domingo, 29 de janeiro de 2017

PLANO DE HISTÓRIA 4º e 5º ano

 OBJETIVOS
•reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras localidades, no presente e no passado;
• identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais;
• identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
• utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas;
• valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida das localidades.

• identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
• organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado;
• conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
• reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;
• questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil;
• utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos,
sonoros;
• valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAIS
Deslocamentos populacionais
• Levantamento de diferenças e semelhanças das ascendências e descendências entre os indivíduos que pertencem à localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes:
• estudo das famílias dos alunos: origem geográfica das famílias (países, continentes ou outras regiões nacionais), época de deslocamento da família para região, lembranças da família sobre as razões e as trajetórias de deslocamentos, época de chegada na localidade, proximidade temporal com o tempo da chegada, costumes mantidos como tradição (comida, vestimentas, língua, religião, modalidades de
trabalho, festas, tradições, lendas e mitos, especificidades no vocabulário);
• estudo dos costumes de diferentes regiões: identificação de populações locais que possuem descendência diferenciada, suas descendências e costumes específicos.
• Contextualização dos processos de deslocamento de populações para o território nacional:
• momento da chegada e formas de dominação dos portugueses no
território nacional;
• identificação das populações nativas locais (indígenas), seu modo de vida e os confrontos com populações europeias;
• formas de deslocamentos de populações africanas para a América, origens dos povos africanos e seu modo de vida, as condições de vida estabelecidas para os africanos no Brasil, locais de fixação, deslocamentos posteriores, em diferentes épocas, no território nacional;
• contextos de deslocamentos de outros grupos de imigrantes (europeus e asiáticos nos séculos XIX e XX), seu modo de vida e sua inserção nas atividades econômicas nacionais.
• Identificação de deslocamentos populacionais locais, no passado e no presente, as migrações regionais e nacionais:
• identificação das origens das populações nacionais que compõem a população local, estudo dos contextos históricos de fixação no local e suas motivações;
• identificação das razões de deslocamentos populacionais para outras regiões do País ou para o exterior;
• identificação das áreas para onde as populações se deslocaram num possível regresso ao seu lugar de origem, seus contextos históricos, especificidades de costumes que permanecem ou que se transformam
nos deslocamentos.
Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
• Levantamento de diferenças e semelhanças entre grupos étnicos e sociais, que lutam e lutaram no passado por causas políticas, sociais, culturais, étnicas ou econômicas:
• movimentos de âmbito local: trajetória do movimento, lutas travadas, conquistas e perdas, relações mantidas com grupos nacionais ou de outras regiões, meios de divulgação de ideias, pessoas e grupos envolvidos, ideais de luta (movimentos ambientalistas, feministas, de idosos, de indígenas, de
classes sociais, de liberdade de expressão, de direitos humanos, de organização religiosa, dos negros, dos sem-terra, de construção de moradias ou de saneamento básico, em prol da saúde ou da educação).
Organizações políticas e administrações urbanas
• Identificação de diferentes tipos de organizações urbanas, destacando suas funções e origens:
• cidades que nasceram com função administrativa, religiosa, comercial ou de paragem, de diferentes lugares do mundo e de épocas históricas diferentes;
• estudos de organizações e distribuições dos espaços urbanos e rurais, sistemas de defesa, de abastecimento de alimento, de fornecimento de água e escoamento de esgoto, sistemas de comunicação, as relações comerciais, as atividades econômicas e administrativas, as vivências cotidianas da população em diferentes épocas, medições de tempo.
• Caracterização do espaço urbano local e suas relações com outras localidades urbanas e rurais:
• crescimento urbano, atividades urbanas exercidas pela população e suas relações ou não com a vida rural, relações comerciais praticadas com outras localidades, atividades econômicas, processos de industrialização (internos e externos), organização administrativa, desenvolvimentos do atendimento de serviços nos seus diferentes espaços (esgoto, água, escolas, hospitais), ritmos diferenciados de tempo na organização das rotinas diárias.
• Estudo das transformações e das permanências que ocorreram nas três capitais brasileiras (Salvador, Rio de Janeiro e Brasília) e as diferenças e semelhanças entre elas e suas histórias:
• as origens das cidades, suas organizações e crescimento urbanístico, seu papel administrativo como capital, as relações entre as capitais brasileiras e Lisboa (num contexto de relações entre metrópole e
colônia), as questões políticas nacionais quando eram capitais, sua população em diferentes épocas, as suas relações com outras localidades nacionais e internacionais, as mudanças em suas funções
urbanas, seu crescimento ou estagnação, suas funções na atualidade, o que preservam como patrimônio histórico.
Organização histórica e temporal
• Construção de sínteses históricas, tomando-se as relações entre os momentos significativos da história local e os da história regional e nacional:
• estudos de calendários e medições de tempo que possibilitem localizar acontecimentos de curta, média e longa duração (anos, décadas, séculos);
• construção de sínteses cronológicas, incluindo e relacionando acontecimentos da história local, regional, nacional e mundial;
• construção de linhas de tempo, relacionando a história local com a história regional e a história nacional;
• construções de diferentes periodizações históricas, que deem conta de caracterizar predomínio e mudanças nos modelos econômicos, nas organizações políticas, nos regimes de trabalho, nos costumes,
nos movimentos sociais e étnicos, no modelo de vida rural ou de vida urbana, nas relações entre as políticas locais e as políticas nacionais, comparando-as com aquelas tradicionalmente utilizadas
nos estudos didáticos da disciplina (Brasil Colônia, Brasil Império,
Brasil República).
Documentação histórica
• Busca de informações em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisa bibliográfica, imagens, etc.).
• Análise de documentos de diferentes naturezas.
• Troca de informações sobre os objetos de estudo.
• Comparação de informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico.
• Formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados.
• Registro em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas, etc.
• Conhecimento e uso de diferentes medidas de tempo.

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