quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Plano do 5º Ano do Ensino Fundamental




                                                                   

Um trabalho tem sentido para uma pessoa 
quando ela o acha importante, útil e legítimo.
Edgar Morin




DISCIPLINA:  LÍNGUA PORTUGUESA  5º ANO


OBJETIVOS

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
• Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
• Apreciar textos literários;
• Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
• Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
• Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
• Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.

CONTEÚDOS

Linguagem oral • Leitura de imagens,

• Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Declamar poesias,
• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
• Falar trava-línguas,
• Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura • Leitura compartilhada diária,

• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
• Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
• Identificar e descrever personagens,
• Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.

Prática Escrita e produção de texto • Empregar letra maiúscula corretamente,

• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de frases e textos,
• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
• Produzir texto e revisá-lo.
• Produção de texto: conto
• Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
• Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
• Leitura, produção e interpretação
• Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia:palavras com som de x
• Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações
• Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
• Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva
• Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
• Gramática
• Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
• Numeral



DISCIPLINA:  MATEMÁTICA  5º ANO


OBJETIVOS

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.
• Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
• Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.

CONTEÚDOS
Operações com números
• Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma
• Compor de decompor figuras geométricas planas,
• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas
• Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação Construir e interpretar tabelas e gráficos.

• Números
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
• Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
• Espaços e formas: figuras planas e não-planas
• Adição e subtração com reserva
- Multiplicação com até 3 algarismos
- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
• Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
• Espaços e formas: paralelepípedo
• Tratamento de informação: Noções de gráficos
- Adição, subtração e multiplicação
- Divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: perímetros
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: Ângulos
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: polígonos




DISCIPLINA:  CIÊNCIAS  5º ANO


OBJETIVOS

• Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
• Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
• Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
• Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

CONTEÚDOS

Ambiente • Relação entre os seres vivos e o ambiente,
• Características da água, do ar e da atmosfera.
Ser humano e saúde • Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,
• Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
Recursos Tecnológicos • Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,
• Doenças de veiculação hídrica
• Meios de proliferação e transmissão de doenças
• Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria
• A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas
• O ar e a atmosfera
• O alimento e os seres vivos
- Cadeias alimentares
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
• Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos
• Atividades do corpo humano
- Atividades de: respiração, circulação e excreção
• A tecnologia e os alimentos
- Conservação e industrialização dos alimentos
- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos



DISCIPLINA:  HISTÓRIA  5º ANO


OBJETIVOS

• Entender sua identidade e origem na história;
• Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
• Conhecer a os fatos históricos do estado
• Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
• Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;
• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
• Registrar informações pessoais;
• Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas

CONTEÚDOS

História das organizações populacionais • Origem do Estado.
• Populações locais (indígenas)
• Organização do espaço,
• Os indígenas na região,
• Colonização da região.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.
• Movimentos que aconteceram na região,
• Imposições culturais e religiosas na região,
• Manifestações Culturais.
Organizações Políticas e Administrativas • Ocupação do espaço da região,
• Confederação dos Índios Cariris,
• Revoltas pela Independência
• Abolição dos escravos Brasil e região,
• Governos do estado da região,
• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
• Os povos indígenas do Brasil
• Descobrimento
• Os povos africanos
• Origem da região: população e colonização
• Organização do espaço da região
• Movimentos que aconteceram na região;
• Imposições culturais e religiosas na região,
• Manifestações Culturais
• Movimentos que aconteceram na região,
• Imposições culturais e religiosas na região,
• Manifestações Culturais
• Abolição dos escravos Brasil e região,
• Governos do estado da região,
• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres




DISCIPLINA:  GEOGRAFIA  5º ANO


OBJETIVOS

• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
• Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

• Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
• Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
• Identificar os limites e governo do Estado;
• Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;

CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais • A construção do espaço do RN
Espaço geográfico do RN • Natureza, economia do RN
Cartografia • Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.
• A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
• A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel
• A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização
• A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo
• A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN
• O RN: natureza e economia




DISCIPLINA:  ARTES   5º ANO


OBJETIVO

• expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
• interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
• edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
• compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
• observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
• compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
• buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.

CONTEÚDOS

• As artes visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.
• Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando por imagens: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão, informática, eletrografia.
• Contato e reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas na produção de formas visuais.
• Experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila, goivas) e outros meios (máquinas fotográficas, vídeos, aparelhos de computação e de reprografia).
• Reconhecimento e desenvolvimento da expressão em dança.
• Observação e experimentação das relações entre peso corporal e equilíbrio.
• Reconhecimento dos apoios do corpo explorando-os nos planos (os próximos ao piso até a posição de pé).
• Improvisação na dança, inventando, registrando e repetindo sequências de movimentos criados.
• Seleção dos gestos e movimentos observados em dança, imitando, recriando, mantendo suas características individuais.
• Seleção e organização de movimentos para a criação de pequenas coreografias.
O teatro como produção coletiva, reconhecimento e integração com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral.
• Reconhecimento e exploração do espaço de encenação com os outros participantes do jogo teatral.
• Interação ator-espectador na criação dramatizada.
• Observação, apreciação e análise dos trabalhos em teatro realizados
pelos outros grupos.
• Compreensão dos significados expressivos corporais, textuais, visuais,
sonoros da criação teatral.
• Criação de textos e encenação com o grupo




DISCIPLINA:  EDUCAÇÃO FÍSICA   5º ANO

OBJETIVOS

• participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais
ou sociais;
• adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;
• conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde;
• conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não-preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais;
• organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando- as como recurso para usufruto do tempo disponível;
• analisar alguns dos padrões de estética, beleza e saúde presentes no cotidiano, buscando compreender sua inserção no contexto em que são produzidos e criticando aqueles que incentivam o consumismo.

CONTEÚDOS

• participação em atividades competitivas, respeitando as regras e não discriminando os colegas, suportando pequenas frustrações, evitando atitudes violentas;
• observação e análise do desempenho dos colegas, de esportistas, de crianças mais velhas ou mais novas;
• expressão de opiniões pessoais quanto a atitudes e estratégias a serem utilizadas em situações de jogos, esportes e lutas;
• apreciação de esportes e lutas considerando alguns aspectos técnicos, táticos e estéticos;
• reflexão e avaliação de seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço em si, prescindindo, em alguns casos, do auxílio do professor;
• resolução de problemas corporais individualmente e em grupos;
• participação na execução e criação de coreografias simples;
• participação em danças pertencentes a manifestações culturais da coletividade ou de outras localidades, que estejam presentes no cotidiano;
• apreciação e valorização de danças pertencentes à localidade;
• valorização das danças como expressões da cultura, sem discriminações por razões culturais, sociais ou de gênero;
• acompanhamento de uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo, em coordenação;
• participação em atividades rítmicas e expressivas;
• análise de alguns movimentos e posturas do cotidiano a partir de elementos socioculturais e biomecânicos;
• percepção do próprio corpo e busca de posturas e movimentos não prejudiciais nas situações do cotidiano;
• utilização de habilidades motoras nas lutas, jogos e danças;
• desenvolvimento de capacidades físicas dentro de lutas, jogos e danças, percebendo limites e possibilidades;
• diferenciação de situações de esforço aeróbico, anaeróbico e repouso;
• reconhecimento de alterações corporais, mediante a percepção do próprio corpo, provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, efetuando um controle dessas sensações de forma autônoma e com o auxílio do professor.


DISCIPLINA:  ENSINO RELIGIOSO   5º ANO


OBJETIVOS

• Buscar a justiça no enfrentamento das situações de conflito, espera-se que o aluno seja capaz de acatar, dentre as possíveis soluções para os conflitos e disputas que vivencia, a mais justa do ponto de vista ético, como critério de decisão — ainda que mediante a intervenção do professor;
 • compreender o conceito de justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela necessidade da construção de uma sociedade justa;
• assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.


CONTEUDOS

Justiça
• o reconhecimento de situações em que a equidade represente justiça (como, por exemplo, algumas regras diferenciadas para as crianças menores, das séries iniciais, em função de sua idade, altura, capacidades, etc.);
• o reconhecimento de situações em que a igualdade represente justiça (como, por exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários);
• a identificação de situações em que a injustiça se faz presente; repúdio à injustiça;
• o conhecimento da importância e da função da Constituição brasileira;
• a compreensão da necessidade de leis que definem direitos e deveres;
• o conhecimento e compreensão da necessidade das normas escolares que definem deveres e direitos dos agentes da instituição;
• o conhecimento dos próprios direitos de aluno e os respectivos deveres;
• a identificação de formas de ação diante de situações em que os direitos do aluno não estiverem sendo respeitados;
• a atitude de justiça para com todas as pessoas e respeito aos seus legítimos direitos.




METODOLOGIA
            As metodologia abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades de cada disciplina a ser estudada
Reescrita;
Produção de texto;
Estudos orais e escritos de compreensão e interpretação de texto;
Trabalhos individuais e em grupo;
Pesquisas;
Dramatizações;
Criação de jogos;
Brincadeiras;
Conversas dirigidas;
Utilização de material concreto;
Relatos e registros;
Organização de painéis;
Vídeos e músicas, entrevistas;
Desenhos, recortes, pinturas e colagens;
Utilização de mapas e do globo.


AVALIAÇÃO

            A avaliação sendo um elemento de integração entre ensino e aprendizagem, não deve ser vista como momento final desse processo, ela se inicia quando os alunos põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se evidenciar durante toda a sua vida escolar e em seu cotidiano, sendo assim, diagnóstica, somativa e contínua.            
Os critérios para a avaliação abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades de cada disciplina a ser estudada
Resolução de exercícios;
Trabalhos em grupos e individuais;
Participação, colaboração e interesse;
Elaboração de jogos, cartazes, apresentações;
Atividades desenvolvidas na sala de aula;
Pesquisas;
Respeito com os colegas, professores e funcionários;
Capricho, ordem e cuidado com os material e o ambiente escolar;
Cooperação individual do aluno em relação ao grupo;
Serão realizadas atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos encontrarem dificuldades







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