•
Buscar a justiça no enfrentamento das situações de conflito, espera-se que o
aluno seja capaz de acatar, dentre as possíveis soluções para os conflitos e
disputas que vivencia, a mais justa do ponto de vista ético, como critério de
decisão — ainda que mediante a intervenção do professor;
•
compreender o conceito de justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela
necessidade da construção de uma sociedade justa;
•
assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes
pontos de vista e aspectos de cada situação.
CONTEÚDOS CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL
• atuar
de forma colaborativa nas relações pessoais, bem como sensibilizar-se por
questões sociais que demandam solidariedade, espera-se que o aluno perceba
situações cotidianas em que pode prestar ajuda — seja material, moral ou
compartilhando esforços com outras pessoas. Espera-se também que possa tomar
para si questões que se revertem em benefício de outros mais distantes, como,
por exemplo, a
proteção
ambiental para as novas gerações ou a garantia de direitos às minorias.
•
adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às
injustiças e discriminações;
CONTEÚDOS CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL
Solidariedade
•
identificação de situações em que a solidariedade se faz necessária;
• as
formas de atuação solidária em situações cotidianas (em casa, na escola, na
comunidade local) e em situações especiais (calamidades públicas, por
exemplo);
• a
resolução de problemas presentes na comunidade local, por meio de variadas
formas de ajuda mútua;
• as
providências corretas, como alguns procedimentos de primeiros socorros, para
problemas que necessitam de ajuda específica;
• o
conhecimento da possibilidade de uso dos serviços públicos existentes, como
postos de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e formas de acesso a eles;
• a
sensibilidade e a disposição para ajudar as outras pessoas, quando isso for
possível e desejável.
Justiça
• o
reconhecimento de situações em que a equidade represente justiça (como, por exemplo,
algumas regras diferenciadas para as crianças menores, das séries iniciais,
em função de sua idade, altura, capacidades, etc.);
• o
reconhecimento de situações em que a igualdade represente justiça (como, por
exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários);
• a
identificação de situações em que a injustiça se faz presente; repúdio à
injustiça;
• o
conhecimento da importância e da função da Constituição brasileira;
• a
compreensão da necessidade de leis que definem direitos e deveres;
• o
conhecimento e compreensão da necessidade das normas escolares que definem
deveres e direitos dos agentes da instituição;
• o
conhecimento dos próprios direitos de aluno e os respectivos deveres;
• a
identificação de formas de ação diante de situações em que os direitos do
aluno não estiverem sendo respeitados;
• a
atitude de justiça para com todas as pessoas e respeito aos seus legítimos
direitos.
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