ASPECTOS SÓCIO-AFETIVOS
1.
Convive harmoniosamente com os colegas e os
funcionários da escola.
2.
Interage bem com os/as colegas e o/a professor/a
durante o desenvolvimento de atividades.
3.
Realiza as atividades de casa (estudos, pesquisas,
leituras etc.).
4.
Realiza atividades, procurando vencer os desafios
propostos.
5.
Cuida dos
materiais (livros didáticos, cadernos, livros etc.).
6.
Compartilha com os/as colegas materiais de uso
individual e coletivo.
7.
Contribui com discussões e materiais de pesquisa para a
construção do conhecimento do grupo.
8.
Demonstra atitude curiosa e investigativa na construção
de conhecimentos.
9.
Solicita ajuda dos/as colegas e/ou do/a professor/a
quando necessário.
10.
Compreende e
cumpre as regras combinadas com o grupo.
11.
Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem
recorrer ao/à professor/a.
12.
Utiliza o diálogo como forma de mediar conflitos e de
tomar decisões coletivas.
13.
Demonstra liderança perante o grupo.
14.
Demonstra atitudes de conservação dos espaços
escolares.
|
LÍNGUA PORTUGUESA
15.
Percebe o uso da linguagem como meio de comunicação social em seu
cotidiano
16.
Expressa corretamente todos os
sons da fala (fonemas)
17.
Relata com clareza suas ideias
18.
Emite opiniões
sobre diferentes
temas
e assuntos
19.
Identifica sons iniciais e
finais das palavras
20.
Ouve e respeita o interlocutor
21.
Transmite e recebe mensagens com exatidão
22.
Escuta e aprecia a leitura de textos
feita pelo professor
23.
Lê e identifica as letras do alfabeto
24.
Lê e interpreta palavras
25. Percebe que a leitura pode ser fonte de informação, prazer
e conhecimento
26.
Compartilha opiniões, ideias e
gostos em leituras realizadas
27.
Reconhece e decifra símbolos, dando sentido ao que lê
28.
Reconhece e localiza palavras e frases
em textos
conhecidos
29.
Utiliza os espaços de leitura e frequentemente
30.
Solicita ajuda de um leitor
experiente sempre que necessário
31.
Amplia seu vocabulário apropriando-se de novas
palavras
32.
Compreende a natureza
alfabética do sistema de escrita
33.
Conhece o alfabeto e o valor
sonoro convencional das letras
34.
Conhece diferentes
tipos de letras
usadas socialmente
35.
Escreve palavras e frases
coerentes
36.
Escreve seu nome corretamente e o identifica nas diversas situações do
cotidiano
37.
Participa da escrita coletiva
38.
Apresenta escrita primitiva (Garatuja)
39.
Lê globalmente; Lê soletrando; Lê silabando; Lê fluente
40.
Nível de escrita Pré-silábica; Silábica com ou sem
valor sonoro; Silábica-alfabética; Alfabética.
41.
Produz textos: Lista palavras relacionadas
ao mesmo campo semântico; Escreve
textos elementares abordando o tema; Produz textos, oralmente, utilizando-se da linguagem que se escreve.
|
MATEMÁTICA
42.
Realiza cálculo mental para somar e subtrair
43. Elabora cálculo mental, utilizando
os fatos básicos da adição e subtração
44. Associa concretamente a subtração a idéia de retirar, completar e ou comparar quantidades
45.
Associa concretamente a adição a idéia de juntar e ou acrescentar uma quantidade a outra
46.
Realiza operações de adição simples
47.
Realiza operações de subtração simples
48.
Demonstra noções de multiplicação
49.
Demonstra noções de divisão
50.
Participa e resolve problemas e desafios matemáticos no coletivo
51.
Estabelece noções de tempo
52.
Utiliza calendário
53.
Observa e identifica formas
geométricas na natureza e em objetos
criados pelo homem
54.
Conhece e reconhece as principais figuras planas
55.
Constrói e representa formas geométricas
sem uso obrigatório de nomenclaturas.
56.
Estabelece relação de comparação
57.
Relacionar parte e todo (fração)
|
CIÊNCIAS
58.
Formula perguntas e suposições sobre o tema em estudo
59.
Faz integração entre conteúdo e prática durante a investigação
60.
Busca e coleta informações por meio
de observações,
61.
experimentações, entrevistas e pesquisas.
62.
Organiza registros
de dados, através de textos informativos, tabelas,
63. desenhos ou maquetes, que melhor se ajustem a representação dos temas estudados
|
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
64.
Formula hipóteses e questões e respeito dos temas estudados
65.
Busca informações
em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisas, bibliografias,
imagens, etc.)
66.
Compreende e utiliza a linguagem cartográfica
67.
Analisa documentos de diferentes naturezas
68.
Troca informações
sobre objeto de estudo
69. Organiza registros em diferentes
formas: textos, livros,
fotos, vídeo,
exposição, mapas,
etc.
|
70. ENSINO
RELIGIOSO
71.
Vivencia com os colegas atitudes de companheirismo e
solidariedade
72.
Desenvolve atitudes de gratidão pela vida, pela
natureza, pelo outro e pelo transcendente
73.
Percebe o respeito por todos os seres, a capacidade de
conviver sem agredir, nem destruir a natureza
74.
Percebe que a não valorização do outro prejudica a
convivência com o semelhante
75.
Sabe que não tem sentido a inimizade com o próximo,
pelo fato de sermos diferentes.
|
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
76.
Explora espaços bidimensionais e tridimensionais na relação dos projetos artísticos
77.
Interessa--se por suas produções,
dos outros e por
diversas obras
artísticas
com as quais entra em contato de forma curiosa e pensante
78.
Sabe representar
plástica, corporal
e oralmente diferentes manifestações
artísticas
79.
Produz trabalhos artísticos utilizando diferentes linguagens apreciando suas produções e a dos outros.
80.
Cria e utiliza a estrutura da linguagem visual e seus
elemento constitutivos: ponto, linha, forma, cor, textura, proporção, espaço, posição e
81.
direção
82.
Produz e reconhece trabalhos de arte, utilizando
a linguagem da pintura, desenho, gravura,
modelagem, colagem, fotografia, cinema e
83.
escultura
84.
Explora possibilidade de diversos materiais
85.
Percebe diferentes
elementos
da música que expressam
sensações,
sentimentos e pensamentos na interação com os outros e com o
meio
86.
Aprecia o universo da música, observando elementos da linguagem musical em obras de diferentes épocas e cultura
87.
Explora elementos da música para se expressar
e interagir
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
88.
Identifica e nomeia partes do corpo
89.
Incorpora hábitos saudáveis de cuidados pessoais
90.
Demonstra habilidades
motoras básicas
91.
Demonstra capacidade perceptivo-motora e sensório-motora
básicas
92.
Observa
seu próprio desempenho
motor
93.
Participa das atividades, jogos
e brincadeiras
94.
Reconhece e respeitar regras
e combinados
95.
Reconhece manifestações
culturais por meio
de brincadeiras
96.
Interage com os colegas nas atividades propostas,
sem perder
o foco.
|
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
Competências e Habilidades do 2º Ano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário