sábado, 28 de janeiro de 2017

PLANO DE PORTUGUÊS DO 1º AO 3º ANO



OBJETIVOS
• compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto: saber atribuir significado, começando a identificar elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções do autor;
• ler textos dos gêneros previstos para o ciclo, combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação;
• utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
• participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar;
• produzir textos escritos coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atendem à intenção comunicativa;
• escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica;
• considerar a necessidade das várias versões que a produção do texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com ajuda do professor.


CONTEÚDOS CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL
GÊNEROS DISCURSIVOS
Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem oral:
• contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares;
• poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas;
• saudações, instruções, relatos;
• entrevistas, notícias, anúncios (via rádio e televisão);
• seminários, palestras.
Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita:
• receitas, instruções de uso, listas;
• textos impressos em embalagens, rótulos, calendários;
• cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), convites, diários (pessoais, da classe, de viagem, etc.);
• quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, notícias, classificados, etc.;
• anúncios, slogans, cartazes, folhetos;
• parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas;
• contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, folhetos de cordel, fábulas;
• textos teatrais;
• relatos históricos, textos de enciclopédia, verbetes de dicionário, textos expositivos de diferentes fontes (fascículos, revistas, livros de consulta, didáticos, etc.).
LÍNGUA ORAL: USOS E FORMAS
• Participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões, adequar as colocações às intervenções precedentes, propor temas.
• Manifestação de experiências, sentimentos, ideias e opiniões de forma
clara e ordenada.
• Narração de fatos considerando a temporalidade e a causalidade.
• Narração de histórias conhecidas, buscando aproximação às características discursivas do texto-fonte.
• Descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens, cenários e objetos.
• Exposição oral com ajuda do professor, usando suporte escrito, quando for o caso.
• Adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda).
• Adequação da linguagem às situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda).
LÍNGUA ESCRITA: USOS E FORMAS
Prática de leitura
• Escuta de textos lidos pelo professor.
• Atribuição de sentido, coordenando texto e contexto (com ajuda).
• Utilização de indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo (sucessão de acontecimentos, paginação do texto, organização tipográfica, etc.).
• Emprego dos dados obtidos por meio da leitura para confirmação ou retificação das suposições de sentido feitas anteriormente.
• Utilização de recursos para resolver dúvidas na compreensão: consulta ao professor ou aos colegas, formulação de uma suposição a ser verificada adiante, etc.
• Uso de acervos e bibliotecas:
• busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos (jornais, revistas, enciclopédias, etc.), com ajuda;
• manuseio e leitura de livros na classe, na biblioteca e, quando possível, empréstimo de materiais para leitura em casa (com supervisão do
professor);
• socialização das experiências de leitura.
Prática de produção de texto
• Produção de textos:
• considerando o destinatário, a finalidade do texto e as características do gênero;
• introduzindo progressivamente os seguintes aspectos notacionais:
* o conhecimento sobre o sistema de escrita em português (correspondência fonográfica);
* a separação entre palavras;
* a divisão do texto em frases, utilizando recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação e reticências;
* a separação entre discurso direto e indireto e entre os turnos do diálogo, mediante a utilização de dois pontos e travessão ou aspas;
* a indicação, por meio de vírgulas, das listas e enumerações;
* o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência das regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
* a utilização, com ajuda, de dicionário e outras fontes escritas impressas para resolver dúvidas ortográficas;
• introduzindo progressivamente os seguintes aspectos discursivos:
* a organização das ideias de acordo com as características textuais de cada gênero;
* a substituição do uso excessivo de “e”, “aí”, “daí”, “então”, etc. pelos recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade, causalidade, etc.;
• utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação, com orientação.
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
• Análise da qualidade da produção oral, alheia e própria (com ajuda), considerando:
• presença/ausência de elementos necessários à compreensão de quem ouve;
• adequação da linguagem utilizada à situação comunicativa.
• Escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação direta ou mediada por telefone, rádio ou televisão, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explícita do produtor.
• Identificação (com ajuda) de razões de mal-entendidos na comunicação oral e suas possíveis soluções.
• Comparação (com ajuda) entre diferentes registros utilizados em diferentes situações comunicativas.
• “Leitura” para os alunos que ainda não leem de forma independente:
• relação oral/escrito: estabelecimento de correspondência entre partes do oral e partes do escrito em situação onde o texto escrito é conhecido de cor, considerando indicadores como segmentos do texto, índices gráficos, etc.;
• relação texto/contexto: interrogar o texto, buscando no contexto elementos para antecipar ou verificar o sentido atribuído.
• Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda).
• Análise — quantitativa e qualitativa — da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre o sistema de escrita.
• Revisão do próprio texto com ajuda:
• durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando a articulação com o já escrito e planejando o que falta escrever;
• depois de produzida uma primeira versão, trabalhando sobre o rascunho para aprimorá-lo, considerando as seguintes questões: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia.
• Explicitação de regularidades ortográficas.
• Exploração das possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise de textos impressos, utilizados como referência ou modelo.
VALORES, NORMAS E ATITUDES
• Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
• Preocupação com a comunicação nos intercâmbios: fazer-se entender e procurar entender os outros.
• Respeito diante de colocações de outras pessoas, tanto no que se refere às ideias quanto ao modo de falar.
• Valorização da cooperação como forma de dar qualidade aos intercâmbios comunicativos.
• Reconhecimento da necessidade da língua escrita (a partir de organização coletiva e com ajuda) para planejar e realizar tarefas concretas.
• Valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento.
• Interesse por ler ou ouvir a leitura especialmente de textos literários e informativos e por compartilhar opiniões, ideias e preferências (ainda que com ajuda).
• Interesse em tomar emprestado livros do acervo da classe e da biblioteca escolar.
• Cuidado com os livros e demais materiais escritos.
• Atitude crítica diante de textos persuasivos dos quais é destinatário direto ou indireto (ainda que em atividades coletivas ou com a ajuda do professor).
• Preocupação com a qualidade das produções escritas próprias, tanto no que se refere aos aspectos textuais como à apresentação gráfica.
• Respeito aos diferentes modos de falar.

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