OBJETIVOS
• compreender o
sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou
indireto: saber atribuir significado, começando a identificar elementos
possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções do autor;
• ler textos dos
gêneros previstos para o ciclo, combinando estratégias de decifração com
estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação;
• utilizar a
linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações
comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e
opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas
estudados;
• participar de
diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões
alheias e respeitando os diferentes modos de falar;
• produzir
textos escritos coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da
mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atendem à
intenção comunicativa;
• escrever
textos dos gêneros previstos para o ciclo, utilizando a escrita alfabética e
preocupando-se com a forma ortográfica;
• considerar a
necessidade das várias versões que a produção do texto escrito requer,
empenhando-se em produzi-las com ajuda do professor.
CONTEÚDOS CONCEITUAL,
PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL
GÊNEROS
DISCURSIVOS
Gêneros
adequados para o trabalho com a linguagem oral:
•
contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares;
•
poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas;
•
saudações, instruções, relatos;
•
entrevistas, notícias, anúncios (via rádio e televisão);
•
seminários, palestras.
Gêneros
adequados para o trabalho com a linguagem escrita:
•
receitas, instruções de uso, listas;
•
textos impressos em embalagens, rótulos, calendários;
•
cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), convites, diários
(pessoais, da classe, de viagem, etc.);
•
quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, notícias,
classificados, etc.;
•
anúncios, slogans, cartazes, folhetos;
•
parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas;
•
contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, folhetos de
cordel, fábulas;
•
textos teatrais;
•
relatos históricos, textos de enciclopédia, verbetes de dicionário, textos expositivos
de diferentes fontes (fascículos, revistas, livros de consulta, didáticos,
etc.).
LÍNGUA
ORAL: USOS E FORMAS
•
Participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção,
intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar
e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões, adequar as colocações às
intervenções precedentes, propor temas.
•
Manifestação de experiências, sentimentos, ideias e opiniões de forma
clara
e ordenada.
•
Narração de fatos considerando a temporalidade e a causalidade.
•
Narração de histórias conhecidas, buscando aproximação às características discursivas
do texto-fonte.
•
Descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens, cenários
e objetos.
•
Exposição oral com ajuda do professor, usando suporte escrito, quando for o
caso.
•
Adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda).
•
Adequação da linguagem às situações comunicativas mais formais que acontecem na
escola (com ajuda).
LÍNGUA
ESCRITA: USOS E FORMAS
Prática
de leitura
•
Escuta de textos lidos pelo professor.
•
Atribuição de sentido, coordenando texto e contexto (com ajuda).
•
Utilização de indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao
conteúdo (sucessão de acontecimentos, paginação do texto, organização
tipográfica, etc.).
•
Emprego dos dados obtidos por meio da leitura para confirmação ou retificação
das suposições de sentido feitas anteriormente.
•
Utilização de recursos para resolver dúvidas na compreensão: consulta ao
professor ou aos colegas, formulação de uma suposição a ser verificada adiante,
etc.
•
Uso de acervos e bibliotecas:
•
busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos (jornais, revistas,
enciclopédias, etc.), com ajuda;
•
manuseio e leitura de livros na classe, na biblioteca e, quando possível, empréstimo
de materiais para leitura em casa (com supervisão do
professor);
•
socialização das experiências de leitura.
Prática
de produção de texto
•
Produção de textos:
•
considerando o destinatário, a finalidade do texto e as características do
gênero;
•
introduzindo progressivamente os seguintes aspectos notacionais:
* o
conhecimento sobre o sistema de escrita em português (correspondência fonográfica);
* a
separação entre palavras;
* a
divisão do texto em frases, utilizando recursos do sistema de pontuação: maiúscula
inicial, ponto final, exclamação, interrogação e reticências;
* a
separação entre discurso direto e indireto e entre os turnos do diálogo,
mediante a utilização de dois pontos e travessão ou aspas;
* a
indicação, por meio de vírgulas, das listas e enumerações;
* o
estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência das regras) e a
constatação de irregularidades (ausência de regras);
* a
utilização, com ajuda, de dicionário e outras fontes escritas impressas para
resolver dúvidas ortográficas;
•
introduzindo progressivamente os seguintes aspectos discursivos:
* a
organização das ideias de acordo com as características textuais de cada
gênero;
* a
substituição do uso excessivo de “e”, “aí”, “daí”, “então”, etc. pelos recursos
coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos
mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade,
causalidade, etc.;
•
utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar
e cuidar da apresentação, com orientação.
ANÁLISE
E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
•
Análise da qualidade da produção oral, alheia e própria (com ajuda), considerando:
•
presença/ausência de elementos necessários à compreensão de quem ouve;
•
adequação da linguagem utilizada à situação comunicativa.
•
Escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação direta ou mediada
por telefone, rádio ou televisão, atribuindo significado e identificando (com
ajuda) a intencionalidade explícita do produtor.
•
Identificação (com ajuda) de razões de mal-entendidos na comunicação oral e
suas possíveis soluções.
•
Comparação (com ajuda) entre diferentes registros utilizados em diferentes
situações comunicativas.
•
“Leitura” para os alunos que ainda não leem de forma independente:
•
relação oral/escrito: estabelecimento de correspondência entre partes do oral e
partes do escrito em situação onde o texto escrito é conhecido de cor,
considerando indicadores como segmentos do texto, índices gráficos, etc.;
•
relação texto/contexto: interrogar o texto, buscando no contexto elementos para
antecipar ou verificar o sentido atribuído.
•
Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais
e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes
atribuições de sentido (com ajuda).
•
Análise — quantitativa e qualitativa — da correspondência entre segmentos
falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre o sistema
de escrita.
•
Revisão do próprio texto com ajuda:
•
durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando a
articulação com o já escrito e planejando o que falta escrever;
•
depois de produzida uma primeira versão, trabalhando sobre o rascunho para
aprimorá-lo, considerando as seguintes questões: adequação ao gênero, coerência
e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia.
•
Explicitação de regularidades ortográficas.
•
Exploração das possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever
a partir da observação e análise de textos impressos, utilizados como
referência ou modelo.
VALORES, NORMAS
E ATITUDES
• Interesse por
ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
• Preocupação
com a comunicação nos intercâmbios: fazer-se entender e procurar entender os
outros.
• Respeito
diante de colocações de outras pessoas, tanto no que se refere às ideias quanto
ao modo de falar.
• Valorização da
cooperação como forma de dar qualidade aos intercâmbios comunicativos.
• Reconhecimento
da necessidade da língua escrita (a partir de organização coletiva e com ajuda)
para planejar e realizar tarefas concretas.
• Valorização da leitura como fonte de fruição estética e
entretenimento.
•
Interesse por ler ou ouvir a leitura especialmente de textos literários e informativos
e por compartilhar opiniões, ideias e preferências (ainda que com ajuda).
•
Interesse em tomar emprestado livros do acervo da classe e da biblioteca escolar.
•
Cuidado com os livros e demais materiais escritos.
•
Atitude crítica diante de textos persuasivos dos quais é destinatário direto ou
indireto (ainda que em atividades coletivas ou com a ajuda do professor).
•
Preocupação com a qualidade das produções escritas próprias, tanto no que se
refere aos aspectos textuais como à apresentação gráfica.
•
Respeito aos diferentes modos de falar.
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