quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR 2017



ESCOLA ESTADUAL PROFESOR BEVENUTO FILHO
PLANO DE GESTÃO DA DIREÇÃO ESCOLAR  – 2017

1.      INTRODUÇÃO

“é preciso compreender a realidade enquanto processo em movimento, enquanto um processo contraditório e dialético em que o todo não se explica fora das partes e as partes não se compreendem fora do todo; portanto, é preciso agir sobre o todo agindo simultaneamente sobre as diferentes partes” (SAVIANI, 1991, p.55).


Este Plano visa explicitar as propostas para Gestão 2017 da Escola Estadual  Professor Bevenuto Filh, elaboradas pelos candidatos a diretor e vice-dire; Ana Heloisa Silva Oliveira e Ilder Cristhian Varela, respectivamente. Nele está expresso os pressupostos teóricos que  nortearão a gestão democrática, o diagnóstico da situação atual da escola, a analise do diagnóstico, os objetivos e as propostas de metas e  as ações estratégicas nos três eixos da gestão (pedagógica, administrativa e de recursos humanos).
As propostas aqui explicitadas foram desenvolvidas baseadas nas reivindicações e solicitações dos Professores, Funcionários e Alunos, e na analise do diagnóstico. Pretende-se consolidar na prática as metas através das ações  e estratégias.
          Para realizar um trabalho com eficácia é necessário um bom planejamento e depois assegurar o funcionamento deste planejamento, e isso só é possível através da paciente e desafiadora tarefa do tratamento continuado do cotidiano escolar. 
Este Plano de Gestão Escolar tem como princípio básico o compromisso de promover e direcionar o pleno desenvolvimento de nossos educandos, preparando-os para o exercício da cidadania, e, isso só será possível através de uma gestão verdadeiramente democráticacom a participação de todos os seguimentos da comunidade escolar.
Nosso intenção é  que todos se conscientizarem das possibilidades e dos limites da tarefa de educar e  sintam-se  reconhecidos e corresponsáveis pela escola, que possam planejar e propor ações assumindo cada um a sua parcela de responsabilidade nesta tarefa, acreditando sempre que é possível mudar para melhor.
   

2.      PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Este Plano será norteado pelos princípios constitucionais e da legislação educacional que orientam o direito de acesso e permanência com sucesso no interior da escola que precisa constituir-se como espaço de respeito às diferentes culturas, valores e ideias, desenvolvimento de noções de democracia na própria vivência escolar.
O compromisso ético-político está descrito de forma clara em todo o texto, quando expressa a escola enquanto espaço de apreensão do conhecimento pelas classes populares que muitas vezes, têm na escola o único lugar de acesso ao saber elaborado. 
Acreditamos quesociedade está em permanente transformação, movida pela luta de interesses contrários da classe dominante e da classe dominada, desses interesses diversos advém as contradições como molas propulsoras de mudanças sociais.
Os homens são percebidos como sujeitos e objetos, condicionados ao meio onde nasceram, inseridos numa cultura e economia, porém com capacidade de interferir e gerar também mudanças.
educação escolar formal é vista como um dever do Estado, direito de todos os cidadãos, deve ser laica, gratuita, de qualidade. Tem o compromisso na transmissão do saber científico e sistematizado da cultura historicamente acumulada.
conhecimento  não pode ser qualquer conhecimento, tem que ser científico e organizado de tal forma que permita a apreensão pelos educandos, conforme LDB 9.394/96 e PCNs, com a finalidade de formar para a cidadania e para a continuidade de estudos, desenvolvendo conceitos e convivências amparadas em princípios de democracia participativa e noções ético-políticas.
O ensino e aprendizagem têm sua concepção norteada pela Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia Libertária, fundamenta-se nos pressupostos epistemológicos das teorias psicológicas de Piaget – psicologia Genética e em Vigotsky – Psicologia Social e seus seguidores.
A gestão democrática é a ampliação da presença da escola em sua comunidade, de modo que possa intervir para a melhoria da realidade social, econômica e cultural da região, levando todos os envolvidos a discutir, deliberar, planejar, solucionar problemas, acompanhar, executar e avaliar o conjunto das ações voltada ao desenvolvimento da escola. Pois se a “reflexão a respeito da escola for realizada de forma participativa por todas as pessoas envolvidas, certamente possibilitará a construção de um projeto de escola consistente e provável ( VEIGA, 1995, p. 45 )” .
Segundo Gabriel Chalita (2004),  a função do gestor escolar, trata-se de um cargo de liderança: sob sua responsabilidade atuam professores, alunos, coordenadores pedagógicos, técnicos educacionais, orientadores, funcionários em geral, famílias, membros de outras sociedades organizadas que se relacionam com as escolas. Como gestor, seu dever é atuar como um líder democrático que consiga fazer com que cada pessoa sob sua responsabilidade possa dar o melhor de si. Além disso, deve intervir para que o professor se sinta motivado, para que o aluno se sinta feliz, para que o espaço de convivência seja agradável.


3.      DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA

A Escola oferecer Ensino Fundamental do 1º ao 5ª  ano para 200 alunos, e esta localizada dentro do perímetro urbano de Santo Antônio do Potengi, recebe alunos oriundos das camadas pobres e em vulnerabilidade social da comunidade rural e urbana.
Nos últimos anos o rendimento dos alunos vem melhorando, a taxa de aprovação nas turmas de 4º ao 5º Ano do Ensino fundamental esta em crescimento; o índice de reprovação esta decrescendo; a taxa de evasão vem diminuído; observa-se interesse e motivação por partes da maioria dos educandos o que refletiu no resultado do IDEB da escola, no qual a escola ultrapassou a meta de 2015, porém o problema  com indisciplina tem se mantido.
            O quadro de professores atualmente encontrar-se completo com 08  professores efetivos. Observa-se em alguns educadores falta de interesse e motivação para planejar e executar as atividades. Os professores alegam que sua desmotivação é provocada pela  falta de apoio dos pais diante da indisciplina dos alunos, que é provocada pela liberação exagerada e falta de limites, desestruturação familiar, problemas sociais e a má interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) refletindo-se em problemas na escola.  O planejamento das atividades escolares vem acontendo, sendo executado e avaliado de forma participativa pela maioria dos educadores.
          A Participação dos pais e da comunidade na escola vem aumento, mas ainda é considerada  mínima, demonstrada principalmente nas reuniões de pais e mestres e no acompanhamento dos deveres de casa dos alunos, porém nos eventos desenvolvidas pela escola a participação dos pais vem aumentando.
          Em relação à estrutura física, encontra-se em bom estado de conservação; acaba de receber uma pintura. Dispõe de 04 salas de aula, 01 pátio coberto, 01 cozinha, 01 sala administrativa, dois banheiros, 01 sala pedagógica.
Falta de equipamento de informática suficiente e outros materiais vem dificultando o desenvolvimento dos trabalhos digitais dos serviços da Secretaria e Supervisão Escolar (Diários Eletrônicos, censo escolar).
A Falta de uma Sala em condições adequada para ser usada como  sala de Apoio Educacional do Mais Educação.
Condições de uso como iluminação, ventilação (ar condicionados, ventiladores), limpeza, instalações sanitárias, necessitam de constantes cuidados e atenção, em todas as salas e espaços de circulação.
 A análise do diagnóstico da realidade nos permitiu o levantamento de alguns problemas que pretendemos resolver no decorrer da gestão:  Falta de interesse e motivação de alguns professores; Indisciplina dos alunos; Falta de Integração Escola-Família; Necessidade de Aquisição de Equipamentos de informática, Adequações do Espaço Físico da sala do Mais Educação,  os quais estão desenvolvidos no quadro de plano de  ação.


4.      OBJETIVOS

Ø  Promover uma gestão pedagógica eficiente que direcione o pleno desenvolvimento dos educandos, preparando-os para o exercício da cidadania;
Ø  Promover uma gestão de recursos humanos eficiente conscientizando a todos das possibilidades e dos limites da tarefa de educar, fazer com que  sintam-se  reconhecidos e corresponsáveis pela escola, que possam planejar e propor ações assumindo cada um a sua parcela de responsabilidade nesta tarefa, acreditando sempre que é possível mudar para melhor.
Ø  Promover uma gestão administrativa eficiente mantendo a Escola como um espaço prazeroso, adequando o espaço físico sempre que necessário, contribuindo para o bem estar de todos os segmentos.


5.      METAS

DA  GESTÃO PEDAGÓGICA
·         Garantir o desenvolvimento do Currículo da Educação Básica-Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais;
·         Realizar acompanhamento sistemático dos resultados escolares e buscar soluções na melhoria destes;
·         Diminuir ainda mais o índice de reprovação e da evasão escolar; 
·         Divulgar para a comunidade os rendimentos escolares a cada bimestre;
·         Promover a educação inclusiva e o respeito às diferenças visto que as mesmas são inerentes à espécie humana; 
·         Estreitar relações escola-família, visando maior interação escola-comunidade para obter os resultados esperados;
·         Promover a interatividade com os estudantes:  incentivar e realizar gincanas culturais, cívicas e esportivas, exposições, competições, teatros, festivais, feiras, festas populares, desenvolvendo a criatividade, a arte, a iniciativa e o espírito de equipe dos alunos;
·         Efetivar as ações previstas no plano de gestão com fins de melhorar os rendimentos das disciplinas críticas e o desempenho da escola nos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica);
·         Fortalecer a participação da coletividade no planejamento de atividades no intuito de melhorar os resultados;
·         Identificar e eliminar ações que promovam resultados negativos;
·         Aceitar propostas que favoreçam o resultado positivo das ações planejadas;
·         Estimular e proporcionar meios de participação efetiva dos estudantes, com objetivo de ampliar os resultados de aprovação da escola;
·         Buscar financiamentos para o desenvolvimento de projetos e oficinas na escola, envolvendo toda a comunidade escolar.
·         Proporcionar avaliações contínuas das ações e trabalhos desenvolvidos na escola.

DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
·      Difundir o conceito de gestão democrática baseada na divisão de responsabilidades;
·      Preservar a transparência quanto à execução dos recursos financeiros junto a comunidade escolar;
·      Priorizar os interesses coletivos respeitando os interesses individuais, quando estes favoreçam a coletividade;
·      Atuar em parceria com o Conselho Escolar em decisões relacionadas ao cotidiano escolar;
·      Incentivar a formação continuada dos educadores através de atividades que promovam a qualificação profissional e a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
·      Proporcionar meios para um bom relacionamento entre professores, funcionários e comunidade escolar;
·      Estimular e valorizar os trabalhos dos profissionais da escola, em todos os segmentos, numa gestão participativa;
·      Resolução de eventuais problemas através de diálogos e negociações;
·      Apoiar-se na legislação vigente como meio norteador para o cumprimento de direitos e deveres;
·      Dar suporte na elaboração e execução de projetos de trabalho com o intuito de assegurar um melhor desempenho em equipes;
·      Favorecer ações que intensifiquem a interação entre gestores e comunidade escolar;
·      Incentivar a criação do grêmio estudantil e da representatividade dos estudantes através dos líderes e vice-líderes de classe.
·      Envolver a comunidade escolar através de oficinas de esporte e cultura.

DA GESTÃO ADMINISTRATIVA
·      Realizar parceria com toda a comunidade escolar e local, mobilizando com fins de conservação do patrimônio físico da escola;
·      Garantir a execução dos recursos financeiros em parceria com o Conselho Escolar;
·      Elaborar Projeto visando corrigir a distorção série/idade;
·      Garantir mobiliários e equipamentos de Informática para os ambientes: Sala do Mais Educação, Secretaria, proporcionando melhores condições de trabalhos em todos os segmentos da escola;
·      Buscar parcerias com instituição pública e privada visando contribuir para o bom desenvolvimento da escola. 
·      Manter a Escola como um espaço prazeroso: relacionamento interpessoal harmônico, adequação do espaço físico sempre que necessário, contribuindo para o bem estar de todos os segmentos.


6.      AÇÕES

· Adquirir novos livros literários para a sala de leitura e apoio educacional;
· Realizar na escola atividades esportivas e culturais (apresentações  e jogos inter-salas nas diversas modalidades);
· Realizar semestralmente palestras educativas para toda a comunidade escolar; 
· Desenvolver aulas dinâmicas paralelas visando recuperar alunos com possíveis dificuldades na aprendizagem; 
· Desenvolver projetos juntos aos alunos de conscientização da necessidade de preservação e conservação do espaço escolar; 
· Implantar a Escola Aberta a toda comunidade escolar e local; 
· Envolver a comunidade escolar em projetos sociais onde será possível vivenciar momentos de ajuda ao próximo, bem como crescimento intelectual e moral; 
· Realizar o cerimonial de conclusão dos alunos do 5º ano do Ensino fundamental; 
· Implantação  do Grêmio Estudantil;
· Adequar a sala do Mais Educação;
· Capacitar os profissionais e os docentes através de formação continuada, palestras, dinâmicas de grupo, troca de experiências, além de estimulá-los a estar sempre em busca de novos conhecimentos;
· Realizar reuniões pedagógicas,  para conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não só nos conteúdos;
· Conscientizar os docentes da importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos;
· Conscientizar os docentes do valor da avaliação como parâmetro diário para um replanejar constante e não como medida de valor inexorável;
· Realizar reuniões, para manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade;
· Incentivar  a leitura (estímulo à leitura), com emprestimos de livro;
· Realizar palestras dirigidas aos pais para que os mesmos possam, através de informações atuais, sentir-se estimulados a acompanhar o filho na escola e perceber que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado onde a mudança se faz diariamente;
· Administrar, com a participação do conselho escolar, as verbas recebidas, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola pública de qualidade.
· Reduzir ainda mais as taxas de evasão escolar;
· Promover, pelo menos, uma reunião bimestral informativa e de sensibilização com os pais ou responsáveis pelos alunos e com os parceiros da escola;
· Realizar pelo menos uma atividade cultural, uma atividade esportiva e uma confraternização entre os diversos segmentos da escola anualmente.

7.      ESTRATÉGIAS

            Para a realização das ações do projeto, a gestão será democrática e participativa contando com o apoio de toda a comunidade escolar: professores, funcionários, alunos e pais. 
Serão realizadas as seguintes atividades para o cumprimento das metas e ações:
·      Apoio e incentivo ao desenvolvimento dos projetos propostos;
·      Realização de revisão e analise do Regimento Escolar com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar: alunos, pais/responsáveis, funcionários e professores;
·      Elaboração do Calendário Escolar, adequando a nossa realidade com participação do Conselho Escolar;
·      Reelaboração do Projeto Pedagógico com participação de todos os seguimentos da escola (Conselho Escolar);
·      Aquisição de mobiliários e equipamentos para os diversos setores da escola;
·      Realização do cerimonial de conclusão do 5º ano;
·      Implantação do Grêmio Estudantil;
·      Realização dos eventos cívicos e culturais;
·      Realização de projetos de leitura e concursos literárias;
·      Realização de Gincana Estudantil;
·      Organização do acervo de materiais pedagógicos multimídia, que propicie o enriquecimento das aulas, disponibilizando aos professores os programas da TV Escola e DVD Escola e outros programas de TV (documentários e filmes paradidáticos, etc.);
·      Realização de aulas de reforço em horário contrário para os alunos com dificuldades de aprendizagem;
·      Criação de grupos de estudos monitorados pelos alunos que apresentarem melhor rendimento escolar;
·      Realização de atividades inovadoras de apoio a aprendizagem visando um melhor desenvolvimento de habilidades nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor dos nossos educandos;
·      Atualização e organização do serviço de escrituração escolar (registros, documentação dos alunos, diários de classes, dentre outros);
·      Realização de visita às casas dos alunos faltosos e desistentes buscando compreender, no contexto familiar, as causas da evasão e incentivar o retorno à escola;
·      Comunicação as autoridades competentes os casos de evasão escolar;
·      Apoio  a organização dos alunos para que atuem em ações conjuntas, solidárias, cooperativas e comunitárias, desenvolvendo nestes a corresponsabilidade e gestão compartilhada nas decisões e projetos da escola;
·      Criação de um jornal-mural e um jornal escrito para a comunicação de eventos, fatos, curiosidades, dicas pedagógicas, notícias da comunidade e da própria escola, contando com a participação dos alunos, professores, servidores e direção da escola ;
·      Criação de uma rádio na escola;
·      Formação de equipes esportivas para participar de eventos inter-escolares, inter- (vôlei, basquete, futsal, grupo de dança, música);
·      Promoção de estudo envolvendo temas de interesse dos professores, incluindo-se também documentos que norteiam a Educação Básica (LDB, Currículo, Regimento das Escolas Públicas, IDEB, etc.) com participação dos profissionais;
·      Realização na escola de oficina e seminários de qualificação e aperfeiçoamento profissional para todos os profissionais da educação, dando condições e incentivo para participarem de cursos, seminários, encontros, palestras, fora da escola;
·      Realização de oficinas/fóruns para abordagens que possam orientar e integrar às famílias a escola, oferecendo ações que visam promover a práticas promotoras da saúde, educação/orientação sexual, ao uso indevido de drogas, a higiene/limpeza (ambiente físico da escola, do corpo, dos objetos de uso pessoal), educação nutricional, etc.
·      Promoção de reunião com os pais na escola com o objetivo de discutir as necessidades da instituição e de que forma podem contribuir para a operacionalização do Projeto Político Pedagógico da escola;
·      Promoção de atividades extracurriculares de caráter cultural, esportivo e confraternizações que possam melhorar a auto estima e a interação entre os diversos segmentos da escola;
·      Atualização do Blog da escola com as atividades realizadas, produções dos alunos, professores e comunidade local, dado o seu potencial como ferramenta democrática de divulgação do trabalho desenvolvido na instituição.
·      Realização de reuniões bimestrais com o intuito de avaliar o trabalho desenvolvido por todos os segmentos da escola (direção, secretaria, professores e servidores);
·      Promoção, anualmente, da avaliação da proposta pedagógica da escola, com a participação de toda a comunidade escolar;
·      Realização de reuniões com o Conselho Escolar para planejar suas ações e poder nortear melhor o seu trabalho, de forma que todos os membros intensifiquem sua participação na escola;
·      Promoção juntamente com  o Conselho Escolar de atividades e ações para a captação de recursos financeiros, visando arrecadar fundos para despesas extras da escola;
·      Promoção de uma audiência pública ao final do ano letivo para realizar a prestação de contas.





8.      PLANO DE AÇÃO
1-       Problemas detectados
2- Metas que queremos alcançar até dezembro de 2017
3- Ações para o alcance das metas

a) Indisciplina dos alunos

Diminuir a Indisciplina dos alunos
Reuniões com Pais e Professores;
Contato com os  responsáveis pelo aluno indisciplinado;
Estabelecer contato efetivo e pedagógico com o aluno e sua família  visando a melhora no comportamento e respeito as regras;
Encaminhamento para tratamento clínico em geral; Comprometimento de cada educador em denunciar casos de violência aos pais e Conselho Escolar e dependendo do caso encaminhar ao conselho  tutelar.

b) Educadores
    desmotivados
Valorizar o Profissional da Educação como agente de transformação social;
Incentivar a Formação continuada;
Estimular  o gosto pelo estudo;
Organizar o acervo bibliográfico;
Rever práticas pedagógicas do Ensino.
Reuniões Pedagógicas envolvendo todos os funcionários e professores;
Dinâmicas de valorização do Profissional;
Confraternização envolvendo todos os funcionários;
Envolvimento dos pais em atividades escolares, recreativas, esportivas e culturais;
Divulgação dos méritos alcançados.
Palestras que auxiliem o professor na sua prática diária. Adaptações curriculares;
Metodologia inovadora: Vídeos;  DVDs; Músicas;
Dança; Teatro; Poesia; Projetos Interdisciplinares;
c) Falta de Integração Escola-Família
Melhorar a Integração Escola-Família
Realizar oficinas/fóruns/ reunião com os pais na escola com abordagens que possam orientar e integrar às famílias a escola, com o objetivo de discutir as necessidades da instituição, do aluno e da contribuição da família no processo.

d) Equipamentos e mobiliários

Adquirir tabtes, Computadores,  impressoras, notebooks; Lixeiras p/reciclagem; Material de Arte;
Substituir sirene por sinal musical;
Solicitar a DIREC;
Comprar com os recursos da escola;


e) Estrutura  Física
Sinalizar e readequar a escola  p/cadeirantes;
Solicitar revisão do sistema de esgoto da escola;
Adequar a sala de apoio educacional do Mais Educação;
Reivindicar junto a DIREC;


9.      AVALIAÇÃO

Partindo do pressuposto de que as propostas contidas nesse projeto contemplam as exigências e necessidades visíveis para contemplar o bom funcionamento da Escola Estadual  Professor Bevenuto Filho, fazendo-se necessário que a utilização de práticas que favoreçam o processo educativo seja constantemente repensada e, atribuídas meios dinâmicos no intuito de alcançar os objetivos pedagógicos. É indispensável que diagnósticos e avaliações sejam constantemente impregnadas na rotina escolar a fim de proporcionar a identificação da situação real em que a escola esta inserida, favorecendo a tomada de decisões e mudanças de atitudes desde que contribuam para o crescimento e êxito da mesma, tem-se, também, a possibilidade de estar projetando novas possibilidades, novos caminhos, novas questões, então a avaliação traz em si uma dimensão reflexiva bastante forte, e essa deve ser a dimensão a ser ressaltada na avaliação, deixando de ser apenas uma identificadora de problemas, mas, produtora de possíveis soluções.
O processo avaliativo é intrínseco ao processo de ensino-aprendizagem, é próprio do ambiente escolar. Assim como as ações de uma gestão democrática devem passar obrigatoriamente, pela avaliação contínua de toda a comunidade escolar. O ato de avaliar, reavaliar e se redefinir permite mudanças qualitativas na vivência da escola. Sendo este um documento público e de interesse para toda a comunidade escolar é natural que exista um feedback contínuo dos seus mais variados personagens.
Não concebemos aparelhos estanques de avaliação, mas compreendemos que todos os momentos sociais, reuniões pedagógicas, reuniões de pais e mestres, conselho escolar e outros momentos em equipe são momentos imprescindíveis para a avaliação das ações que estão propostos neste plano de gestão. Pois assim,
(...) os momentos propícios para se instalar um processo de avaliação institucional não podem surgir da vontade isolada de alguém, mas da necessidade coletiva de um grupo que busca indagar e responder o que, para que, quem, onde, quando e como o avaliar contribuirá para mudanças significativas em uma dada instituição. (RIBEIRO, 2005, pg 97) 
Todavia, a avaliação da proposta pode ser realizada periodicamente, preferencialmente semestralmente. Assim garantimos que as ações possam alcançar suas metas e objetivos plenamente e com o apoio de toda a equipe e comunidade escolar, sugerindo, mudando e melhorando as propostas iniciais.




10.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Lei 9 394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, MEC. Brasília, 1997.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 13ª ed. rev. e atual. São
Paulo: Editora Gente, 2004.

VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do Projeto Político pedagógico. In: VEIGA, I. P. A. e RESENDE, L. M. G. de (org.). Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.

RIBEIRO, Arilda Inês Miranda. Formação Do Gestor Educacional. São Paulo:Arte e Ciência, 2005

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.



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