desenvolvimento de uma postura reflexiva e investigadora sobre a vida e sua condição na natureza, percebendo-se como um todo dinâmico que interage com o meio e o transforma, visando a melhoria das suas condições de vida e da sua comunidade, tendo uma relação de harmonia com os demais seres vivos e outros componentes da natureza.
·           Compreender o processo de evolução da terra, identificando seus movimentos;
·           Distinguir o meio biótico e abiótico;
·           Comparar as diferentes misturas na natureza, identificando a presença da água, solo, ar, rochas;
·           Conhecer os recursos naturais e compreender a importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seu desperdício;
·           Reconhecer a importância da água, discriminando suas propriedades;
·           Despertar para o problema da poluição do ar e sua solução;


CONTEÚDOS

Higiene e saúde;
O AR:
Importância do ar para os seres vivos;
Elementos que poluem o ar;
Doenças transmitidas e/ou provocadas pela contaminação ou poluição do ar;
Experiência com o ar e sem ar;
Curiosidades sobre o ar.
A ÁGUA:
Água: composição química, propriedades, estados físicos, ciclo da água na natureza;
Importância para os seres vivos.
Elementos que a poluem.
Estados físicos da água.
O ecossistema em relação aos recursos: ar, água e solo.
A água como elemento essencial à vida;
Rio Potengi
SOLO:
Práticas conservacionistas;
Saneamento básico em relação ao município;
Solo característico do município;
Doenças que podem ser adquiridas pela poluição ou falta de saneamento básico. 


DISCIPLINA:  EDUCAÇÃO ARTÍSTICA  4º ANO

OBJETIVOS

• expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
• interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
• edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
• compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
• observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
• compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
• buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.


CONTEÚDOS
• As artes visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
• Criação e construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional).
• Observação e análise das formas que produz e do processo pessoal nas suas correlações com as produções dos colegas.
• Reconhecimento e desenvolvimento da expressão em dança.
• Reconhecimento dos diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos e ossos) e suas funções (proteção, movimento e estrutura).
O teatro como expressão e comunicação, Participação e desenvolvimento nos jogos de atenção, observação,
improvisação, etc.
• Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.
• Experimentação e articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora.
• Observação e análise das características corporais individuais: a forma, volume e o peso.
O teatro como produção coletiva, reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral.
• Reconhecimento e exploração do espaço de encenação com os outros participantes do jogo teatral.
• Interação ator-espectador na criação dramatizada.




DISCIPLINA:  ENSINO RELIGIOSO 4º ANO


OBJETIVOS

·         Perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas situações de convívio, espera-se que o aluno seja capaz de perceber e respeitar o fato de existirem, num grupo, diferentes opiniões, desejos e ideias; diferentes formas de expressão e participação e diferentes processos de aprendizagem, sendo o seu próprio um deles;
·         Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista;
·         Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária;
·         Construir uma imagem positiva de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela legitimação das normas morais que garantam, a todos, essa realização;


CONTEÚDOS:


• as diferenças entre as pessoas, derivadas de sexo, cultura, etnia, valores,
opiniões ou religiões;
• o respeito a todo ser humano independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura;
• o respeito às manifestações culturais, étnicas e religiosas;
• o respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático: respeito ao outro e exigência de igual respeito para si;
• o respeito ao direito seu e dos outros ao dissenso;
• a coordenação das próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em grupo;
• o respeito à privacidade como direito de cada pessoa;
• o contrato como acordo firmado por ambas as partes;
• a identificação de situações em que é ferida a dignidade do ser humano;
• o repúdio a toda forma de humilhação ou violência na relação com o outro;
• as formas legais de lutar contra o preconceito;
• a utilização das normas da escola como forma de lutar contra o preconceito;
• a compreensão de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos;
• o zelo pelo bom estado das dependências da escola;
• a valorização do patrimônio cultural e o zelo por sua conservação

DISCIPLINA:  EDUCAÇÃO FÍSICA  4º ANO

OBJETIVOS

  participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais
ou sociais;
• adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;
• conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde;
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não-preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais;
• organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando- as como recurso para usufruto do tempo disponível;
• analisar alguns dos padrões de estética, beleza e saúde presentes no cotidiano, buscando compreender sua inserção no contexto em que são produzidos e criticando aqueles que incentivam o consumismo.

CONTEÚDOS

• participação em atividades competitivas, respeitando as regras e não discriminando os colegas, suportando pequenas frustrações, evitando atitudes violentas;
• observação e análise do desempenho dos colegas, de esportistas, de crianças mais velhas ou mais novas;
• expressão de opiniões pessoais quanto a atitudes e estratégias a serem utilizadas em situações de jogos, esportes e lutas;
• apreciação de esportes e lutas considerando alguns aspectos técnicos, táticos e estéticos;
• reflexão e avaliação de seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço em si, prescindindo, em alguns casos, do auxílio do professor;
• resolução de problemas corporais individualmente e em grupos;
• participação na execução e criação de coreografias simples;
• participação em danças pertencentes a manifestações culturais da coletividade ou de outras localidades, que estejam presentes no cotidiano;
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
• valorização das danças como expressões da cultura, sem discriminações por razões culturais, sociais ou de gênero;
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo, em coordenação;
• participação em atividades rítmicas e expressivas;
• análise de alguns movimentos e posturas do cotidiano a partir de elementos socioculturais e biomecânicos;
• percepção do próprio corpo e busca de posturas e movimentos não prejudiciais nas situações do cotidiano;
• utilização de habilidades motoras nas lutas, jogos e danças;
• desenvolvimento de capacidades físicas dentro de lutas, jogos e danças, percebendo limites e possibilidades;
• diferenciação de situações de esforço aeróbico, anaeróbico e repouso;
• reconhecimento de alterações corporais, mediante a percepção do próprio corpo, provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, efetuando um controle dessas sensações de forma autônoma e com o auxílio do professor.


METODOLOGIA
            As metodologia abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades de cada disciplina a ser estudada
Reescrita;
Produção de texto;
Estudos orais e escritos de compreensão e interpretação de texto;
Trabalhos individuais e em grupo;
Pesquisas;
Dramatizações;
Criação de jogos;
Brincadeiras;
Conversas dirigidas;
Utilização de material concreto;
Relatos e registros;
Organização de painéis;
Vídeos e músicas, entrevistas;
Desenhos, recortes, pinturas e colagens;
Utilização de mapas e do globo.


AVALIAÇÃO

            A avaliação sendo um elemento de integração entre ensino e aprendizagem, não deve ser vista como momento final desse processo, ela se inicia quando os alunos põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se evidenciar durante toda a sua vida escolar e em seu cotidiano, sendo assim, diagnóstica, somativa e contínua.            
Os critérios para a avaliação abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades de cada disciplina a ser estudada
Resolução de exercícios;
Trabalhos em grupos e individuais;
Participação, colaboração e interesse;
Elaboração de jogos, cartazes, apresentações;
Atividades desenvolvidas na sala de aula;
Pesquisas;
Respeito com os colegas, professores e funcionários;
Capricho, ordem e cuidado com os material e o ambiente escolar;
Cooperação individual do aluno em relação ao grupo;
Serão realizadas atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos encontrarem dificuldades

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