OBJETIVOS
•
compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário
direto ou indireto, desenvolvendo sensibilidade para reconhecer a
intencionalidade implícita e conteúdos discriminatórios ou persuasivos, especialmente
nas mensagens veiculadas pelos meios de comunicação;
•
ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo
identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar
estratégias adequadas para abordá-los;
•
utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e ideias, acolhendo, interpretando e
considerando os das outras pessoas e respeitando os diferentes modos de falar;
•
utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la a intenções e
situações comunicativas que requeiram o domínio de registros formais, o
planejamento prévio do discurso, a coerência na defesa de pontos de vista e na
apresentação de argumentos e o uso de procedimentos de negociação de acordos
necessários ou possíveis;
•
produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para
o ciclo, ajustados a objetivos e leitores determinados;
•
escrever textos com domínio da separação em palavras, estabilidade de palavras
de ortografia regular e de irregulares mais frequentes na escrita e utilização
de recursos do sistema de pontuação para dividir o texto em frases;
•
revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão e, com ajuda do
professor, redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem
escrito para o momento.
CONTEÚDOS CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E
ATITUDIAL
GÊNEROS
DISCURSIVOS
Gêneros
adequados para o trabalho com a linguagem oral:
•
contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares;
•
poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas,
provérbios;
•
saudações, instruções, relatos;
•
entrevistas, debates, notícias, anúncios (via rádio e televisão);
•
seminários, palestras.
Gêneros
adequados para o trabalho com a linguagem escrita:
•
cartas (formais e informais), bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de
Natal, etc.), convites, diários (pessoais, da classe, de viagem, etc.);
quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, lides,
notícias, resenhas, classificados, etc.;
•
anúncios, slogans, cartazes, folhetos;
•
parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas;
•
contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, folhetos de
cordel, fábulas;
•
textos teatrais;
•
relatos históricos, textos de enciclopédia, verbetes de dicionário, textos
expositivos de diferentes fontes (fascículos, revistas, livros de consulta,
didáticos, etc.), textos expositivos de outras áreas e textos normativos, tais
como estatutos, declarações de direitos, etc.
LÍNGUA
ORAL: USOS E FORMAS
•
Escuta ativa dos diferentes textos ouvidos em situações de comunicação direta
ou mediada por telefone, rádio ou televisão: inferência sobre alguns elementos
de intencionalidade implícita (sentido figurado, humor, etc.), reconhecimento
do significado contextual e do papel complementar de alguns elementos não-linguísticos
para conferir significação aos textos (gesto, postura corporal, expressão
facial, tom de voz, entonação).
•
Utilização da linguagem oral em situações como as do primeiro ciclo, ampliando-as
para outras que requeiram:
•
maior nível de formalidade no uso da linguagem;
•
preparação prévia;
•
manutenção de um ponto de vista ao longo da fala;
•
uso de procedimentos de negociação de acordos;
•
réplicas e tréplicas.
•
Utilização de recursos eletrônicos (gravador e vídeo) para registrar situações
de comunicação oral tanto para documentação como para análise.
LÍNGUA
ESCRITA: USOS E FORMAS
Prática
de leitura
•
Atribuição de sentido, coordenando texto e contexto.
•
Utilização de indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao
conteúdo (tipo de portador, características gráficas, conhecimento do gênero ou
do estilo do autor, etc.) e à intencionalidade.
•
Emprego dos dados obtidos por intermédio da leitura para confirmação ou
retificação das suposições de sentido feitas anteriormente.
•
Uso de recursos variados para resolver dúvidas na leitura: seguir lendo em
busca de informação esclarecedora, deduzir do contexto, consultar dicionário,
etc.
•
Utilização de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos:
ler para revisar, para obter informação rápida, etc.
•
Uso de acervos e bibliotecas:
•
busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos (jornais, revistas,
enciclopédias, etc.), com orientação do professor;
•
leitura de livros na classe, na biblioteca e empréstimo de livros para leitura
em casa;
•
socialização das experiências de leitura;
•
rastreamento da obra de escritores preferidos;
•
formação de critérios para selecionar leituras e desenvolvimento de padrões de
gosto pessoal.
Prática
de produção de texto
•
Produção de textos considerando o destinatário, a sua finalidade e as características
do gênero.
•
Aspectos notacionais:
•
divisão do texto em frases por meio de recursos do sistema de pontuação:
maiúscula inicial e ponto final (exclamação, interrogação e reticências); e
reunião das frases em parágrafos;
•
separação, no texto, entre discurso direto e indireto e entre os turnos do
diálogo, utilizando travessão e dois pontos, ou aspas;
•
indicação, por meio de vírgulas, das listas e enumerações no texto;
•
estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência das regras,
inclusive as da acentuação) e constatação de irregularidades (ausência de
regras);
•
acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade.
•
Utilização de dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas.
•
Produção de textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir
rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.
•
Controle da legibilidade do escrito.
•
Aspectos discursivos:
•
organização das ideias de acordo com as características textuais de cada
gênero;
•
utilização de recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela
introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita, expressões que
marcam temporalidade e causalidade, substituições lexicais, manutenção do tempo
verbal, etc.;
•
emprego de regência verbal e concordância verbal e nominal.
• Utilização
da escrita como recurso de estudo:
•
tomar notas a partir de exposição oral;
•
compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes;
•
fazer resumos.
ANÁLISE
E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
•
Análise da qualidade da produção oral alheia e própria, reconhecendo progressivamente
a relação entre as condições de produção e o texto decorrente (no que diz
respeito tanto à linguagem como à organização do conteúdo).
•
Comparação entre diferentes registros utilizados em diferentes situações comunicativas.
•
Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais
e discussão dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes
atribuições de sentido.
•
Revisão do próprio texto:
•
durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando a
articulação com o já escrito e planejando o que falta escrever;
•
depois de produzida uma primeira versão, trabalhando sobre o rascunho para
aprimorá-lo, considerando as seguintes questões: adequação ao gênero, coerência
e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia.
•
Exploração das possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever,
a partir da observação e análise de textos especialmente bem escritos.
•
Análise de regularidades da escrita:
•
derivação de regras ortográficas;
•
concordância verbal e nominal (e outros aspectos que se mostrem necessários a
partir das dificuldades de redação);
•
relações entre acentuação e tonicidade: regras de acentuação.
VALORES,
NORMAS E ATITUDES
•
Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
•
Preocupação com a comunicação nos intercâmbios: fazer-se entender e procurar
entender os outros.
•
Segurança na defesa de argumentos próprios e flexibilidade para modifica-los, quando
for o caso.
•
Respeito diante de colocações de outras pessoas, no que se refere tanto às ideias
quanto ao modo de falar.
•
Valorização da cooperação como forma de dar qualidade aos intercâmbios comunicativos.
•
Reconhecimento do valor da língua escrita como meio de informação e transmissão
da cultura.
•
Valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento.
•
Interesse, iniciativa e autonomia para ler, especialmente textos literários e
informativos.
•
Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências sobre leituras realizadas.
•
Interesse em tomar emprestado livros do acervo da classe e da biblioteca escolar.
•
Manuseio cuidadoso de livros e demais materiais escritos.
•
Interesse no uso e conhecimento das regras de utilização de bibliotecas, centros
de documentação e redes de informação.
•
Sensibilidade para reconhecer e capacidade de questionar, com ajuda do professor,
conteúdos discriminatórios, veiculados por intermédio da linguagem.
•
Atitude crítica diante de textos persuasivos dos quais é destinatário direto ou
indireto.
•
Exigência de qualidade com relação às produções escritas próprias, no que se
refere tanto aos aspectos textuais como à apresentação gráfica.
•
Interesse em explorar a dimensão estética da linguagem.
•
Respeito aos diferentes modos de falar.
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