sábado, 28 de janeiro de 2017

PLANO DE CIÊNCIAS 1º ao 3º ano

 OBJETIVOS
• observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas dos ambientes diferentes;
• estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
• observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida, no homem e na mulher, aproximando-se à noção de ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais;
• reconhecer processos e etapas de transformação de materiais em objetos;
• realizar experimentos simples sobre os materiais e objetos do ambiente para investigar características e propriedades dos materiais e de algumas formas de energia;
• utilizar características e propriedades de materiais, objetos, seres vivos para elaborar classificações;
• formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
• organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor;
• comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias;
• valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e à higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita.


Conteúdos  conceitual, procedimental e atitudinais:
MEIO AMBIENTE
• comparação de diferentes ambientes naturais e construídos, investigando características comuns e diferentes, para verificar que todos os ambientes apresentam seres vivos, água, luz, calor, solo e outros componentes e fatos que se apresentam de modo distinto em cada ambiente;
• comparação dos modos com que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem;
• comparação do desenvolvimento e da reprodução de diferentes seres vivos para compreender o ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos;
• formulação de perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de vida dos seres vivos;
• busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, entrevistas, leitura de textos selecionados;
• organização e registro de informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor;
• interpretação das informações por intermédio do estabelecimento de relações, de semelhanças e diferenças e de sequências de fatos;
• utilização das informações obtidas para justificar suas ideias;
• comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões.
SER HUMANO E SAÚDE
• comparação do corpo e de alguns comportamentos de homens e mulheres nas diferentes fases de vida — ao nascer, na infância, na juventude, na idade adulta e na velhice — para compreender algumas transformações, valorizar e respeitar as diferenças individuais;
• conhecimento de condições para o desenvolvimento e preservação da saúde: atitudes e comportamentos favoráveis à saúde em relação a alimentação, higiene ambiental e asseio corporal; modos de transmissão e prevenção de doenças contagiosas, particularmente a AIDS;
• comparação do corpo e dos comportamentos do ser humano e de outros animais para estabelecer semelhanças e diferenças;
• elaboração de perguntas e suposições acerca das características das diferentes fases da vida e dos hábitos de alimentação e de higiene para a manutenção da saúde, em cada uma delas;
• observação, representação e comparação das condições de higiene dos diferentes espaços habitados, desenvolvendo cuidados e responsabilidades para com esses espaços;
• busca e coleta de informações por meio de leituras realizadas pelo professor para a classe, interpretação de imagens, entrevistas a familiares, pessoas da comunidade e especialistas em saúde;
• confrontação das suposições individuais e coletivas com as informações obtidas;
• organização e registro de informações por meio de desenhos, quadros, listas e pequenos textos, sob orientação do professor;
• comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões.
RECURSOS TECNOLÓGICOS
• investigação de processos artesanais ou industriais da produção de objetos e alimentos, reconhecendo a matéria-prima, algumas etapas e características de determinados processos;
• conhecimento de origens e algumas propriedades de determinados materiais e formas de energia, para relacioná-las aos seus usos;
• formulação de perguntas e suposições sobre os processos de transformação de materiais em objetos;
• busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, interpretação de imagens e textos selecionados;
• organização e registro de informações por intermédio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos;
• interpretação das informações por meio do estabelecimento de regularidades e das relações de causa e efeito;
• utilização das informações obtidas para justificar suas ideias;
• comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário