sábado, 28 de janeiro de 2017

PLANO DE PORTUGUÊS 4º e 5º ANO



OBJETIVOS
• compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto, desenvolvendo sensibilidade para reconhecer a intencionalidade implícita e conteúdos discriminatórios ou persuasivos, especialmente nas mensagens veiculadas pelos meios de comunicação;
• ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los;
• utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e ideias,     acolhendo, interpretando e considerando os das outras pessoas e respeitando os diferentes modos de falar;
• utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram o domínio de registros formais, o planejamento prévio do discurso, a coerência na defesa de pontos de vista e na apresentação de argumentos e o uso de procedimentos de negociação de acordos necessários ou possíveis;
• produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para o ciclo, ajustados a objetivos e leitores determinados;
• escrever textos com domínio da separação em palavras, estabilidade de palavras de ortografia regular e de irregulares mais frequentes na escrita e utilização de recursos do sistema de pontuação para dividir o texto em frases;
• revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão e, com ajuda do professor, redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem escrito para o momento.

CONTEÚDOS CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDIAL
GÊNEROS DISCURSIVOS
Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem oral:
• contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares;
• poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas, provérbios;
• saudações, instruções, relatos;
• entrevistas, debates, notícias, anúncios (via rádio e televisão);
• seminários, palestras.
Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita:
• cartas (formais e informais), bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), convites, diários (pessoais, da classe, de viagem, etc.); quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, lides, notícias, resenhas, classificados, etc.;
• anúncios, slogans, cartazes, folhetos;
• parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas;
• contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, folhetos de cordel, fábulas;
• textos teatrais;
• relatos históricos, textos de enciclopédia, verbetes de dicionário, textos expositivos de diferentes fontes (fascículos, revistas, livros de consulta, didáticos, etc.), textos expositivos de outras áreas e textos normativos, tais como estatutos, declarações de direitos, etc.
LÍNGUA ORAL: USOS E FORMAS
• Escuta ativa dos diferentes textos ouvidos em situações de comunicação direta ou mediada por telefone, rádio ou televisão: inferência sobre alguns elementos de intencionalidade implícita (sentido figurado, humor, etc.), reconhecimento do significado contextual e do papel complementar de alguns elementos não-linguísticos para conferir significação aos textos (gesto, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação).
• Utilização da linguagem oral em situações como as do primeiro ciclo, ampliando-as para outras que requeiram:
• maior nível de formalidade no uso da linguagem;
• preparação prévia;
• manutenção de um ponto de vista ao longo da fala;
• uso de procedimentos de negociação de acordos;
• réplicas e tréplicas.
• Utilização de recursos eletrônicos (gravador e vídeo) para registrar situações de comunicação oral tanto para documentação como para análise.
LÍNGUA ESCRITA: USOS E FORMAS
Prática de leitura
• Atribuição de sentido, coordenando texto e contexto.
• Utilização de indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo (tipo de portador, características gráficas, conhecimento do gênero ou do estilo do autor, etc.) e à intencionalidade.
• Emprego dos dados obtidos por intermédio da leitura para confirmação ou retificação das suposições de sentido feitas anteriormente.
• Uso de recursos variados para resolver dúvidas na leitura: seguir lendo em busca de informação esclarecedora, deduzir do contexto, consultar dicionário, etc.
• Utilização de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos: ler para revisar, para obter informação rápida, etc.
• Uso de acervos e bibliotecas:
• busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos (jornais, revistas, enciclopédias, etc.), com orientação do professor;
• leitura de livros na classe, na biblioteca e empréstimo de livros para leitura em casa;
• socialização das experiências de leitura;
• rastreamento da obra de escritores preferidos;
• formação de critérios para selecionar leituras e desenvolvimento de padrões de gosto pessoal.
Prática de produção de texto
• Produção de textos considerando o destinatário, a sua finalidade e as características do gênero.
• Aspectos notacionais:
• divisão do texto em frases por meio de recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial e ponto final (exclamação, interrogação e reticências); e reunião das frases em parágrafos;
• separação, no texto, entre discurso direto e indireto e entre os turnos do diálogo, utilizando travessão e dois pontos, ou aspas;
• indicação, por meio de vírgulas, das listas e enumerações no texto;
• estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência das regras, inclusive as da acentuação) e constatação de irregularidades (ausência de regras);
• acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade.
• Utilização de dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas.
• Produção de textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.
• Controle da legibilidade do escrito.
• Aspectos discursivos:
• organização das ideias de acordo com as características textuais de cada gênero;
• utilização de recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita, expressões que marcam temporalidade e causalidade, substituições lexicais, manutenção do tempo verbal, etc.;
• emprego de regência verbal e concordância verbal e nominal.
• Utilização da escrita como recurso de estudo:
• tomar notas a partir de exposição oral;
• compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes;
• fazer resumos.
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
• Análise da qualidade da produção oral alheia e própria, reconhecendo progressivamente a relação entre as condições de produção e o texto decorrente (no que diz respeito tanto à linguagem como à organização do conteúdo).
• Comparação entre diferentes registros utilizados em diferentes situações comunicativas.
• Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e discussão dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido.
• Revisão do próprio texto:
• durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando a articulação com o já escrito e planejando o que falta escrever;
• depois de produzida uma primeira versão, trabalhando sobre o rascunho para aprimorá-lo, considerando as seguintes questões: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia.
• Exploração das possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever, a partir da observação e análise de textos especialmente bem escritos.
• Análise de regularidades da escrita:
• derivação de regras ortográficas;
• concordância verbal e nominal (e outros aspectos que se mostrem necessários a partir das dificuldades de redação);
• relações entre acentuação e tonicidade: regras de acentuação.
VALORES, NORMAS E ATITUDES
• Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
• Preocupação com a comunicação nos intercâmbios: fazer-se entender e procurar entender os outros.
• Segurança na defesa de argumentos próprios e flexibilidade para modifica-los, quando for o caso.
• Respeito diante de colocações de outras pessoas, no que se refere tanto às ideias quanto ao modo de falar.
• Valorização da cooperação como forma de dar qualidade aos intercâmbios comunicativos.
• Reconhecimento do valor da língua escrita como meio de informação e transmissão da cultura.
• Valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento.
• Interesse, iniciativa e autonomia para ler, especialmente textos literários e informativos.
• Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências sobre leituras realizadas.
• Interesse em tomar emprestado livros do acervo da classe e da biblioteca escolar.
• Manuseio cuidadoso de livros e demais materiais escritos.
• Interesse no uso e conhecimento das regras de utilização de bibliotecas, centros de documentação e redes de informação.
• Sensibilidade para reconhecer e capacidade de questionar, com ajuda do professor, conteúdos discriminatórios, veiculados por intermédio da linguagem.
• Atitude crítica diante de textos persuasivos dos quais é destinatário direto ou indireto.
• Exigência de qualidade com relação às produções escritas próprias, no que se refere tanto aos aspectos textuais como à apresentação gráfica.
• Interesse em explorar a dimensão estética da linguagem.
• Respeito aos diferentes modos de falar.

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