sábado, 28 de janeiro de 2017

Plano de Religião do 4º e 5º ano

OBJETIVOS


• Buscar a justiça no enfrentamento das situações de conflito, espera-se que o aluno seja capaz de acatar, dentre as possíveis soluções para os conflitos e disputas que vivencia, a mais justa do ponto de vista ético, como critério de decisão — ainda que mediante a intervenção do professor;
 • compreender o conceito de justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela necessidade da construção de uma sociedade justa;
• assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.
• atuar de forma colaborativa nas relações pessoais, bem como sensibilizar-se por questões sociais que demandam solidariedade, espera-se que o aluno perceba situações cotidianas em que pode prestar ajuda — seja material, moral ou compartilhando esforços com outras pessoas. Espera-se também que possa tomar para si questões que se revertem em benefício de outros mais distantes, como, por exemplo, a
proteção ambiental para as novas gerações ou a garantia de direitos às minorias.
• adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações;

 CONTEÚDOS CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL

Solidariedade
• identificação de situações em que a solidariedade se faz necessária;
• as formas de atuação solidária em situações cotidianas (em casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais (calamidades públicas, por exemplo);
• a resolução de problemas presentes na comunidade local, por meio de variadas formas de ajuda mútua;
• as providências corretas, como alguns procedimentos de primeiros socorros, para problemas que necessitam de ajuda específica;
• o conhecimento da possibilidade de uso dos serviços públicos existentes, como postos de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e formas de acesso a eles;
• a sensibilidade e a disposição para ajudar as outras pessoas, quando isso for possível e desejável.
Justiça
• o reconhecimento de situações em que a equidade represente justiça (como, por exemplo, algumas regras diferenciadas para as crianças menores, das séries iniciais, em função de sua idade, altura, capacidades, etc.);
• o reconhecimento de situações em que a igualdade represente justiça (como, por exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários);
• a identificação de situações em que a injustiça se faz presente; repúdio à injustiça;
• o conhecimento da importância e da função da Constituição brasileira;
• a compreensão da necessidade de leis que definem direitos e deveres;
• o conhecimento e compreensão da necessidade das normas escolares que definem deveres e direitos dos agentes da instituição;
• o conhecimento dos próprios direitos de aluno e os respectivos deveres;
• a identificação de formas de ação diante de situações em que os direitos do aluno não estiverem sendo respeitados;
• a atitude de justiça para com todas as pessoas e respeito aos seus legítimos direitos.

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