“O pensamento é como a águia que
só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não
sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas
certas.” (Rubem Alves)
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1º
ANO
OBJETIVOS
·
Identificar e escrever o próprio nome.
·
Identificar e nomear os colegas, os amigos fora
da escola, os nomes das crianças da turma.
·
Expressar-se oral e graficamente com
espontaneidade e criatividade.
·
Reconhecer as letras que compõe o seu nome;
·
Comparar seu nome com o nome dos colegas para
identificação das letras que são comuns;
·
Reconhecer palavras que tem a mesma letra
inicial do seu nome;
·
Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de
outros nomes;
·
Registrar o próprio
nome;
·
Usar as letras do alfabeto na tentativa de
identificação da direção da escrita;
·
Escrever o nome e identificá-lo em contexto diversificados;
· Reconhecer
o uso da letra maiúscula e minúscula em diversos contextos;
· Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
· Ouvir e recontar histórias
na sequência dos acontecimentos;
· Fazer questionamentos
sobre a história lida;
Ler e identificar as
sílabas existentes nas
palavras;
CONTEÚDOS:
·
Alfabeto;
·
Letra Maiúscula/minúscula;
· Meu nome;
·
Nome dos meus amigos;
·
Nome dos meus brinquedos preferidos;
·
Nome das coisas que eu gosto e do que não gosto;
·
Nome da professora;
·
Minha turma tem um nome;
·
Nome e sobrenome;
·
Nomes próprios e
comuns;
·
Alfabeto maiúsculo e minúsculo
·
Diferenciar letras, números e desenhos
Gêneros textuais
METODOLOGIA:
- Filmes;
- Livros infantis;
- Gibis;
- Revistas;
- Músicas;
- Poesias;
- Parlendas;
- Trava-línguas;
- Caça-palavras;
- Cruzadinhas;
- Crachás;
- Cartazes;
- Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.
AVALIAÇÃO:
- Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseado nas dificuldades do aluno;
- Verificação das atividades diárias e extra-classe.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA 1º
ANO
OBJETIVOS
- Construção e apropriação de um conhecimento pelo aluno;
- Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos;
- Desenvolvimento das operações fundamentais;
- Ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio-construtivista;
- Compreender do sistema numérico e das quatro operações fundamentais;
- Fazer uso da linguagem matemática como representação significativa;
- Desenvolver o raciocínio cognitivo.
CONTEÚDOS:
- Noções de conjunto e sua correspondência;
- Numerais de 1 a 9 ;
- Formas geométricas e cores;
- Exploração de quantidades;
- Adição simples com o total até 9 ;
- Noções de subtração.
- Sistema de numeração decimal
- Sequência numérica
- Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
- Noções de dezena;
- Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;
- Ordem crescente e decrescente.
- Operações de adição e subtração com e sem reserva e recurso, respectivamente;
- Leitura de calendário, gráficos e tabelas;
- Números pares e ímpares
- Resolução de situações-problemas;
- Leitura e escrita dos números;
- Construção dos fatos fundamentais;
- Manuseio de encartes de supermercados;
- Sucessor e antecessor;
- Dobro e triplo;
- Dúzia e meia dúzia;
- Sistema monetário;
- Multiplicação simples;
- Noções de divisão;
- Geometria: quadrado, triângulo, círculo e outras formas.
METODOLOGIA:
Utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.
• Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas.
• Comparação e ordenação de coleções pela quantidade de elementos e ordenação de grandezas pelo aspecto da medida.
• Formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
• Leitura, escrita, comparação e ordenação de números familiares ou frequentes.
• Observação de critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriação (mais 1, mais 2, dobro, metade).
• Contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.
Utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.
• Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas.
• Comparação e ordenação de coleções pela quantidade de elementos e ordenação de grandezas pelo aspecto da medida.
• Formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
• Leitura, escrita, comparação e ordenação de números familiares ou frequentes.
• Observação de critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriação (mais 1, mais 2, dobro, metade).
• Contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.
AVALIAÇÃO:
·
Será
contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de
raciocínio em situações que lhe serão apresentadas.
DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º
ANO
OBJETIVOS
·
Reconhecer
as noções de espaço-temporal;
·
Perceber
e desenvolver habilidades relacionadas a sua história, bem como seu contexto
escolar e familiar;
·
Identificar
a organização e estrutura de uma família;
·
Reconhecer
o bairro onde mora;
·
Noções
de cidade e estado.
CONTEÚDOS:
·
Pesquisas
com o significado do seu nome e o motivo da escolha pelos pais;
·
Desenho
da família;
·
Nome
dos familiares;
·
Dados
pessoais;
·
História
dos avós.
·
Noções
de tempo, espaço e mudanças;
·
Trajeto
de casa para a escola;
·
O
caminho para o centro da cidade;
·
Profissões.
·
O
município;
·
O
bairro;
·
A
comunidade;
·
Folclore.
·
Educação
viária;
·
Qualidade
de vida;
·
Cidadania.
METODOLOGIA:
·
Vivências
dos alunos;
·
Vídeos;
·
Pesquisas;
·
Exposições;
·
Jogos
e brincadeiras.
AVALIAÇÃO:
·
Será
contínua por meio da observação e participação.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA 1º
ANO
OBJETIVOS:
·
Preservar
e compreender o ambiente em que vive;
·
Perceber
e compreender a importância de se posicionar criticamente diante das situações;
·
Ajustar
a criança em seu meio ambiente.
·
Identificar
o meio social e suas relações;
·
Desenvolver
atitudes de carinho pelo meio ambiente e sua preservação;
·
Identificar
o aproveitamento que o homem faz e suas modificações.
CONTEÚDOS:
- Reconhecimento do espaço físico da escola;
- Identificação da sala de aula como espaço comum;
- Localização na sala de aula.
- Tipos de moradia;
- Zona rural e urbana;
- Meios de comunicação;
- Meios de transporte.
- Sinais de trânsito;
- Estações do ano;
- Trabalho e lazer.
METODOLOGIA:
- Passeio pela escola;
- Conversas;
- Pesquisas e trabalhos em grupos;
- Visitas em loco;
- Revistas e filmes.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, através da observação diária, participação oral e escrita.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 1º
ANO
OBJETIVOS
- Conhecer seu próprio corpo e suas funções;
- Reconhecer a importância da água em nossa vida;
- Conhecer os órgãos do sentido;
- Noções de higiene.
- Despertar a consciência ecológica, enfatizando sua degradação e preservação;
- Reconhecer os recursos naturais;
- Proporcionar o reconhecimento do corpo humano;
- Salientar a importância dos bons hábitos de higiene.
CONTEÚDOS:
- Higiene corporal, pessoal, coletiva e ambiental;
- Animais: vertebrados e invertebrados;
- Tipos de animais e seus habitat;
- Animais domésticos e selvagens.
- Seres vivos e plantas;
- Prevenção de acidentes.
- Meio ambiente;
- Lixo reciclável e não-reciclável.
METODOLOGIA:
- Atividades sócio-culturais;
- Feira de Ciências;
- Excursões e visitas em loco;
- Projetos
- Cartazes e desenhos;
- Vídeos e pesquisas;
- Mapas do corpo humano.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA:
ENSINO DA
ARTE 1º ANO
OBJETIVOS
·
Conhecer
e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão
artística do educando
·
Desenvolver
a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
·
Desenvolver
o esquema corporal e o gosto pela música
·
Expressar-se
e comunicar-se através das artes visuais
·
Estimular
a sensibilidade artística dos alunos através da arte
·
Compreender
e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas
culturas;
CONTEÚDOS
·
Datas
comemorativas
·
Artes
visuais e plásticas
·
Teatro
e dramatizações
·
Confecção
de cartões
·
Desenho,
pintura, dobradura, recortes e colagem.
·
Desenho
livre e ou dirigido
·
Canções
folclóricas e populares
·
Expressão
corporal - danças
METODOLOGIA
·
Cantos
·
Desenhos
·
Dobraduras
·
Pinturas
·
Recorte
·
Colagem
·
Dança
, teatrinhos com fantoches e dedoches ...
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO
FÍSICA 1º ANO
OBJETIVOS
·
Desenvolver
as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades
realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino
e aprendizagem.
CONTEÚDOS
·
Trabalhar
os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
·
Brincadeiras
( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
·
Jogos
(corridas, futebol, queimada...)
·
Músicas
METODOLOGIA
• participação em diversos jogos
e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
• explicação e demonstração de
brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares;
• participação e apreciação de
brincadeiras ensinadas pelos colegas;
• resolução de situações de
conflito por meio do diálogo, com a ajuda do professor;
• discussão das regras dos jogos;
• utilização de habilidades em
situações de jogo e luta, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
• resolução de problemas
corporais individualmente;
• avaliação do próprio desempenho
e estabelecimento de metas com o auxílio do professor;
• participação em brincadeiras
cantadas;
• criação de brincadeiras cantadas;
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
DISCIPLINA:
ENSINO
RELIGIOSO 1º ANO
OBJETIVOS
·
Usar o diálogo como instrumento de comunicação na
produção coletiva de ideias e na busca de solução de problemas, espera-se que o aluno seja capaz
de expor seus pensamentos e opiniões de forma a ser entendido, colocar-se “no
lugar do outro” para compreender seus sentidos e razões e posicionar-se de
maneira flexível;
·
Valorizar
e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos tomar decisões
coletivas.
CONTEÚDO
• o
uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer conflitos;
• a
coordenação das ações entre os alunos, mediante o trabalho em grupo;
• o
ato de escutar o outro, por meio do esforço de compreensão do sentido preciso
da fala do outro;
• a
formulação de perguntas que ajudem a referida compreensão;
• a
expressão clara e precisa de ideias, opiniões e argumentos, de forma a ser
corretamente compreendido pelas outras pessoas;
• a disposição para
ouvir ideias, opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista quando
necessário.
METODOLOGIA
Roda
da conversa, Roda de música, Leitura de Histórias, Desenho, Pintura, Recorte,
Colagem, Assistir filme, Confecção de brinquedos e de cartazes, brincadeiras
livres e dirigidas, jogos, trabalho em grupo e individual.
AVALIAÇÃO:
- Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.
muito bom ...adorei me auxiliou bastante. obrigada.
ResponderExcluir