quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Plano do 1º Ano do Ensino Fundamental




“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”    (Rubem Alves)



DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

OBJETIVOS

·        Identificar e escrever o próprio nome.
·        Identificar e nomear os colegas, os amigos fora da escola, os nomes das crianças da turma.
·        Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade.
·        Reconhecer as letras que compõe o seu nome;
·        Comparar seu nome com o nome dos colegas para identificação das letras que são comuns;
·        Reconhecer palavras que tem a mesma letra inicial do seu nome;
·        Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes;
·        Registrar o próprio nome;
·        Usar as letras do alfabeto na tentativa de identificação da direção da escrita;
·        Escrever o nome e identificá-lo em contexto diversificados;
·        Reconhecer o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
·        Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
·        Ouvir e recontar histórias na sequência dos acontecimentos;
·        Fazer questionamentos sobre a história lida;
        Ler e identificar as sílabas existentes nas palavras;



CONTEÚDOS:
·        Alfabeto;
·        Letra Maiúscula/minúscula;
·        Meu nome;
·        Nome dos meus amigos;
·        Nome dos meus brinquedos preferidos;
·        Nome das coisas que eu gosto e do que não gosto;
·        Nome da professora;
·        Minha turma tem um nome;
·        Nome e sobrenome;
·        Nomes próprios e comuns;
·        Alfabeto maiúsculo e minúsculo
·        Diferenciar letras, números e desenhos
               Gêneros textuais
   
    METODOLOGIA:
  • Filmes;
  • Livros infantis;
  • Gibis;
  • Revistas;
  • Músicas;
  • Poesias;
  • Parlendas;
  • Trava-línguas;
  • Caça-palavras;
  • Cruzadinhas;
  • Crachás;
  • Cartazes;
  • Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.


    AVALIAÇÃO:
  • Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseado nas dificuldades do aluno;
  • Verificação das atividades diárias e extra-classe.


DISCIPLINA: MATEMÁTICA 1º ANO

OBJETIVOS
  • Construção e apropriação de um conhecimento pelo aluno;
  • Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos;
  • Desenvolvimento das operações fundamentais;
  • Ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio-construtivista;
  • Compreender do sistema numérico e das quatro operações fundamentais;
  • Fazer uso da linguagem matemática como representação significativa;
  • Desenvolver o raciocínio cognitivo.


CONTEÚDOS:
  • Noções de conjunto e sua correspondência;
  • Numerais de 1 a 9 ;
  • Formas geométricas e cores;
  • Exploração de quantidades;
  • Adição simples com o total até 9 ;
  • Noções de subtração.
  • Sistema de numeração decimal
  • Sequência numérica
  • Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
  • Noções de dezena;
  • Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;
  • Ordem crescente e decrescente.
  • Operações de adição e subtração com e sem reserva e recurso, respectivamente;
  • Leitura de calendário, gráficos e tabelas;
  • Números pares e ímpares
  • Resolução de situações-problemas;
  • Leitura e escrita dos números;
  • Construção dos fatos fundamentais;
  • Manuseio de encartes de supermercados;
  • Sucessor e antecessor;
  • Dobro e triplo;
  • Dúzia e meia dúzia;
  • Sistema monetário;
  • Multiplicação simples;
  • Noções de divisão;
  • Geometria: quadrado, triângulo, círculo e outras formas.


METODOLOGIA:

Utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.
• Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas.
• Comparação e ordenação de coleções pela quantidade de elementos e ordenação de grandezas pelo aspecto da medida.
• Formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
• Leitura, escrita, comparação e ordenação de números familiares ou frequentes.
• Observação de critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriação (mais 1, mais 2, dobro, metade).
• Contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.




    AVALIAÇÃO:
    ·         Será contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão apresentadas.


    DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO

    OBJETIVOS
    ·         Reconhecer as noções de espaço-temporal;
    ·         Perceber e desenvolver habilidades relacionadas a sua história, bem como seu contexto escolar e familiar;
    ·         Identificar a organização e estrutura de uma família;
    ·         Reconhecer o bairro onde mora;
    ·         Noções de cidade e estado.

    CONTEÚDOS:
    ·         Pesquisas com o significado do seu nome e o motivo da escolha pelos pais;
    ·         Desenho da família;
    ·         Nome dos familiares;
    ·         Dados pessoais;
    ·         História dos avós.
    ·         Noções de tempo, espaço e mudanças;
    ·         Trajeto de casa para a escola;
    ·         O caminho para o centro da cidade;
    ·         Profissões.
    ·         O município;
    ·         O bairro;
    ·         A comunidade;
    ·         Folclore.
    ·         Educação viária;
    ·         Qualidade de vida;
    ·         Cidadania.

    METODOLOGIA:
    ·         Vivências dos alunos;
    ·         Vídeos;
    ·         Pesquisas;
    ·         Exposições;
    ·         Jogos e brincadeiras.


    AVALIAÇÃO:
    ·         Será contínua por meio da observação e participação.



    DISCIPLINA: GEOGRAFIA 1º ANO

    OBJETIVOS:
    ·         Preservar e compreender o ambiente em que vive;
    ·         Perceber e compreender a importância de se posicionar criticamente diante das situações;
    ·         Ajustar a criança em seu meio ambiente.
    ·         Identificar o meio social e suas relações;
    ·         Desenvolver atitudes de carinho pelo meio ambiente e sua preservação;
    ·         Identificar o aproveitamento que o homem faz e suas modificações.


    CONTEÚDOS:
    • Reconhecimento do espaço físico da escola;
    • Identificação da sala de aula como espaço comum;
    • Localização na sala de aula.
    • Tipos de moradia;
    • Zona rural e urbana;
    • Meios de comunicação;
    • Meios de transporte.
    • Sinais de trânsito;
    • Estações do ano;
    • Trabalho e lazer.


    METODOLOGIA:
    • Passeio pela escola;
    • Conversas;
    • Pesquisas e trabalhos em grupos;
    • Visitas em loco;
    • Revistas e filmes.


    AVALIAÇÃO:
    • Paralela e contínua, através da observação diária, participação oral e escrita.


    DISCIPLINA: CIÊNCIAS 1º ANO

    OBJETIVOS
    • Conhecer seu próprio corpo e suas funções;
    • Reconhecer a importância da água em nossa vida;
    • Conhecer os órgãos do sentido;
    • Noções de higiene.
    • Despertar a consciência ecológica, enfatizando sua degradação e preservação;
    • Reconhecer os recursos naturais;
    • Proporcionar o reconhecimento do corpo humano;
    • Salientar a importância dos bons hábitos de higiene.


    CONTEÚDOS:
    • Higiene corporal, pessoal, coletiva e ambiental;
    • Animais: vertebrados e invertebrados;
    • Tipos de animais e seus habitat;
    • Animais domésticos e selvagens.
    • Seres vivos e plantas;
    • Prevenção de acidentes.
    • Meio ambiente;
    • Lixo reciclável e não-reciclável.


    METODOLOGIA:
    • Atividades sócio-culturais;
    • Feira de Ciências;
    • Excursões e visitas em loco;
    • Projetos
    • Cartazes e desenhos;
    • Vídeos e pesquisas;
    • Mapas do corpo humano.


    AVALIAÇÃO:
    • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


     DISCIPLINA: ENSINO DA ARTE 1º ANO

    OBJETIVOS
    ·                     Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
    ·                     Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
    ·                     Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
    ·                     Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
    ·                     Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
    ·                     Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

    CONTEÚDOS
    ·                     Datas comemorativas
    ·                     Artes visuais e plásticas
    ·                     Teatro e dramatizações
    ·                     Confecção de cartões
    ·                     Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
    ·                     Desenho livre e ou dirigido
    ·                     Canções folclóricas e populares
    ·                     Expressão corporal - danças


    METODOLOGIA
    ·                     Cantos
    ·                     Desenhos
    ·                     Dobraduras
    ·                     Pinturas
    ·                     Recorte
    ·                     Colagem
    ·                     Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...

    AVALIAÇÃO:
    • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.



    DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ANO


    OBJETIVOS
    ·                     Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.


    CONTEÚDOS
    ·                     Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
    ·                     Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
    ·                     Jogos (corridas, futebol, queimada...)
    ·                     Músicas



    METODOLOGIA
    • participação em diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
    • explicação e demonstração de brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares;
    • participação e apreciação de brincadeiras ensinadas pelos colegas;
    • resolução de situações de conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
    • discussão das regras dos jogos;
    • utilização de habilidades em situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
    • resolução de problemas corporais individualmente;
    • avaliação do próprio desempenho e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;
    • participação em brincadeiras cantadas;
    • criação de brincadeiras cantadas;


    AVALIAÇÃO:
    • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


    DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 1º ANO

    OBJETIVOS
    ·         Usar o diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de ideias e na busca de solução de problemas, espera-se que o aluno seja capaz de expor seus pensamentos e opiniões de forma a ser entendido, colocar-se “no lugar do outro” para compreender seus sentidos e razões e posicionar-se de maneira flexível;
    ·         Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos tomar decisões coletivas.

    CONTEÚDO
    • o uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer conflitos;
    • a coordenação das ações entre os alunos, mediante o trabalho em grupo;
    • o ato de escutar o outro, por meio do esforço de compreensão do sentido preciso da fala do outro;
    • a formulação de perguntas que ajudem a referida compreensão;
    • a expressão clara e precisa de ideias, opiniões e argumentos, de forma a ser corretamente compreendido pelas outras pessoas;
    • a disposição para ouvir ideias, opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista quando necessário.

    METODOLOGIA
    Roda da conversa, Roda de música, Leitura de Histórias, Desenho, Pintura, Recorte, Colagem, Assistir filme, Confecção de brinquedos e de cartazes, brincadeiras livres e dirigidas, jogos, trabalho em grupo e individual.


    AVALIAÇÃO:
    • Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.


    Um comentário: