ESCOLA
ESTADUAL PROFESOR BEVENUTO FILHO
PLANO
DE GESTÃO DA DIREÇÃO ESCOLAR – 2017
1. INTRODUÇÃO
“é preciso compreender a
realidade enquanto processo em movimento, enquanto um processo contraditório e
dialético em que o todo não se explica fora das partes e as partes não se
compreendem fora do todo; portanto, é preciso agir sobre o todo agindo
simultaneamente sobre as diferentes partes” (SAVIANI, 1991, p.55).
Este
Plano visa explicitar as propostas para Gestão 2017 da Escola
Estadual Professor Bevenuto Filh,
elaboradas pelos candidatos a diretor e vice-dire; Ana Heloisa Silva Oliveira e
Ilder Cristhian Varela, respectivamente. Nele está expresso os pressupostos
teóricos que nortearão a gestão
democrática, o diagnóstico da situação atual da escola, a analise do
diagnóstico, os objetivos e as propostas de metas e as ações estratégicas nos três eixos da
gestão (pedagógica, administrativa e de recursos humanos).
As
propostas aqui explicitadas foram desenvolvidas baseadas nas reivindicações e
solicitações dos Professores, Funcionários e Alunos, e na analise do
diagnóstico. Pretende-se consolidar na prática as metas através das ações e estratégias.
Para realizar um trabalho com
eficácia é necessário um bom planejamento e depois assegurar o funcionamento
deste planejamento, e isso só é possível através da paciente e desafiadora
tarefa do tratamento continuado do cotidiano escolar.
Este
Plano de Gestão Escolar tem como princípio básico o compromisso de promover e direcionar o
pleno desenvolvimento de nossos educandos, preparando-os para o exercício da
cidadania, e, isso só será possível através de uma gestão verdadeiramente democrática, com a participação de todos os seguimentos da comunidade escolar.
Nosso intenção
é que todos se conscientizarem das
possibilidades e dos limites da tarefa de educar e sintam-se reconhecidos e corresponsáveis
pela escola, que possam planejar e propor ações assumindo cada um a sua
parcela de responsabilidade nesta tarefa, acreditando sempre que é possível
mudar para melhor.
2.
PRESSUPOSTOS
TEÓRICOS
Este
Plano será norteado pelos princípios constitucionais e da legislação
educacional que orientam o direito de acesso e permanência com sucesso no
interior da escola que precisa constituir-se como espaço de respeito às
diferentes culturas, valores e ideias, desenvolvimento de noções de democracia
na própria vivência escolar.
O
compromisso ético-político está descrito de forma clara em todo o texto, quando
expressa a escola enquanto espaço de
apreensão do conhecimento pelas classes populares que muitas vezes, têm na
escola o único lugar de acesso ao saber elaborado.
Acreditamos que a sociedade está
em permanente transformação, movida pela luta de interesses contrários da classe
dominante e da classe dominada, desses interesses diversos advém as
contradições como molas propulsoras de mudanças sociais.
Os homens são
percebidos como sujeitos e objetos, condicionados ao meio onde nasceram,
inseridos numa cultura e economia, porém com capacidade de interferir e gerar
também mudanças.
A
educação escolar formal é vista como um dever do Estado, direito de
todos os cidadãos, deve ser laica, gratuita, de qualidade. Tem o compromisso na
transmissão do saber científico e sistematizado da cultura historicamente
acumulada.
O conhecimento
não pode ser qualquer conhecimento, tem que ser científico e organizado de tal
forma que permita a apreensão pelos educandos, conforme LDB 9.394/96 e
PCNs, com a finalidade de formar para a cidadania e para a continuidade de
estudos, desenvolvendo conceitos e convivências amparadas em princípios de democracia participativa e noções ético-políticas.
O ensino
e aprendizagem têm sua concepção norteada pela Pedagogia
Histórico-Crítica, Pedagogia Libertária, fundamenta-se nos pressupostos
epistemológicos das teorias psicológicas de Piaget – psicologia Genética e em
Vigotsky – Psicologia Social e seus seguidores.
A gestão democrática
é a ampliação da presença da escola em sua comunidade, de modo que possa
intervir para a melhoria da realidade social, econômica e cultural da região, levando todos os envolvidos a
discutir, deliberar, planejar, solucionar problemas, acompanhar, executar e
avaliar o conjunto das ações voltada ao desenvolvimento da escola. Pois se a “reflexão
a respeito da escola for realizada de forma participativa por todas as pessoas
envolvidas, certamente possibilitará a construção de um projeto de escola
consistente e provável ( VEIGA, 1995, p. 45 )” .
Segundo
Gabriel Chalita (2004), a função do gestor escolar, trata-se de um cargo de
liderança: sob sua responsabilidade atuam professores, alunos, coordenadores
pedagógicos, técnicos educacionais, orientadores, funcionários em geral,
famílias, membros de outras sociedades organizadas que se relacionam com as
escolas. Como gestor, seu dever é atuar como um líder democrático que consiga
fazer com que cada pessoa sob sua responsabilidade possa dar o melhor de si.
Além disso, deve intervir para que o professor se sinta motivado, para que o
aluno se sinta feliz, para que o espaço de convivência seja agradável.
3.
DIAGNÓSTICO
DA SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA
A Escola
oferecer Ensino Fundamental do 1º ao 5ª
ano para 200 alunos, e esta localizada dentro do perímetro urbano de Santo
Antônio do Potengi, recebe alunos oriundos das camadas pobres e em
vulnerabilidade social da comunidade rural e urbana.
Nos
últimos anos o rendimento dos alunos vem melhorando, a taxa de aprovação nas
turmas de 4º ao 5º Ano do Ensino fundamental esta em crescimento; o índice de
reprovação esta decrescendo; a taxa de evasão vem diminuído; observa-se
interesse e motivação por partes da maioria dos educandos o que refletiu no
resultado do IDEB da escola, no qual a escola ultrapassou a meta de 2015, porém
o problema com indisciplina tem se
mantido.
O quadro de professores atualmente
encontrar-se completo com 08 professores
efetivos. Observa-se em alguns educadores falta de interesse e motivação para
planejar e executar as atividades. Os professores alegam que sua desmotivação é
provocada pela falta de apoio dos pais diante
da indisciplina dos alunos, que é provocada pela liberação exagerada e falta de limites, desestruturação familiar,
problemas sociais e a má interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA) refletindo-se em problemas na escola.
O planejamento das atividades
escolares vem acontendo, sendo executado e avaliado de forma participativa pela
maioria dos educadores.
A Participação dos pais e da
comunidade na escola vem aumento, mas ainda é considerada mínima, demonstrada principalmente nas
reuniões de pais e mestres e no acompanhamento dos deveres de casa dos alunos,
porém nos eventos desenvolvidas pela escola a participação dos pais vem
aumentando.
Em relação à estrutura física,
encontra-se em bom estado de conservação; acaba de receber uma pintura. Dispõe
de 04 salas de aula, 01 pátio coberto, 01 cozinha, 01 sala administrativa, dois
banheiros, 01 sala pedagógica.
Falta de equipamento
de informática suficiente e outros materiais vem dificultando o desenvolvimento
dos trabalhos digitais dos serviços da Secretaria e Supervisão Escolar (Diários
Eletrônicos, censo escolar).
A Falta
de uma Sala em condições adequada para ser usada como sala de Apoio Educacional do Mais Educação.
Condições
de uso como iluminação, ventilação (ar condicionados, ventiladores), limpeza,
instalações sanitárias, necessitam de constantes cuidados e atenção, em todas
as salas e espaços de circulação.
A análise do diagnóstico da realidade nos
permitiu o levantamento de alguns problemas que pretendemos resolver no
decorrer da gestão: Falta
de interesse e motivação de alguns professores; Indisciplina dos alunos; Falta de Integração Escola-Família;
Necessidade de Aquisição de Equipamentos de informática, Adequações do Espaço
Físico da sala do Mais Educação, os quais estão desenvolvidos
no quadro de plano de ação.
4. OBJETIVOS
Ø Promover uma
gestão pedagógica eficiente que direcione o pleno desenvolvimento dos
educandos, preparando-os para o exercício da cidadania;
Ø Promover
uma gestão de recursos humanos eficiente conscientizando a todos das
possibilidades e dos limites da tarefa de educar, fazer com que sintam-se reconhecidos e corresponsáveis
pela escola, que possam planejar e propor ações assumindo cada um a sua
parcela de responsabilidade nesta tarefa, acreditando sempre que é possível
mudar para melhor.
Ø Promover
uma gestão administrativa eficiente mantendo a Escola como um espaço prazeroso,
adequando o espaço físico sempre que necessário, contribuindo para o bem estar
de todos os segmentos.
5. METAS
DA GESTÃO PEDAGÓGICA
·
Garantir o desenvolvimento do Currículo da Educação
Básica-Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais;
·
Realizar acompanhamento sistemático dos resultados
escolares e buscar soluções na melhoria destes;
·
Diminuir ainda mais o índice de reprovação e da
evasão escolar;
·
Divulgar para a comunidade os rendimentos escolares
a cada bimestre;
·
Promover a educação inclusiva e o respeito às
diferenças visto que as mesmas são inerentes à espécie humana;
·
Estreitar relações escola-família, visando maior
interação escola-comunidade para obter os resultados esperados;
·
Promover a interatividade com os estudantes:
incentivar e realizar gincanas culturais, cívicas e esportivas, exposições,
competições, teatros, festivais, feiras, festas populares, desenvolvendo a
criatividade, a arte, a iniciativa e o espírito de equipe dos alunos;
·
Efetivar as ações previstas no plano de gestão com
fins de melhorar os rendimentos das disciplinas críticas e o desempenho da
escola nos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica);
·
Fortalecer a participação da coletividade no
planejamento de atividades no intuito de melhorar os resultados;
·
Identificar e eliminar ações que promovam
resultados negativos;
·
Aceitar propostas que favoreçam o resultado
positivo das ações planejadas;
·
Estimular e proporcionar meios de participação
efetiva dos estudantes, com objetivo de ampliar os resultados de aprovação da
escola;
·
Buscar financiamentos para o desenvolvimento de
projetos e oficinas na escola, envolvendo toda a comunidade escolar.
·
Proporcionar avaliações contínuas das ações e
trabalhos desenvolvidos na escola.
DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
·
Difundir o conceito de gestão democrática baseada
na divisão de responsabilidades;
·
Preservar a transparência quanto à execução dos
recursos financeiros junto a comunidade escolar;
·
Priorizar os interesses coletivos respeitando os
interesses individuais, quando estes favoreçam a coletividade;
·
Atuar em parceria com o Conselho Escolar em
decisões relacionadas ao cotidiano escolar;
·
Incentivar a formação continuada dos educadores
através de atividades que promovam a qualificação profissional e a melhoria do
processo ensino-aprendizagem;
·
Proporcionar meios para um bom relacionamento entre
professores, funcionários e comunidade escolar;
·
Estimular e valorizar os trabalhos dos
profissionais da escola, em todos os segmentos, numa gestão participativa;
·
Resolução de eventuais problemas através de
diálogos e negociações;
·
Apoiar-se na legislação vigente como meio norteador
para o cumprimento de direitos e deveres;
·
Dar suporte na elaboração e execução de projetos de
trabalho com o intuito de assegurar um melhor desempenho em equipes;
·
Favorecer ações que intensifiquem a interação entre
gestores e comunidade escolar;
·
Incentivar a criação do grêmio estudantil e da
representatividade dos estudantes através dos líderes e vice-líderes de classe.
·
Envolver a comunidade escolar através de oficinas
de esporte e cultura.
DA GESTÃO ADMINISTRATIVA
·
Realizar parceria com toda a comunidade escolar e
local, mobilizando com fins de conservação do patrimônio físico da escola;
·
Garantir a execução dos recursos financeiros em
parceria com o Conselho Escolar;
·
Elaborar Projeto visando corrigir a distorção
série/idade;
·
Garantir mobiliários e equipamentos de Informática para
os ambientes: Sala do Mais Educação, Secretaria, proporcionando melhores
condições de trabalhos em todos os segmentos da escola;
·
Buscar parcerias com instituição pública e privada
visando contribuir para o bom desenvolvimento da escola.
·
Manter a Escola como um espaço prazeroso:
relacionamento interpessoal harmônico, adequação do espaço físico sempre que
necessário, contribuindo para o bem estar de todos os segmentos.
6.
AÇÕES
· Adquirir
novos livros literários para a sala de leitura e apoio educacional;
· Realizar
na escola atividades esportivas e culturais (apresentações e jogos inter-salas
nas diversas modalidades);
· Realizar
semestralmente palestras educativas para toda a comunidade escolar;
· Desenvolver
aulas dinâmicas paralelas visando recuperar alunos com possíveis dificuldades
na aprendizagem;
· Desenvolver
projetos juntos aos alunos de conscientização da necessidade de preservação e
conservação do espaço escolar;
· Implantar
a Escola Aberta a toda comunidade escolar e local;
· Envolver
a comunidade escolar em projetos sociais onde será possível vivenciar momentos
de ajuda ao próximo, bem como crescimento intelectual e moral;
· Realizar
o cerimonial de conclusão dos alunos do 5º ano do Ensino fundamental;
· Implantação do Grêmio Estudantil;
· Adequar a
sala do Mais Educação;
· Capacitar os profissionais e os docentes através de formação continuada,
palestras, dinâmicas de grupo, troca de experiências, além de estimulá-los a
estar sempre em busca de novos conhecimentos;
· Realizar reuniões pedagógicas, para conscientizar os professores da necessidade
de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo
ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e
agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não só nos conteúdos;
· Conscientizar os docentes da importância do trabalho em equipe para
obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de
igualdade, respeito e consideração mútuos;
· Conscientizar os docentes do valor da avaliação como parâmetro diário
para um replanejar constante e não como medida de valor inexorável;
· Realizar reuniões, para manter contato direto e transparente com a
comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma que os pais
percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola
de qualidade;
· Incentivar
a leitura (estímulo
à leitura), com emprestimos de livro;
· Realizar palestras dirigidas aos pais para que os mesmos possam, através
de informações atuais, sentir-se estimulados a acompanhar o filho na escola e
perceber que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que
possam enfrentar um mundo globalizado onde a mudança se faz diariamente;
· Administrar, com a participação do conselho escolar, as verbas
recebidas, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola
pública de qualidade.
· Reduzir ainda
mais as taxas de evasão escolar;
· Promover,
pelo menos, uma reunião bimestral informativa e de sensibilização com os pais
ou responsáveis pelos alunos e com os parceiros da escola;
· Realizar
pelo menos uma atividade cultural, uma atividade esportiva e uma
confraternização entre os diversos segmentos da escola anualmente.
7.
ESTRATÉGIAS
Para a realização das ações do
projeto, a gestão será democrática e participativa contando com o apoio de toda
a comunidade escolar: professores, funcionários, alunos e pais.
Serão
realizadas as seguintes atividades para o cumprimento das metas e ações:
·
Apoio e incentivo ao desenvolvimento dos projetos
propostos;
·
Realização de revisão e analise do Regimento Escolar
com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar: alunos,
pais/responsáveis, funcionários e professores;
·
Elaboração do Calendário Escolar, adequando a nossa
realidade com participação do Conselho Escolar;
·
Reelaboração do Projeto Pedagógico com participação
de todos os seguimentos da escola (Conselho Escolar);
·
Aquisição de mobiliários e equipamentos para os
diversos setores da escola;
·
Realização do cerimonial de conclusão do 5º ano;
·
Implantação do Grêmio Estudantil;
·
Realização dos eventos cívicos e culturais;
·
Realização de projetos de leitura e concursos literárias;
·
Realização de Gincana Estudantil;
·
Organização do acervo de materiais pedagógicos
multimídia, que propicie o enriquecimento das aulas, disponibilizando aos
professores os programas da TV Escola e DVD Escola e outros programas de TV
(documentários e filmes paradidáticos, etc.);
·
Realização de aulas de reforço em horário contrário
para os alunos com dificuldades de aprendizagem;
·
Criação de grupos de estudos monitorados pelos
alunos que apresentarem melhor rendimento escolar;
·
Realização de atividades inovadoras de apoio a aprendizagem
visando um melhor desenvolvimento de habilidades nos domínios cognitivo,
afetivo e psicomotor dos nossos educandos;
·
Atualização e organização do serviço de escrituração
escolar (registros, documentação dos alunos, diários de classes, dentre
outros);
·
Realização de visita às casas dos alunos faltosos e
desistentes buscando compreender, no contexto familiar, as causas da evasão e
incentivar o retorno à escola;
·
Comunicação as autoridades competentes os casos de
evasão escolar;
·
Apoio a
organização dos alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias,
cooperativas e comunitárias, desenvolvendo nestes a corresponsabilidade e
gestão compartilhada nas decisões e projetos da escola;
·
Criação de um jornal-mural e um jornal escrito para
a comunicação de eventos, fatos, curiosidades, dicas pedagógicas, notícias da
comunidade e da própria escola, contando com a participação dos alunos,
professores, servidores e direção da escola ;
·
Criação de uma rádio na escola;
·
Formação de equipes esportivas para participar de
eventos inter-escolares, inter- (vôlei, basquete, futsal, grupo de dança,
música);
·
Promoção de estudo envolvendo temas de interesse
dos professores, incluindo-se também documentos que norteiam a Educação Básica
(LDB, Currículo, Regimento das Escolas Públicas, IDEB, etc.) com participação
dos profissionais;
·
Realização na escola de oficina e seminários de
qualificação e aperfeiçoamento profissional para todos os profissionais da
educação, dando condições e incentivo para participarem de cursos, seminários,
encontros, palestras, fora da escola;
·
Realização de oficinas/fóruns para abordagens que
possam orientar e integrar às famílias a escola, oferecendo ações que visam
promover a práticas promotoras da saúde, educação/orientação sexual, ao uso
indevido de drogas, a higiene/limpeza (ambiente físico da escola, do corpo, dos
objetos de uso pessoal), educação nutricional, etc.
·
Promoção de reunião com os pais na escola com o
objetivo de discutir as necessidades da instituição e de que forma podem
contribuir para a operacionalização do Projeto Político Pedagógico da escola;
·
Promoção de atividades extracurriculares de caráter
cultural, esportivo e confraternizações que possam melhorar a auto estima e a
interação entre os diversos segmentos da escola;
·
Atualização do Blog da escola com as atividades
realizadas, produções dos alunos, professores e comunidade local, dado o seu
potencial como ferramenta democrática de divulgação do trabalho desenvolvido na
instituição.
·
Realização de reuniões bimestrais com o intuito de
avaliar o trabalho desenvolvido por todos os segmentos da escola (direção,
secretaria, professores e servidores);
·
Promoção, anualmente, da avaliação da proposta pedagógica
da escola, com a participação de toda a comunidade escolar;
·
Realização de reuniões com o Conselho Escolar para
planejar suas ações e poder nortear melhor o seu trabalho, de forma que todos
os membros intensifiquem sua participação na escola;
·
Promoção juntamente com o Conselho Escolar de
atividades e ações para a captação de recursos financeiros, visando arrecadar
fundos para despesas extras da escola;
·
Promoção de uma audiência pública ao final do ano
letivo para realizar a prestação de contas.
8. PLANO DE AÇÃO
1-
Problemas
detectados
|
2-
Metas que queremos alcançar até dezembro de 2017
|
3- Ações para o alcance das metas
|
a) Indisciplina dos alunos
|
Diminuir a Indisciplina
dos alunos
|
Reuniões com Pais e Professores;
Contato com os responsáveis
pelo aluno indisciplinado;
Estabelecer contato efetivo e pedagógico com o aluno e sua
família visando a melhora no
comportamento e respeito as regras;
Encaminhamento para tratamento clínico em geral; Comprometimento
de cada educador em denunciar casos de violência aos pais e Conselho Escolar
e dependendo do caso encaminhar ao conselho
tutelar.
|
b) Educadores
desmotivados
|
Valorizar o Profissional da Educação como agente de
transformação social;
Incentivar a Formação continuada;
Estimular o gosto pelo
estudo;
Organizar o acervo bibliográfico;
Rever práticas pedagógicas do Ensino.
|
Reuniões Pedagógicas envolvendo todos os funcionários e
professores;
Dinâmicas de valorização do Profissional;
Confraternização envolvendo todos os funcionários;
Envolvimento dos pais em atividades escolares, recreativas,
esportivas e culturais;
Divulgação dos méritos alcançados.
Palestras que auxiliem o professor na sua prática diária.
Adaptações curriculares;
Metodologia inovadora: Vídeos; DVDs; Músicas;
Dança; Teatro; Poesia; Projetos Interdisciplinares;
|
c) Falta de Integração Escola-Família
|
Melhorar a Integração Escola-Família
|
Realizar
oficinas/fóruns/ reunião com os pais na escola com abordagens que possam
orientar e integrar às famílias a escola, com o objetivo de discutir as
necessidades da instituição, do aluno e da contribuição da família no
processo.
|
d) Equipamentos e mobiliários
|
Adquirir tabtes, Computadores,
impressoras, notebooks; Lixeiras p/reciclagem; Material de Arte;
Substituir sirene por sinal musical;
|
Solicitar a DIREC;
Comprar com os recursos da escola;
|
e) Estrutura Física
|
Sinalizar e readequar a escola
p/cadeirantes;
Solicitar revisão do sistema de esgoto da escola;
Adequar a sala de apoio educacional do Mais Educação;
|
Reivindicar junto a DIREC;
|
9.
AVALIAÇÃO
Partindo
do pressuposto de que as propostas contidas nesse projeto contemplam as
exigências e necessidades visíveis para contemplar o bom funcionamento da
Escola Estadual Professor Bevenuto
Filho, fazendo-se necessário que a utilização de práticas que favoreçam o
processo educativo seja constantemente repensada e, atribuídas meios dinâmicos
no intuito de alcançar os objetivos pedagógicos. É indispensável que
diagnósticos e avaliações sejam constantemente impregnadas na rotina escolar a
fim de proporcionar a identificação da situação real em que a escola esta
inserida, favorecendo a tomada de decisões e mudanças de atitudes desde que
contribuam para o crescimento e êxito da mesma, tem-se, também, a possibilidade
de estar projetando novas possibilidades, novos caminhos, novas questões, então
a avaliação traz em si uma dimensão reflexiva bastante forte, e essa deve ser a
dimensão a ser ressaltada na avaliação, deixando de ser apenas uma
identificadora de problemas, mas, produtora de possíveis soluções.
O
processo avaliativo é intrínseco ao processo de ensino-aprendizagem, é próprio
do ambiente escolar. Assim como as ações de uma gestão democrática devem passar
obrigatoriamente, pela avaliação contínua de toda a comunidade escolar. O ato
de avaliar, reavaliar e se redefinir permite mudanças qualitativas na vivência
da escola. Sendo este um documento público e de interesse para toda a
comunidade escolar é natural que exista um feedback contínuo dos seus mais
variados personagens.
Não
concebemos aparelhos estanques de avaliação, mas compreendemos que todos os
momentos sociais, reuniões pedagógicas, reuniões de pais e mestres, conselho
escolar e outros momentos em equipe são momentos imprescindíveis para a
avaliação das ações que estão propostos neste plano de gestão. Pois assim,
(...) os momentos propícios para
se instalar um processo de avaliação institucional não podem surgir da vontade
isolada de alguém, mas da necessidade coletiva de um grupo que busca indagar e
responder o que, para que, quem, onde, quando e como o avaliar contribuirá para
mudanças significativas em uma dada instituição. (RIBEIRO, 2005, pg 97)
Todavia,
a avaliação da proposta pode ser realizada periodicamente, preferencialmente
semestralmente. Assim garantimos que as ações possam alcançar suas metas e
objetivos plenamente e com o apoio de toda a equipe e comunidade escolar,
sugerindo, mudando e melhorando as propostas iniciais.
10. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL,
Lei 9 394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, MEC.
Brasília, 1997.
CHALITA,
Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 13ª ed. rev. e atual. São
Paulo:
Editora Gente, 2004.
VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão
em torno do Projeto Político pedagógico. In: VEIGA, I. P. A. e
RESENDE, L. M. G. de (org.). Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico.
Campinas, SP: Papirus, 1998.
RIBEIRO,
Arilda Inês Miranda. Formação Do Gestor Educacional. São
Paulo:Arte e Ciência, 2005
SAVIANI,
Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. São Paulo:
Cortez, 1991.
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